terça-feira, 27 de outubro de 2020

Sobre Fantasias Urbanas e Cidades Infinitas

A editora Cyberus está com edital aberto para uma antologia de fantasia urbana, intitulado Cidades Infinitas. Falarei mais sobre isso ao final dessa postagem, vamos a parte principal.

A fantasia urbana é talvez uma das fantasias de subgênero mais emocionantes do momento. De lobisomens em Manhattan a gnomos em jardins suburbanos, é uma parte importante do movimento que está redefinindo a “fantasia” no século 21. 

Mas o que é exatamente fantasia urbana? 

Neil Gaiman, um dos maiores expoentes do gênero

Franquias como O Senhor dos Anéis, Game of Thrones e The Witcher muitas vezes nos levam a pensar na fantasia como um gênero pastoral: uma paisagem medieval cheia de cavaleiros cavalgando em missões, bosques encantados e castelos isolados.

No entanto, há outro cenário para criaturas mágicas, sobrenaturais e de sabedoria antiga: a cidade moderna. A fantasia urbana ocupa um lugar entre a fantasia épica e a ficção científica. Por um lado, apresenta seres aparentemente eternos e sobrenaturais; por outro lado, ocorre em ambientes construídos pelo homem.

A fantasia urbana descreve um subgênero de fantasia em que o mundo real colide com o mundo sobrenatural ou mágico. Parece simples, certo? Pense de novo! Fantasia e seus subgêneros são notoriamente elásticos, tornando a definição de “fantasia urbana” decididamente aberta. No passado, o termo foi usado para descrever uma história de fantasia que se passa em:

uma cidade em um mundo alternativo,

uma cidade no mundo moderno, ou

o mundo moderno.

Hoje em dia, esse entendimento está mais difundido: para ser uma fantasia urbana, a história precisa simplesmente ser uma fantasia com elementos sobrenaturais que se ambientam em nosso mundo e nos tempos modernos . Segundo essa definição, o “urbano” em “fantasia urbana” é uma espécie de pista falsa. Enquanto houver elementos sobrenaturais, a história pode se passar em uma moderna cidade de Nova York ou em São Paulo, e ainda contará.

As histórias de fantasia urbana geralmente também têm elementos fortes, como ação intensa, uma sensação de noir e um enredo procedural. É por isso que a saga literária de Sookie Stackhouse (Você já deve ter visto a série True Blood, se não viu então veja, é ótima), que na verdade se passa em uma pequena cidade rural, rotulada como uma “fantasia urbana” - enquanto Harry Potter, por exemplo, não.

Como isso difere do romance paranormal?

Ilustração: Chris McGrath

A fantasia paranormal e a fantasia urbana são duas penas do mesmo pássaro, o que explica por que se confundem com tanta frequência! Ambos são ficção especulativa com elementos sobrenaturais num cenário do mundo real. Ambos também apresentam uma trama romântica ou subtrama de alguma forma.

No entanto, o romance é a trama principal e o conflito primário no romance paranormal, embora seja geralmente uma subtrama na fantasia urbana. Mais do que isso, as fantasias urbanas são conhecidas por terem violência brutal e um tom que pode ficar tão sombrio que pode até tocar o gênero de terror.


As 7 principais características da fantasia urbana

Se você está ainda se perguntando "o que é fantasia urbana?" pense desta forma: Imagine um livro que combina a densa construção de mundo da fantasia e da ficção científica com a realidade fundamentada dos romances contemporâneos ambientados na cidade de Londres, Chicago ou outros locais urbanos icônicos. Esse é o gênero de fantasia urbana. Aqui estão alguns elementos-chave de romances, contos e filmes de fantasia urbana:

1. Elementos Fantásticos: os enredos de fantasia urbana combinam a coragem da vida real no mundo moderno com a fantástica construção de mundos. 

2. Cenário Urbano: embora existam fantasias urbanas de pequenas cidades, a maioria ocorre nas grandes cidades atuais.

3. Magia: elementos sobrenaturais, tecnologias de ficção científica, contos de fadas e mitologias populares são encontrados em romances de fantasia urbana.

4. Estética Noir: as fantasias urbanas normalmente elevam as convenções de gênero dos procedimentos policiais noir.

5. Criaturas míticas: fantasias urbanas são povoadas por criaturas sobrenaturais, incluindo (mas não se limitando a) zumbis mortos-vivos, vampiros, lobisomens, druidas, demônios, metamorfos e talvez um mago ou feiticeiro.

6. Protagonista com um pé em ambos os mundos: o personagem principal de uma fantasia urbana é normalmente hábil para os modos da vida real de seu ambiente urbano, mas também pode exercer ou explorar poderes mágicos.

7. Um jovem protagonista: Personagens relativamente jovens que praticam magia ou bruxaria são comuns em séries de fantasia urbana.





As principais obras de Fantasia Urbana


Os Arquivos de Dresden - Jim Butcher

The Dresden Files
é uma saga de romances escritos pelo autor americano Jim Butcher. Os livros são escritos como uma narrativa em primeira pessoa da perspectiva do personagem principal, o investigador particular e bruxo Harry Dresden , enquanto ele narra investigações sobre distúrbios sobrenaturais na Chicago dos dias modernos. O título original proposto por Butcher para o primeiro romance era Semiautomagic , que resume o equilíbrio da série entre fantasia e uma fervorosa ficção policial. 

Até 2020, Butcher escreveu 17 romances ambientados no universo dos Arquivos de Dresden , além de uma série de. Outras obras ambientadas no mesmo universo ficcional incluem histórias em quadrinhos e The Dresden Files Roleplaying Game . Em 2007, uma série de televisão baseada nos romances, produzida por Nicolas Cage, foi ao ar por uma temporada no American Sci-Fi Channel.

No mundo dos Arquivos de Dresden , magia - bem como vampiros, demônios, espíritos, fadas, lobisomens e outros monstros - é real e, embora o sobrenatural ainda esteja amplamente desacreditado, é praticado por alguns membros da sociedade. Além disso, grandes porções do globo (como grande parte da América Central e do Sul) são mencionadas como estando sob o controle de facções sobrenaturais. O Conselho Branco é uma organização de feiticeiros humanos, conhecidos por exercer um poder econômico significativo no mundo, junto com seu poder sobrenatural. Cada espécie da série (humanos, fadas, vampiros, etc.) tem suas próprias regras e organizações políticas e sociais. Os bruxos humanos dependem do Conselho Branco, enquanto as fadas podem pertencer a qualquer uma das duas Cortes Faerie , ou a nenhuma. Os vampiros podem pertencer a qualquer uma dos quatro clãns de vampiros e assim por diante, seguindo parâmetros semelhantes aos do RPG da White Wolf.

Harry Dresden trabalha como o único "mago consultor" do mundo, aceitando casos sobrenaturais de clientes humanos e não humanos, bem como da unidade de Investigação Especial do Departamento de Polícia de Chicago . Conforme a série avança, Dresden assume um papel cada vez mais importante no mundo sobrenatural em geral, enquanto trabalha para proteger o público em geral, tornando difícil para ele sobreviver como um feiticeiro e investigador particular. Ele se encontra enfrentando uma variedade cada vez maior de criaturas (incluindo outros magos), enquanto enfrenta a percepção de que seus vários casos podem estar todos interligados nos bastidores e que seu papel pode ser ainda maior do que ele está disposto a admitir.


Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare

The Mortal Instruments
é uma série literária de fantasia urbana escrita por Cassandra Clare. A autura fez um trabalho tão bom na construção do Mundo das Sombras, especialmente no que diz respeito à história dos caçadores de sombras, legados familiares, os notáveis habitantes do submundo (vampiros, lobisomens e bruxos), imortais que afetaram direta ou indiretamente eventos atuais. Existe ali uma ideia de que, por mais diferentes que sejamos, somos todos iguais e precisamos uns dos outros para que o bem triunfe sobre o mal. 

A jornada de Clary Fray e Jace Wayland os levam literalmente em um tour pelo inferno, buscando triunfar sobre o mal e descobrindo muitas coisas sobre si mesmos ao longo do caminho. Afinal, ninguém nasce bom ou mau . Tudo se resume à escolha. Você vê muito isso em séries de fantasia e há uma razão para isso. Eu acredito que as coisas que acontecem com você não moldam quem você é, são as escolhas e decisões que você faz que fazem de você quem você é.

Um mundo onde runas tatuadas que servem como fonte de poder, um mundano comum é sugado para o mundo das sombras apenas porque está apaixonado por sua melhor amiga. Tramas, reviravoltas e histórias secretas. Os Irmãos do Silêncio. O conceito parabatai, um par de guerreiros Nephilim que lutam juntos como parceiros ao longo da vida, suas almas unidas por juramento e por seu sangue angelical, um vínculo tão forte quanto o casamento e se seu parabatai morrer, uma parte de você também morre. 

Ignore as adaptações e mergulhe nos livros, são um primor. 


Deuses Americanos - Neil Gaiman

O parágrafo inicial de Deuses Americanos é um dos melhores que já li. 
Shadow havia passado três anos na cadeia. Era um homem grande e tinha uma cara que dizia não-se-meta-comigo, então o seu maior problema foi encontrar uma maneira de passar o tempo. Ele se manteve em forma, aprendeu sozinho a fazer truques com moedas e pensou muito sobre o quanto amava sua esposa.

O que adoro nisso é o seu mau direcionamento. Até as últimas palavras você tem uma impressão bastante estereotipada de Shadow: um homem perigoso e sem coração. E então, com os delicados detalhes sobre sua esposa, essa imagem é alterada. Logo descobrimos que sua esposa o chama de “filhote de cachorro” e que a primeira coisa que Shadow quer fazer quando sai da prisão é tomar banho - “[um] banho de imersão real, longo e sério, em uma banheira com bolhas.” Esses trechos são emblemáticos pois se distinguem de todo o resto do romance, desde seus personagens e enredo até seus temas. Atado com magia e engano, Deuses Americanos prospera com desorientação em todos os níveis.

Continuamos a história enquanto Shadow é libertado da prisão. Infelizmente, o banho de espuma terá que esperar. Shadow descobre que sua esposa e seu melhor amigo morreram em um acidente de carro - não estou contando nada que não esteja na contracapa, aliás - e o plano para o resto de sua vida vira fumaça. No voo de Shadow para casa, um personagem que personifica a sombra por acaso está sentado ao lado de Shadow. Ele se autodenomina Sr. Wednesday. Ele usa um Rolex preto e um de seus olhos é “um cinza mais escuro que o outro”. Ele também sabe muito sobre Shadow, como seu nome, e o que aconteceu com sua esposa, Laura, e que Shadow estava contando com o emprego de seu melhor amigo, que também morreu no acidente de carro. Wednesday precisa de um guarda-costas e, sorrindo “como uma raposa comendo merda de uma cerca de arame farpado”, ele oferece a Shadow a vaga. Shadow relutantemente concorda, mas logo se vê envolvido em uma guerra que ninguém previu - uma guerra entre os deuses antigos e os novos.

O elenco de "deuses antigos" de Gaiman inclui deuses de todo o mundo. Há Odin junto com vários outros da mitologia nórdica. Há também Anansi do folclore africano e Bilquis, a Rainha de Sabá da Bíblia e muitos, muitos mais. Gaiman lida com todos eles de maneira brilhante, mas o que é realmente genial é como ele lhes dá uma história por trás. A epígrafe do romance levanta a questão de “o que acontece aos seres demoníacos quando os imigrantes se mudam de suas terras natais”; Gaiman pega essa pergunta e vai com ela. Sua resposta é que esses "seres demoníacos" não aparecem apenas em solo americano. Eles migram para cá, trazidos de outros continentes nas mentes de seus crentes.

A vida não é fácil para os deuses antigos. Eles enfrentam uma competição acirrada nos “novos deuses” - mídia, tecnologia e drogas. As pessoas não acreditam mais nos deuses antigos, então não fazem mais sacrifícios a eles, então os deuses antigos estão desaparecendo. Os deuses antigos devem se posicionar contra os novos deuses ou serão eliminados. 


A Saga dos Corvos - Maggie Stiefvater

The Raven Cycle
é uma série de quatro romances de fantasia contemporâneos escritos pela autora americana Maggie Stiefvater.  

Maggie é uma contadora de histórias muito habilidosa e tem a capacidade de criar um sentimento profundo por seus personagens. Enquanto se segue a leitura é bastante possível que você fiquei totalmente compenetrado em como as coisas vão acabar para todos eles - não apenas os protagonistas, mas também os personagens secundários, e até (inexplicavelmente) os “vilões”. 

Embora os personagens sejam claramente a melhor coisa desta série, o enredo é sem dúvidas muito original e imaginativo, muito bem executado. seguindo um ritmo relativamente lento, mas sempre muito intrigante. A escrita é bastante atmosférica, o que era perfeito para o tipo de cenário em que a história está acontecendo. Este é o tipo de livro / série que o infecta com a vontade de convencer qualquer pessoa com ouvido a ler esta história. Mas (irracionalmente) também é algo que você deseja manter perto do seu coração, e nunca compartilhar com ninguém, nunca.

The Raven Cycle segue a história de Blue Sargent e seus quatro amigos que tentam encontrar o rei galês Glendower, que está enterrado nas linhas de ley em Henrietta, Virginia. Para quem não sabe, As linhas de ley são supostos alinhamentos entre vários lugares de interesse geográfico e histórico, são sempre associadas a teorias místicas e espirituais, a interpretação espiritualizada e mistificada das linhas ley tem sido adotada por outros autores e aplicada a paisagens em diversos lugares ao redor do mundo.

A história começa com uma introdução a Blue Sargent e seus parentes paranormais que vivem em Fox Way. Blue acompanha Neeve, sua meia-tia, a um lugar onde Neeve vê os espíritos das pessoas que morrerão no próximo ano. Blue vê o espírito de um garoto chamado Gansey, e Neeve diz a ela que ela será seu verdadeiro amor ou o matará. Mais tarde, Blue conhece Gansey, Adam, Ronan e Noah. Blue fica sabendo de sua missão e seus novos amigos junta-se a ela para encontrar Glendower. 

A história traz ainda uma floresta viva que existe fora do tempo e fala em latim, um pistoleiro chamado homem cinzento que está caçando sonhos, terrores noturnos que se manifestam como poderes místicos, zumbis de animais subterrâneos e um demônio com o poder de "desfazer" seres orgânicos.


Projeto Arcádia - Mishell Baker

Mishell Baker
criou um mundo mágico com um protagonista extraordinário. Neste mundo, o mundo dos Fae mágicos e o mundo não mágico que habitamos estão inexoravelmente ligados. Essa é a premissa da série que conta a história de Millie Roper e o Projeto Arcádia. Mas o que torna o livro uma obra prima é Millie, a protagonista. Uma mulher deficiente, após uma tentativa de suicídio que a deixou com uma série de parafusos, compostos por um certo tipo de metal, que ajudam a manter ligados muitos de seus ossos e articulações. Millie também lida com transtorno de personalidade borderline. Este é um distúrbio pouco conhecido, geralmente mal diagnosticado, com o qual é extremamente difícil conviver. 

Uma condição mental que se expressa em mudanças de humor repentinas, às vezes violentas. Ela pode ser emocionalmente frágil e emocionalmente manipuladora. Ela é difícil nos melhores dias e quase impossível nos piores. Baker sabe do que ela está falando, pois ela tem BPD. Esse conhecimento de primeira mão transparece. É improvável que você leia uma descrição mais clara e poderosa de um transtorno mental tão cedo.

Millie Roper está quebrada, sentindo-se como uma Mercadoria estragada. Tudo isso tornam nosso mundo um lugar difícil para Millie. Mas eles agem exclusivamente com ela para lidar com as fadas, afinal, o metal em seu corpo a torna imune à maioria dos feitiços e encantamentos. Até permite que ela anule muitos deles com um toque. E seus desafios emocionais a ajudam de maneiras inesperadas ao lidar com os fae, que trazem sua própria singularidade emocional para a trama.

Num plano geral, a trilogia nos apresenta os principais conflitos entre as fadas e o mundo humano, e entre aqueles dentro do Projeto Arcádia que desejam escravizar espíritos (e outros) para ganhar poder e aqueles que não desejam escravizar outros. Millie é uma lutadora pela liberdade. Ela trabalha com outras pessoas no escritório de Arcádia em Los Angeles, e com seus aliados fae, para se opor à sede londrina da Arcádia. Estranhamente, Londres é a sede de todo o projeto, ostensivamente dedicada a manter a paz e promover o avanço de humanos e fadas, mas secretamente escravizando fadas para tomar seus poderes para si.  

Millie é uma protagonista poderosa, embora pareça ser a última a reconhecer seu próprio poder. Suas lutas são o arco do livro: chegar a um acordo com seu poder dentro do projeto Arcádia; chegando a um acordo com sua sexualidade enquanto ela luta com relacionamentos com homens, mulheres e fadas; chegando a um acordo tanto com sua fragilidade quanto com sua força. Millie não pode ser categorizada. Ela não é gay nem heterossexual, não é inteira nem quebrada, não é uma líder nem uma seguidora, não é mentalmente doente nem mentalmente curada. Ela é fraca e poderosa, sexual e indiferente, inteligente e tola,e totalmente notável e diferente de qualquer outra figura que pode-se encontrar na literatura ou na vida. Em outras palavras, Millie é individual, especial, única, igual e diferente de todas as outras pessoas. Isso, em muitos aspectos, a torna extraordinária. Por ser diferente de qualquer outra pessoa, ela é possivelmente a personagem mais humana que você encontrará na ficção científica - ou na ficção em geral. 


Casa de Terra e Sangue - Sarah J. Maas

Sarah J. Maas
fez seu nome como mestre da fantasia para jovens adultos com suas duas séries Trono de vidro e Corte de espinhos e rosas. Com  Casa de Terra e Sangue, o primeiro thriller de fantasia urbana em sua nova série  Lua Crescente, ela cresceu além de suas raízes. Além de ser um novo gênero para Maas, esta também é sua estreia adulta. Cheio de emoção, intriga e romance ardente. No entanto, abaixo da superfície de Casa de Terra e Sangue, existe uma mensagem mais profunda. É tanto uma aventura de fantasia estrondosa quanto uma desconstrução de privilégios, raça e os rótulos que impensadamente atribuímos aos outros.

Este romance robusto apresenta ao leitor a cidade de Lunathion (AKA Crescent City), no planeta de Midgard, onde humanos e os Vanir (criaturas sobrenaturais: anjos, shifters, as fadas, etc.) vivem desconfortavelmente juntos. Seres imortais governam como a elite e os humanos são considerados cidadãos de segunda classe. Múltiplos narradores explicam, em detalhes dolorosos, o 25º ano de Bryce Quinlan, uma jovem metade humana, metade fae, com uma vida e um destino excepcionais. E do lendário anjo caído Hunt Athalar. Depois que os amigos mais próximos de Bryce são assassinados como parte de uma série de assassinatos em série demoníacos, Bryce e Hunt relutantemente colaboram para levar o assassino à justiça. À medida que mergulham mais fundo em sua investigação, eles percebem que o caso é muito mais complexo do que eles imaginavam, e eles são lançados em um mistério que ameaça o próprio mundo como eles o conhecem. 

O livro, uma fantasia original - ao contrário do trabalho anterior de Maas, que foi inspirado em contos de fadas - combina elementos estruturais de vários gêneros: a trama tortuosa de um romance de mistério, o arco previsível e o calor de um romance, os empolgantes desafios emocionais de YA . Também há poder cósmico e malevolência semelhante a um romance de terror na mistura. A trama depende principalmente de quem matou o melhor amigo de Bryce, mas Casa de Terra e Sangue inclui dezenas de personagens e sistemas complicados de governança, casta e a presença da polícia, tornando a trama um labirinto.
Ainda. Em suma, Casa de Terra e Sangue não é um livro bom. Apersar de ingênuo, seus personagens são atraentes, e seu universo é complexo o suficiente para fazer grandes cosplays e fanfics (chave para seu público-alvo). 


Lugar Nenhum - Neil Gaiman

Algumas das melhores histórias puras da atualidade estão sendo produzidas no gênero de fantasia, e este romance exuberantemente inventivo é um estado de exemplo da arte. Lugar Nenhum foi o primeiro projeto solo de Gaiman e um dos favoritos dos fãs em geral. Este livro traçou um caminho interessante para a publicação, tendo começado a vida como um roteiro para uma série de televisão, mas então Gaiman estava insatisfeito com as limitações de tempo e orçamento e decidiu que qualquer coisa que fosse forçado a cortar seria apenas devolvido ao romance. 

O protagonista, decididamente não heróico, Richard Mayhew é um cara comum; originalmente vindo da Escócia, ele construiu uma carreira de sucesso em Londres como analista de investimentos, ele tem uma bela (embora muito mandona) noiva Jessica e um grupo de bons amigos. Logo, porém, Richard conhece uma misteriosa velha que profetiza que ele embarcará em uma aventura que "começa com portas". Com certeza, seu destino se confunde quando num dia, ele estava caminhando para um jantar de noivado muito importante com o chefe muito importante de Jéssica e viu uma garota deitada na rua, sangrando. Apesar das demandas de Jessica para que eles ignorem a situação da garota e prossigam para o jantar, Richard opta por vir em auxílio de Door, a donzela em perigo, e que está fugindo de um par de assassinos contratados sem idade e em busca do motivo por trás do assassinato de sua família. 

Door vem de uma família dotada na arte de abrir portas, ou eram até que todos eles, exceto Door, fossem massacrados pela dupla de assassinos contratados que a perseguiram até Londres acima. Ao optar por ajudar Door, Richard desencadeia uma sequência de eventos que o vê mergulhado no mundo estranho e perturbador de Londres Abaixo, onde "pessoas que caíram pelas rachaduras" vivem em uma sociedade simulada feudal rigidamente estratificada que é semelhante ao da Londres Acima. Richard acaba contaminado pela Londres Abaixo e, portanto, invisível para os habitantes de Acima - Jéssica não o reconhece mais, sua mesa de trabalho foi transferida e um agente imobiliário muda outra pessoa para seu apartamento. 

Um desfile de instrutores e guias traz Richard e Door cada vez mais perto de entender por que seu pai foi marcado para morrer pelos governantes de Londres Abaixo, e prepara Richard para a batalha com a (maravilhosamente repugnante) Grande Besta de Londres. O final é uma surpresa terrível e uma culminação perfeitamente lógica da jornada de Richard para os recessos mais sombrios de sua civilização e de si mesmo. Como Douglas Adams, Gaiman é adepto da criação de figuras únicas com o talento certo para mergulhar em sua própria criação desconcertante. Ao todo, a história de Gaiman é consistentemente espirituosa, cheia de suspense,e assustadoramente imaginativo em suas transposições contemporâneas de folk familiar e materiais. 




Editora Cyberus
Antologia + Podcast



Como disse no começo dos Post, a editora Cyberus está com edital aberto para uma antologia sobre Fantasia Urbana. Espero que, chegando ao fim dessa matéria, você tenha obtido uma boa compreensão do que se trata esse gênero.
Acesse o edital da antologia "Cidades Infinitas" aqui.

De outra forma você pode ouvir o podcast Território Cyberus, em seu segundo capítulo totalmente focado nesse assunto:

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