sábado, 3 de outubro de 2020

Os melhores projetos literários do Catarse (Outubro 2020)

 O Catarse tem se tornado uma alternativa excelente, não só para a autopublicação, mas também para resgatar maravilhosas histórias que são esquecidas e relegadas pelas grandes editoras. Muitas editoras rejeitam trazer ótimos livros para o Brasil, simplesmente por ser uma literatura que costuma ser concentrada em certos nichos. Com isso elas perdem a oportunidade de popularizar obras de grande qualidade.

Venho trazer até vocês alguns dos melhores e mais ambiciosos projetos literários disponíveis na plataforma.


1 - Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs



Esse é, na minha opinião, o projeto mais ambicioso de todos. E fato que esse livro já possui outras versões traduzidas, mas a qualidade gráfica e editorial que a editora Regulus trouxe para esse projeto busca fincar uma marca e estilo único dentro do mercado nacional.

O livro contará com as ilustrações originais da primeira edição de 1917 e a arte extraordinária de Frank E. Schoonover estará presente tanto na capa e contracapa quanto no interior do livro.

Sinopse: Depois de ser transportado misteriosamente para o solo marciano, John Carter, um veterano da Guerra Civil, descobre que suas habilidades físicas foram ampliadas significativamente devido a menor pressão atmosférica e gravidade. Além disso, se vê envolvido no meio dos conflitos entre as raças marcianas. Que fará ele?

Uma princesa de Marte (A Princess of Mars) é o tipo de obra cujo poder de influência não se pode medir facilmente. Abrindo caminho para a chamada "Era de ouro" da ficção-científica, permeou o imaginário de alguns dos mais consagrados autores do gênero. Robert A. Heilein, Arthur C. Clarke e Ray Bradbury são só alguns dos nomes que figuram na lista. A história que inaugurou as aventuras do famoso John Carter é o retrato perfeito de uma época onde as ficções pulp ganhavam cada vez mais notoriedade. Exemplar prototípico do subgênero da Espada e Planeta, Uma princesa de Marte é leitura mandatória pra todo fã do mundo especulativo da ficção.

 Um dos motivos desse ser o mais ambicioso dos projetos está no fato de que, se bem-sucedido, a editora já pretende publicar, com a mesma qualidade e acabamento o segundo livro da série Barsoom, "Os Deuses de Marte". 


Usando a capa e contracapa a arte do grande Gino d'Achille, que ilustrou a edição de 1973 do livro!

Você pode apoiar "Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs" através desse LINK.


2 - Matadores de Aluguel: O Sindicato



Uma antologia onde os autores trazem histórias cujos protagonistas são assassinos profissionais em uma missão para O Sindicato – uma organização secreta sobre a qual pouco se sabe, mas que é influente o suficiente para não deixar pistas ou indícios concretos sobre sua existência.

Sinopse: Desaparecimentos sobre os quais nenhuma pista concreta é encontrada.Assassinatos jamais solucionados. Casos que nem chegam ao conhecimento da mídia. Qual o motivo por trás desses crimes? Quem são os responsáveis?

Muitos são os indícios que apontam para a existência, jamais comprovada, de uma organização secreta conhecida apenas como O Sindicato. Uma célula terrorista? Uma seita de matadores cujas vítimas giram em torno de crenças estranhas? Nesta coletânea, reunimos autores que nos guiarão através de alguns dos arquivos mais intrigantes sobre tal organização de assassinos altamente treinados.

Lembre-se: não importa o que aconteça, sua encomenda é a garantia do serviço executado.

O projeto deve ser uma franquia com outras continuações em sub-temáticas.

Você pode apoiar "Matadores de Aluguel: O Sindicato" através desse LINK.


3 - O Doutor Benignus, de Augusto Emílio Zaluar



O Doutor Benignus foi publicado em 1875 no jornal O Globo, em fascículos, a obra é considerada o primeiro romance brasileiro no qual se exprimem claramente as várias convenções do gênero ficção científica, à época em formação: o cientista como protagonista, a máquina de ver o futuro e o primitivo mundo perdido. É, de fato, a primeira obra de literatura fantástica escrita no Brasil.

Augusto Emílio Zaluar disse ter sido influenciado pelas obras iniciais de Júlio VerneCinco semanas num balão (1863) e Viagem ao redor da lua (1870), e principalmente por Camille Flammarion, astrônomo francês, que publicou, entre outros, o livro A pluralidade dos mundos habitados (1862), referido explicitamente nas páginas do romance.

Sinopse: Através da narrativa de uma expedição cientifica pelo interior do Brasil, desfilam pelas páginas do livro detalhadas descrições da fauna, da flora, da geologia e da geografia das regiões brasileiras no final do século passado. Documento, portanto, precioso, "O Dr. Benignus" oferece ainda o espetáculo de situações fascinantes como a queda de um meteorito, um naufrágio, o encontro dos cientistas com uma tribo indígena e uma viagem insólita de balão, de Caracas à ilha do Bananal.Para além de tudo isso, o pioneirismo de Augusto Emilio Zaluar se revela no verdadeiro tema central de seu livro:a crença nas aspirações humanistas da ciência e em sua missão de trazer a felicidade ao ser humano.

Você pode apoiar "O Doutor Benignus, de Augusto Emílio Zaluar" através desse LINK.



4 - A Núvem Púrpura, de M. P. Shiel



Publicada pela primeira vez em 1901, A Núvem Púrpura foi o Primeiro romance a explorar a ideia de sobrevivência a um mundo pós-apocalíptico e já foi fonte de inspiração para famosos autores como H.P. Lovecraft, H. G. Wells, Jorge Luis Borges e Stephen King.

Ainda pouco conhecido do público brasileiro, o romance promete causar impacto nos fãs da literatura distópica. Instigante, original e atual! Tão fascinante quanto perturbador! Um exemplo do que há de melhor já publicado no gênero!

Sinopse: The Purple Cloud (título original em inglês) apresenta um homem radicalmente solitário, Adam Jeffson, único sobrevivente de um desastre cataclísmico relacionado de modo alegórico com as intervenções humanas na natureza.

A catástrofe vai provocar reflexões filosóficas e teológicas que o leitor acompanha com uma curiosidade crescente, à medida em que explora o novo e desolado mundo junto com Adam Jeffson, o Adão dessa história.

Nesse reconto da mitologia cristã, nosso anti-herói não é expulso do paraíso, ao contrário, ganha-o todo para si, o que o leitor constatará, será o pior dos castigos para um transgressor das leis divinas. Afinal, quando se é privado da paradoxal convivência com o resto da humanidade, que domínio por mais exclusivo, belo e rico, tem o poder de promover regozijo?


 

Você pode apoiar "A Núvem Púrpura, de M. P. Shiel" através desse LINK.


5 - Biblioteca Lovecraftiana Fundamental


As estrelas se alinharam às 9h da manhã de 20 de agosto de 1890, quando, na casa 454 da Angell Street, na cidade de Providence, Rhode Island, nasceu Howard Phillips Lovecraft. Um novo alinhamento acontece agora em 2020, quando se completam 130 anos em que um dos autores essenciais da ficção fantástica chegou ao mundo. Apesar de ter habitado a Terra por apenas 46 anos, Lovecraft deixou um legado que não apenas se consolidou e se expandiu, mas permanece, em pleno século XXI, como referência e fonte de inspiração incontornáveis na cultura pop, no imaginário literário e no gênero de horror em todas as suas manifestações (literatura, quadrinhos, cinema, televisão, videogame, RPG etc.).

Esse projeto traz a possibilidade de adquirir dois livros:

O 1° são os Contos reunidos do mestre do horror cósmico, que apresenta todas as 61 narrativas curtas (contos), de autoria única, escritas por H.P. Lovecraft e publicadas originalmente entre 1917 e 1935 em revistas de ficção weird nos EUA e que compõem o cerne da opera lovecraftiana. É a única edição a compilar toda a narrativa curta (61 contos) em um único volume e ainda traz seis contos em traduções inéditas no Brasil.





O 2° livro é a Mitologia lovecraftiana: A totalidade pelo horror, de Caio Bezarias, é um livro munido da teoria crítica da Escola de Frankfurt, os estudos sobre o mito de Joseph Campbell, Mircea Eliade e Jean-Pierre Vernant, as reflexões de Fredric Jameson sobre a utopia, entre outros – sobre o universo de horror cósmico que tem em Howard Phillips Lovecraft seu principal artífice. O presente livro origina-se de uma dissertação de mestrado aprovada com louvor pela FFLCH-USP e apresenta uma versão revista, ampliada e ilustrada da já esgotada edição originalmente publicada pela editora Annablume com o título A totalidade pelo horror: O mito na obra de Howard Phillips Lovecraft (2010).



Você pode apoiar "Biblioteca Lovecraftiana Fundamental" através desse LINK.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...