segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Resenha #001 O Outro Lado da Meia Noite - Sidney Sheldon

 



“É interessante como as coisas que as outras pessoas fazem parecem tão horríveis e, ainda assim, quando você as faz, elas parecem tão certas”. - Sidney Sheldon, O Outro Lado da Meia Noite





O Autor 


Sidney Sheldon


Em 1973, quando o roteirista de televisão (criador de Jeannie é um Gênio) Sidney Sheldon publicou seu primeiro romance, ele rapidamente alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times . O livro se tornou um fenômeno e todos falavam sobre ele. Ao longo dos anos, ele permaneceu como um dos meus livros favoritos, então decidi recentemente fazer uma resenha dele.

Durante sua vida, Sheldon publicou 18 romances; todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Eles totalizaram mais de 300 milhões de cópias vendidas, com traduções para 51 idiomas, distribuídos em cerca de 180 países; por esse fato, ele é considerado "o escritor mais traduzido do mundo" pelo Guinness.


A História


O outro lado da meia-noite narra as histórias de duas mulheres muito diferentes - que têm em comum o amor pelo mesmo homem. A sensual Noelle é uma famosa atriz que sai dos bairros pobres de Marselha para o sucesso no cinema. A americana Catherine é uma profissional bem-sucedida mas totalmente insegura com o sexo masculino em geral. O piloto e herói de guerra Larry Douglas, por quem as duas se apaixonam em diferentes épocas de suas vidas, fecha o triângulo amoroso que desperta o ódio do magnata grego Constatin Demiris, amante de Noelle, um homem que não esquece nem perdoa.

Paris, Washington e a lendária Atenas são o cenário de um jogo no qual a jovem americana torna-se a grande presa. A inocente Catherine, uma mulher de carreira bonita, inteligente e bem-sucedida que sempre coloca os outros antes de si mesma e admira e ama as pessoas que estão próximas, comete o maior erro de sua vida ao apaixonar-se pelo piloto Douglas. Ela não imaginava que o herói de guerra tivesse uma história de amor mal resolvida com Noelle, atriz francesa em ascensão, mas também vingativa e com um coração tão sombrio, perverso e cruel quanto seu passado e que não quer ser o lado mais fraco desse triângulo amoroso. Para atingir seus objetivos e conquistar Larry de vez, Noelle se envolve com o poderoso magnata Constantin Demiris. A atriz começa então a planejar sua terrível vingança, que mudará para sempre o destino de todos os envolvidos nesta história.

Enquanto lia o livro eu senti grande empatia pela bela Noelle Page, uma jovem que havia crescido na comunidade pesqueira de Marselha. Nascido em uma família pobre, o pai de Noelle adora sua beleza, chamando-a de “princesa”, convencendo-a de que um dia um belo príncipe a levaria do fedor de peixe para uma vida de luxo. Embora tenha achado Noelle uma figura trágica, percebi que ela é uma sociopata, abalada com o que seu pai fez a ela. Embora lhe sejam oferecidas muitas chances de felicidade em uma carreira de atriz de cinema, ela continua focada exclusivamente na vingança. Tudo nela é frio e deliberadamente cruel. 

Ela terá sucesso com seu plano de destruir a vida de Larry Douglas ou será que ela esquecerá sua vingança quando vir Larry Douglas novamente e se apaixonar por ele pela segunda vez?


Paris ... Washington ... um campus pacífico do meio-oeste ... uma villa fabulosa na Grécia ... tudo parte de uma terrível teia de intriga e traição como um trio implacável de seres humanos - uma estrela de cinema incrivelmente bela, um grego lendário magnata, um aventureiro internacional mulherengo - use uma garota americana inocente como um peão perplexo e aterrorizado em um jogo desesperado de vingança e traição, amor e luxúria, vida e morte ...


 

Para ser honesto, é a primeira vez que torço por um vilão em um romance. Noelle Page é absolutamente irresistível (tenho uma queda por pessoas incrivelmente bonitas e tenho que admitir que as invejo) e interessante. Noelle Page é vingativa e não vai parar por nada para se vingar. Ela me lembra um pouco a personagem Nina de Avenida Brasil, porém numa versão mais Hardcore. Mas é claro, eu sei que a vingança só parece boa na ficção, mas não na realidade. Em minha mente, Noelle Page é bonita e inocente, apesar de ter uma alma feia.

Nunca apreciei Catherine. Porque embora ela seja linda, inteligente e legal (como Betty da Archie Comics), era uma adolescente desesperadamente apaixonada que se transforma em uma dona de casa dolorosamente chata. Mas nos capítulos restantes deste romance, quando as voltas e reviravoltas aparecem, como leitor minhas impressões da história mudaram como um plot twist interno.

Muitas partes deste livro acontecem durante a ocupação nazista, então (o livro) é um deleite para os aficionados por história. O Outro Lado da Meia-Noite é um romance sobre amor, sexo e vingança. Eu recomendo isso para pessoas que amam suspense.

O livro resistiu após 43 anos? Sim, ainda é uma história envolvente com personagens que fascinam o leitor e em quem se pensa mesmo após a conclusão da história. Infelizmente, apesar de todo o sucesso de O Outro Lado da Meia-Noite , nenhum dos outros romances de Sheldon chegou perto deste em termos de qualidade de escrita e narrativa. Sheldon se enquadra na categoria de James Patterson e Danielle Steele. Seu estilo de escrita é solto e insatisfatório em seus trabalhos posteriores, e O Outro Lado da Meia-Noite foi o melhor que já recebemos dele, infelizmente. Eu diria que se você nunca leu o romance, ou como eu, se o leu há muito tempo, coloque-o na sua lista de leitura na praia para o verão.

O Outro Lado da Meia-Noite possui uma continuação chamada Lembranças da meia-Noite, porém irei falar desse livro em outra ocasião.



Siga-nos nas redes pelo Link: https://linktr.ee/meumundoemsuasmaos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...