sábado, 11 de julho de 2020

Grandes Escritores e suas Grandes Obras (Parte 8) - Paulo Coelho & O Alquimista



Considerado um dos maiores escritores da atualidade, Paulo Coelho é também simplesmente o escritor brasileiro que mais vendeu livros no mundo em todos os tempos.

E em grande parte isso deve-se a pelo menos dois de seus livros: O Diário de um Mago e O Alquimista, que são, sem sombra de dúvidas, duas verdadeiras obras-primas para quem procura entender um pouco mais sobre a vida de um modo profundo.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos falar de um destes dois livros, O Alquimista, que foi publicado originalmente no ano de 1988, e que colocou o autor brasileiro dentro do hall dos maiores vendedores de livros do mundo.


Um jovem pastor andaluz passa a ter sonhos recorrentes que acredita serem proféticos. Decidido a descobrir sobre o que se tratam, vai a uma cidade próxima consultar uma adivinha romani, que confirma a profecia e aponta um tesouro nas Pirâmides do Egito. Ao começar sua jornada, encontra um velho rei chamado Melquisedeque, que o convence a vender suas ovelhas e sair em uma jornada em busca do tesouro de seus sonhos e de sua Lenda Pessoal.




Em O Alquimista, Paulo Coelho simplesmente nos apresenta todo o seu arsenal de conhecimento sobre os mais variados assuntos pertinentes ao esoterismo, ao misticismo e à espiritualidade.

É possível enxergar simbolismos presentes em praticamente todas as linhas, e a viagem leva o personagem anônimo a se deparar com pirâmides, com paisagens incríveis e com imagens extremamente carregadas de significado.

E há uma mensagem poderosa em todas as linhas deste livro, que aponta para a necessidade de se compreender o real significado da vida, que não está presente nas coisas materiais e supérfluas, mas sim na alquimia, que nada mais é do que a fonte de vida.

A alquimia da vida é a mais poderosa que há, pois ela move sentimentos e pensamentos, desejos e necessidades, e aponta para a possibilidade de se tornar realidade praticamente todos os sonhos partindo do princípio de que tudo que pedimos para o universo nos será dado na mesma medida.

Coelho apresenta neste livro simbólico e cheio de reflexões, uma noção importante que deve ser entendida por todas as pessoas: a de que nesta vida, nada de mais belo há para ser observado do que a própria vida.

“Quando você quer algo, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.”

Sinopse do Livro


O alquimista segue a jornada de um pastor andaluz chamado Santiago. Acreditando em um sonho recorrente de ser profético, ele decide viajar para uma adivinha Romani em uma cidade próxima para descobrir seu significado. A mulher interpreta o sonho como uma profecia dizendo ao menino que há um tesouro nas pirâmides no Egito.

No início da jornada, ele encontra um velho rei chamado Melquisedeque, que lhe manda vender as ovelhas para viajar ao Egito e introduz a ideia de uma Lenda Pessoal.

Sua Lenda Pessoal é o que você sempre quis realizar. Todos, quando são jovens, sabem o que é a sua "Lenda Pessoal". Ele acrescenta que "quando você quer algo, todo o universo conspira para ajudá-lo a alcançá-lo. Este é o tema central do livro.

Ao longo do caminho, o menino encontra um inglês que veio em busca de um Alquimista e continua suas viagens com ele. Eles viajam pelo Saara e durante sua viagem, Santiago se encontra e se apaixona por uma bela mulher árabe chamada Fátima, que reside com seu clã perto de um oásis. Ele pede a Fátima para se casar com ele, mas ela diz que só vai casar com ele depois que ele completar sua jornada e encontrar seus tesouros. Ele fica perplexo com isso, mas depois descobre que o verdadeiro amor não vai parar nem implorar para sacrificar a sua Lenda Pessoal, e se isso acontecer, não é amor verdadeiro.

O menino então encontra um alquimista que também o ensina sobre Lendas Pessoais. Ele diz que as pessoas querem encontrar apenas o tesouro de suas Lendas Pessoais, mas não a própria Lenda Pessoal. O menino se sente inseguro sobre si mesmo enquanto escuta os ensinamentos do alquimista. O alquimista afirma: "Aqueles que não entenderem suas Lendas Pessoais não conseguirão compreender seus ensinamentos". É também afirmado que o tesouro é mais digno do que o ouro. O tema principal recorre através do romance, "Quando uma pessoa realmente deseja alguma coisa, todo o universo conspira para ajudar essa pessoa a realizar seu sonho".


O conceito central do texto e que muitas vezes leva o livro a ser classificado como uma obra de auto-ajuda, a “Lenda Pessoal” seria de acordo com a narrativa, aquilo que a pessoa sempre quis conquistar, que quando uma pessoa realmente deseja, todo o universo conspira para que seja conquistado. E não, não é spoiler, isso é dito a primeira vez logo no comecinho e repetido várias vezes até o fim da história.

“Onde estiver seu tesouro, ali estará também o seu coração.”

O Alquimista é uma narrativa curta e escrita em linguagem simples, é fácil se entender o apelo, a leitura flui com facilidade e a história é bem gostosa de ler. As mensagens de buscar autoconhecimento e de acreditar nos seus desejos são positivas e a jornada de Santiago é divertida. 

Em outras palavras: Paulo Coelho não escreve para eruditos ou pessoas interessadas em redescobrir a pólvora. Talvez esse seja o grande motivo por trás dos ataques sistemáticos que recebe de críticos literários que ganham a vida encontrando defeitos onde eles, muitas vezes, não existem.      

É surpreendente o modo como o autor consegue compor o enredo a partir de uma condensação – não necessariamente simplificada, diga-se de passagem - do simbolismo alquímico-hermético, presente desde o início na jornada do pastor Santiago em direção ao descobrimento de um suposto tesouro escondido nas Pirâmides do Egito.

Óbvio que se você pega 'O Alquimista' para ler já tendo adquirido alguma familiaridade com o estudo teórico da alquimia propriamente dita, os símbolos espalhados pela obra e a importância de cada personagem na arquitetura da história tornar-se-ão mais facilmente identificáveis e a trama soará menos como um livro de autoajuda e mais como um incentivo pessoal.


Paulo Coelho



Paulo Coelho de Souza (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947) é um escritor, letrista e jornalista brasileiro. Ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras. Nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1947, filho de Lygia Araripe com Pedro Paulo Queima Coelho de Souza. É descendente de Bárbara de Alencar, avó do também escritor José de Alencar e uma das líderes da Revolução Pernambucana. Oriundo de uma família de classe alta, Paulo Coelho ingressou aos 7 anos no tradicional Colégio Santo Inácio em sua cidade natal, então capital do Brasil.

Desde cedo escrevia e mantinha um diário. Participava de concursos de poesia e cursos de teatro mas seu pai queria que ele fosse engenheiro e sua mãe o desestimulava a seguir a carreira de escritor. Brigas com os pais eram constantes e ele sofreu crises de depressão e raiva na adolescência, sendo internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.


Na década de 1960, entra para o mundo do teatro, como diretor e ator, criando peças voltadas ao teatro experimental e de vanguarda, mas obtendo pouca expressividade. No início da década seguinte, em 1970, Paulo entra de cabeça no movimento hippie, ao mesmo tempo em que conhece o mundo das drogas e do ocultismo, incluindo o chamado Caminho da Mão Esquerda. 

Profissionalmente, além de diretor e ator teatral, exerce também a função de jornalista em publicações alternativas com as revistas "A Pomba" e "2001", quando, em 1972, conhece Raul Seixas, então executivo da gravadora CBS. Os dois se tornam parceiros em diversas músicas que exerceriam influência no rock brasileiro (consta na biografia de Paulo Coelho, "O Mago", do escritor Fernando Morais, que Raul Seixas, para incentivar o amigo a compor, colocou-o como parceiro em sua participação na trilha sonora da novela O Rebu da Rede Tupi - erroneamente confundida com a Rede Globo no livro - sem que Paulo escrevesse uma única linha). Nessa época, Paulo Coelho envolve-se com Marcelo Ramos Motta, conhece a Lei de Thelema e, no dia 19 de maio de 1974, assina o juramento do grau de Probacionista da Astrum Argentum, sob o mote mágico de Frater Luz Eterna. Pouco tempo depois, se desligou da Ordem. 

Foi o responsável por apresentar a Lei de Thelema a Raul Seixas, participando da composição de sucessos como Sociedade Alternativa e Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás.. Compõe também para diversos intérpretes, tais como Elis Regina, Rita Lee e outros.

A edição do seu primeiro livro foi em 1982, Arquivos do inferno, que não teve a repercussão desejada. Lançou o seu segundo livro O Manual Prático do Vampirismo em 1985, que logo mandou recolher, considerando o trabalho de má qualidade. Conforme suas próprias palavras, confessa: "O mito é interessante, o livro é péssimo".

Católico não praticante, em 1986, Paulo Coelho conheceu a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 800 quilômetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, experiência de que retirou detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.

No ano seguinte, 1988, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 83 milhões de exemplares. O Guinness Book of Records o coloca como o autor vivo mais traduzido da história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...