quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Os Melhores Podcasts Literários do Momento

Ao alcance dos nossos ouvidos, onde e quando quisermos, podcasts são uma maneira fácil (e divertida) de se manter informado sobre os mais diversos temas. O que mais surpreende sobre eles é o número e a variedade de assuntos encontrados, desde assuntos gerais como política, ou matérias de escola, escrita, filmes e principalmente englobando o mundo geek, nos levando, é claro, aos livros.

E, para quem curte um bom livro, uma boa notícia: o nosso assunto preferido – a literatura – também tem ótimos representantes nessa mídia. Semelhante aos de programas de rádio (mas com a praticidade de estar a um download de distância, para escutar a qualquer momento), os podcasts são uma ótima pedida para quem quer continuar mergulhado no mundo literário até quando está malhando ou “curtindo” uma viagem no transporte público, por exemplo.

Segue agora uma lista com os melhores Podcasts na minha opinião, com dicas para leitores e principalmente jovens escritores. Sem contar aqueles que apesar de não serem totalmente voltados a literatura, no mínimo tratam de assuntos que com certeza regam nossas mentes com inspirações para escrever.





Na rede desde 2013, o LiterárioCast discute temas diversos ligados ao meio literário. Aborda assuntos relacionados ao mercado editorial, narrativas, personagens, elementos fantásticos, gêneros e diferentes segmentos literários (livros, grafic novels, HQs, contos, …), estendendo-se a filmes, séries, adaptações cinematográficas, autores e até mesmo temas livres. É bem interessante para quem quer saber mais sobre as entrelinhas que acompanham o universo dos livros.
Atualmente o Podcast está descontinuado porém ainda é possível fazer download de todos os seus 113 memoráveis episódios no Youtuner.

Meus Episódios Favoritos são o LiterarioCast #23 que aborda o processo de Escrita Criativa e o LiterarioCast #50 que apresenta os principais personagens que são Psicopatas na literatura.

Quem apresenta o LiterárioCast?
Rafael Franças e Anna Carolina Schermak





O Perdidos na Estante é o podcast do Leitor Cabuloso, que fala bastante de adaptações literárias e outros temas que estão em alta no universo dos livros. Vale a pena conhecer!
O Site Leitor Cabuloso em si já é recheado de uma enorme diversidade de informações do universo geek, contendo inclusive outros 9 Podcasts com assuntos específicos.

Meus Episódios Favoritos são o CabulosoCast #108 que fala sobre a vida e obra de Neil Gaiman e o CabulosoCast #149 que aborda o Realismo Mágico na literatura mundial.

Quem apresenta o Perdidos na Estante / Cabuloso Cast?
Lucien, o Bibliotecário





Para quem gosta de uma pegada mais nerd, uma boa pedida é o Nerdcast, podcast do site Jovem Nerd. Eles completaram 10 anos em 2016 com 1 milhão de downloads por episódio e como primeiro lugar de audiência em podcasts no Brasil.
Numa linguagem divertida, os programas falam de história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games e RPG, mas é possível buscar só pelo tema que te interessa, por exemplo, literatura. Tudo que um nerd gosta! A conversa é informal, divertida, escrachada e tão doida quanto séria. Quer dizer, tão séria quanto doida!

Meus Episódios Favoritos são o Nerdcast #215 que aborda como se caracteriza a profissão de um Autor e o Nerdcast #435 que versa sobre a Criação de Mundos.

Quem apresenta o Nerdcast?
Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e Deive “Azaghal” Pazos


Caixa de Histórias


O Caixa de histórias é um podcast literário que pretende dar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Sempre um trecho da obra é narrado e comentado buscando apresentar novas obras para novos leitores, e mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito.

Meus Episódios Favoritos são o Caixa de Histórias #96 que fala sobre a Obra de ficção Duna de Frank Hebert, um dos meus livros favoritos de sempre e o Caixa de Histórias #184 que traz uma participação de Eduardo Spohr para falar sobre a Jornada do Escritor.

Quem apresenta o Caixa de Histórias?
Paulo Carvalho



Sua Meia Hora Alucinógena de Literatura



Publicado desde 2014 e com 1 milhão e meio de downloads, o 30:MIN é outro dos principais podcasts de literatura produzidos Brasil. Debochado e sem nunca se levar a sério, sua proposta é demonstrar que ler é divertido e, acima de tudo, alucinógeno.
O 30: MIN é traz várias discussões sobre livros famosos e também de temas como Tropicália, Realismo, Semana de Arte Moderna, entre outros assuntos referentes ao universo literário nacional e internacional. Bem interessante!

Meus Episódios Favoritos são o 30: MIN #191 onde os apresentadores elegem alguns livrosque eles consideram bem importantes para quem quer estudar e produzir literatura e o 30: MIN #271 onde eles mergulham no mundo paralelo do Wattpad, que serve tanto como um ambiente de aprendizado para os futuros escritores como é também um reflexo do que acontece frequentemente no mercado literário.

Quem apresenta o 30: MIN?
Vilto Reis, Cecilia Garcia Marcon e José Figueiredo



Conhece aoutros Podcasts que gostaria de ver adicionados a essa lista?
deixe nos comentários...

terça-feira, 27 de agosto de 2019

As Melhores Sagas de Romance Sobrenatural (Parte 2)

 Você é fã de Romance Sobrenatural? Já leu tudo sobre o gênero? 
Então descubra as Melhores "Sagas" de acordo com a popularidade mundial e veja o quanto você pode estar enganado.
E melhor ainda, o quanto você ainda pode se surpreender com histórias ainda mais fascinantes do que você pensou ter lido...

1 - Odd Thomas - Dead Koont

"Os mortos não falam. Eu não sei por que." Mas eles tentam se comunicar, com um cozinheiro em uma pequena cidade deserta servindo como confidente relutante.

Odd Thomas se considera um cara comum, possui um certo talento na cozinha e uma paixão arrebatadora pela garota mais bonita do mundo, Stormy Llewellyn.

Talvez ele tenha um presente, talvez seja uma maldição, Odd nunca teve certeza, mas ele tenta fazer o melhor possível pelas almas silenciosas que o procuram. Às vezes elas querem justiça, dando dicas de outro mundo para Odd levar ao simpático chefe de polícia, Wyatt Porter, para poder solucionar um crime. Ocasionalmente, eles podem impedir um. Mas desta vez é diferente.

Um homem misterioso chega à cidade com um apetite voraz, um arquivo cheio de informações sobre os piores assassinos do mundo e um grupo de coisas sombrias seguindo-o onde quer que vá. Quem é o homem e o que ele quer, nem mesmo os informantes falecidos de Odd podem lhe dizer. 


Costumava haver uma demarcação clara entre crime e ficção de terror. Um focado no assassinato e detecção, o outro no assassinato como um vrime ainda mais macabro - e, é claro, no sobrenatural. Desde o surgimento do serial killer como vilão, no entanto, alguns dos limites ficaram embaçados.
Dean Koontz está entre os gêneros, e com bastante sucesso. Se você puder ignorar a sua descrença pelos elementos sobrenaturais de seus romances, então essa saga vai te oferecer um passeio vertiginoso.


Odd Thomas é certamente uma saga que deu certo e que sempre brinca com muitas reviravoltas, mas há algo de tímido e fofo no personagem do herói homônimo e em seu relacionamento com Stormy Llewellyn. O confronto entre a fofura e o sobrenatural significa que o romance tem um tom estranho que dilui um pouco o medo da situação. Mesmo assim, este é um romance de leitura rápida - com um toque final fantástico.



2 - Moon Called - Patricia Briggs

"Eu não sabia que ele era um lobisomem no começo. Meu faro não funciona muito bem quando está rodeado de graxa de eixo e óleo queimado ..."

Mercedes Thompson é um talentosa mecânica de Volkswagen que vive em Washington. Ela também é uma metamorfa, irmã de coiotes mágicos e com o poder de mudar de forma para um coiote à vontade. Como tal, ela é tolerada pelos lobos, mas definitivamente está na parte mais baixa da hierarquia. Contanto que ela mantenha os olhos baixos e se lembre de seu lugar, o bando a deixará em paz. O vizinho da Mercy é um desse poderosos lobisomens. Seu ex-chefe é um gremlin. E ela está consertando um ônibus para um vampiro.

Este é o mundo de Mercy Thompson, um que se parece muito com o nosso, mas é povoado por coisas que espreitam durante a noite. E a conexão de Mercy com essas coisas está prestes a colocá-la em perigo.
Uma guerra de matilha se aproxima, ameaçando o sigilo dos lobisomens e a vida das pessoas que Mercy se importa, além de chamar atenção indesejada do grupo local de vampiros e de uma família de bruxas.


Onde Briggs coloca sua marca na série está no nível de pesquisa que ela fez sobre lobos reais, seu comportamento de matilha e hierarquias sociais, e depois traduziu isso de forma convincente para suas matilhas de lobisomens.
Os líderes do bando de lobisomens machos alfa têm dificuldade em controlar sua besta interior quando em forma humana, se confrontados por outro alfa, ou mesmo um lobo dominante que pode representar um risco para sua liderança. O ato de transformar é doloroso e não depende necessariamente da lua. Embora uma pessoa possa ter uma vida útil muito mais longa se sobreviver à transição da humanidade para a licantropia (o que leva muito mais do que uma simples mordida no mundo de Briggs), a maioria dos novos lobisomens morrerá dentro de alguns anos, devido à ou por sua incapacidade de controlar sua raiva lupina ou em batalhas de domínio com outros lobisomens.

Ao todo, Briggs realmente pensou em seu conceito aqui e, com o forte foco da história no personagem, ajuda enormemente o sucesso do romance. Ainda assim, a história é um pequeno e satisfatório mistério que começa quando um lobisomem recém-transformado, um garoto chamado Mac, aparece abatido na garagem da Mercy pedindo trabalho, com uma história alarmante sobre ter sido forçado a entrar em seu estado licantrópico por festas nefastas fazendo obscuros experimentos com drogas em lobisomens em cativeiro. Preocupado com seu bem-estar, Mercy alerta o líder da matilha local, Adam, esperando que ele admita Mac em sua família. Mas quando Mac aparece assassinado na varanda de Mercy, e a filha adolescente de Adam é sequestrada, é óbvio que algo está podre no leste de Washington.



3 - Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare

Quando Clary Fray vai para o Pandemonium Club em Nova York, ela dificilmente espera testemunhar um assassinato. Muito menos um cometido por três adolescentes cobertos com marcas estranhas. Este é o primeiro encontro de Clary com os Caçadores de Sombras, guerreiros dedicados a livrar a terra dos demônios e manter os estranhos lobisomens e vampiros na linha.

Clary quer ligar para a polícia; quer gritar; quer chamar seu amigo Simon, que ficou na boate enquanto ela teve a infeliz ideia de perseguir o menino bonitinho de cabelo azul. Mas como explicar a eles que ninguém mais na rua enxerga os assassinos, apenas ela? Como provar que houve um crime se não há rastro algum do sangue do garoto morto — aliás, era mesmo um menino?
Clary é puxada para um mundo de vingança, quando sua mãe desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Mas por que os demônios se interessariam por uma mundana comum como Clary? E como ela de repente podia ver essas criaturas da noite? Os Caçadores de Sombras gostariam de saber.

Se você gosta de um livro que é uma mistura de Jogos Vorazes, Divergente e Crepúsculo, mas com muito mais ação, você adorará a série Instrumentos Mortais. Este livro é tão cativante que nunca tem um momento de tédio. Se você não leu este livro incrivelmente escrito, é necessário. Mesmo que você ache que não gosta de livros com monstros, os Instrumentos Mortais vão te fazer mudar de idéia.

Não há outro livro como este; é simplesmente magnífico de todas as formas possíveis. Eu amo livros de séries porque você tem tempo para crescer e aprender mais sobre os personagens; isso é certamente o que acontece com os instrumentos mortais. Bem, acho que a única coisa a dizer é gostar de ler - eu sei que sim.



4 - Immortals After Dark - Kresley Cole

Após anos de tortura da horda de vampiros, Lachlain MacRieve, líder dos Lykae, fica furioso ao descobrir que a companheira predestinada a qual ele espera há milênios é uma vampira. Ou parcialmente uma. Emmaline é uma híbrida de valquíria/vampira, uma pequena criatura  que de alguma forma começa a acalmar a fúria que queima dentro dele.

Emmaline Troy finalmente decide descobrir a verdade sobre seus pais falecidos - até que um poderoso Lykae a reivindica como sua companheira e a força a voltar para seu antigo castelo escocês. Lá, seu medo dos Lykae - e seus notórios desejos sombrios - diminui quando ela começa uma lenta e má sedução para saciar seus próprios desejos sombrios.

No entanto, quando um mal antigo de seu passado ressurgir, o desejo deles se aprofundará em um amor que pode fazer um guerreiro orgulhoso de joelhos e transformar uma beleza suave na lutadora que ela nasceu para ser.


Com um talento popular e crescente no campo da literatura para jovens adultos, Kresley Cole está se destacando como uma autora americana de sucesso que está rapidamente se tornando altamente influente entre seus colegas e contemporâneos.
Escrevendo no campo do romance, paranormal e fantasia, ela conseguiu criar um nome único para si mesma, produzindo uma das vozes mais idiossincráticas até hoje. Criando mundos profundos e universos totalmente imersivos em suas páginas, ela foi capaz de transportar o espectador com seus textos extremamente vívidos e sugestivos, que o levam além do puro escapismo.

Ao definir um estilo que é tão voltado para o personagem quanto para o enredo, ela tem um talento que captura seu público e o mantém em suas páginas. Seja romance ou fantasia, ela transgride os diferentes gêneros para chegar à verdade do assunto e encontrar o coração sob o assunto enganosamente simples.
Sua série Immortals After Dark não é exceção a essa regra em particular, pois consegue capturar tudo o que funciona em seus romances e muito mais, criando uma série muito amada que foi adotada tanto pela crítica quanto pelo público em geral..




5 - Slave To Sensation (Psy-Changeling Series) - Nalini Singh

Em um mundo futurista, os Psy, uma raça de seres extraordinários dotados de poderes psiquicos, governam nos mais altos escalões da sociedade e do governo. Por causa de uma alta incidência de insanidade e serial killers em sua população, décadas atrás, os Psy instituíram um programa chamado Silêncio, na tentativa de condicionar seus filhos desde tenra idade a não sentir raiva. No entanto, logo ficou claro que era impossível isolar apenas uma emoção, então agora os Psy não sentem nada, e qualquer um dentre eles que possua emoções será punido.
Sascha Duncan é uma Psy, que está sofrenco a dificuldade em se manter insensível. Ela sabe que demonstrar qualquer emoção só a levará para a "reabilitação", um destino que, para ela, é pior que a morte. Como filha de uma poderosa empresária, Sascha é enviada para negociar e concluir um projeto de construção em parceria com uma corporação de metamorfos conhecidos como changelings. Ela se sente imediatamente atraída por seu parceiro de negócios, Lucas Hunter.

Lucas tornou-se alfa de sua matilha em uma idade muito jovem e comanda o respeito de todos aqueles sob sua autoridade, tanto soldado quanto civil. Depois que uma série de mulheres changeling aparece morta, brutalmente assassinada de maneira ritualística com evidências apontando para o assassino sendo Psy, Lucas está tendo dificuldade em manter a paz e impedindo que outros bandos changeling iniciem uma guerra. Quando Sascha chega para finalizar seu negócio, ele a vê como uma maneira possível de se infiltrar na rede Psy para descobrir a identidade do assassino que eles estão abrigando entre suas fileiras. Para ajudá-lo a encontrar o assassino, ela terá que ir contra seu próprio povo, e com todos os Psy conectados através de sua rede, isso revelará sua verdadeira natureza, além de torná-la um alvo para o assassino.

Sua atração pela bela Psy apenas complica as coisas, mas seu leopardo interior fica completamente intrigado com as emoções que sente dentro dela. Ele logo se vê ansioso para mostrar a ela o que realmente significa sentir. O desejo que ela logo encontra percorrendo seu corpo é um sentimento totalmente desconhecido, mas que a leva além da crença a querer mais. Mas um relacionamento entre um changeling e um Psy é praticamente proibido.


Eu estou querendo experimentar a série Psy-Changeling há um tempo, e estou tão feliz que finalmente cheguei a pegar o primeiro livro. O Slave to Sensation foi um excelente começo para essa série nova para mim. O autor criou um mundo bem diferente de tudo o que li até agora no gênero de romance paranormal. É parte da ficção científica, porque ocorre em uma Terra futurista com tecnologia avançada. Também faz parte da fantasia, porque os habitantes desta futura Terra se enquadram em uma de três raças: humana (embora não vejamos muitas delas nesta história), changeling (os metamorfos) e Psy (seres mentalmente avançados que possuem várias capacidades psíquicas). Para tornar as coisas mais complexas, os Psy, que são vistos principalmente nos escalões superiores da sociedade nos negócios e no governo, fecharam todas as suas emoções, governando estritamente pela lógica fria. Também todos os Psy estão conectados uns aos outros através da PsyNet, que é uma espécie de Internet composta de todas as mentes dos Psy. Até certo ponto, todos eles podem acessar a mente um do outro e também alimentar a energia psíquica um do outro, algo de que precisam para sobreviver como o ar e a água. Para os Trekkies, os Psy são como os vulcanos encontram os Borg. É um mundo novo muito intrigante e satisfatório, que eu mal posso esperar para ler mais.


Sascha é uma Psy que sente sua mente se deteriorando diariamente. Ela sabe que não deveria sentir emoção, e, no entanto, sente, cada vez mais difícil esconder esse defeito da mãe e dos outros Psy com os quais se associa. Sascha acredita estar destruída e, em algum momento, sabe que será pega e enviada ao Centro para "reabilitação", o que basicamente significa lobotomizar a mente dos Psy, deixando-os como um zumbi. Ela vive com medo disso diariamente, até que sua mãe envia Sascha para representar os interesses de seus negócios familiares, fechando um acordo lucrativo com um grupo de changelings de leopardo locais para construir moradias nas terras deles. Lá, ela conhece o alfa do bando, Lucas, que a faz sentir coisas que nunca sentiu antes. Quando ela descobre que as mulheres changeling estão sendo sequestradas e assassinadas e que os changelings acreditam que é um Psy que cometeu os crimes, ela não quer acreditar nisso.


Dêem suas opiniões e digam quais destas sagas mais te interessaram.
A lista ficou bem mais diversificada em relação a anterior.
Lembrando que é uma Lista de Sagas, dessa forma Romances Individuais não foram contabilizados.

Em Breve a parte 3 estará disponível e novas criaturas irão aparecer...
Confiram a Parte 1 no link abaixo: 

As Melhores Sagas de Romance Sobrenatural (Parte 1)

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Livros Para Ler Antes de Morrer - Coletâneas & Antologias

Após um longo tempo retorno com mais uma lista super importante, porém que não está presa a gêneros.

A lista ficou maior que as anteriores e ainda pode aumentar, pois quando se fala de Antologias a diversidade e qualidade das histórias são incríveis e as vezes é preciso apenas um conto com qualidade magnífica para carregar uma antologia inteira, o que não é o caso nessa primeira lista.

Repito, as listas nunca são unânimes, gostaria também de saber a opinião de vocês sobre a mesma e, caso considerem que falta algum título, por favor comentem e partilhem com os restantes leitores.


Antologias Firebirds

São três sensacionais antologias criadas a partir deste selo


Um esplêndido encontro de fantasistas premiados. Alegorias feministas e recontagens de contos de fadas são fortemente representadas, com algumas pedras preciosas entre a tarifa padrão. 

"Cotillion", de Delia Sherman, destaca-se pelo final da torção de heroína, e "Beauty", de Sherwood Smith, anima uma moral surda com personagens simpáticos. Tragédia e comédia também estão aqui em vigor; As ofertas de Garth Nix e Megan Whalen Turner abandonam bebês não humanos em cidades humanas, com resultados drasticamente diferentes. Emma Bull e o ilustrador Charles Vess colaboram com uma balada, retrabalhada como curta gráfica. Diana Wynne Jones traz nova perspectiva para um conto aparentemente simples de um bruxo de campo e seus gatos. O realista “Chasing the Wind”, de Elizabeth Wein, e o conto changeling “Remember Me”, de Nancy Farmer, fornecem vislumbres convincentes da auto-realização do adolescente. 

Não é tão extraordinário quanto a lista de colaboradores de todas as estrelas poderia indicar, já que a experimentação que a forma convida está praticamente ausente aqui. Ainda assim, esta é uma coleção mágica. A aterradora investida de Lloyd Alexander na escuridão por si só justificaria o preço da admissão..


Firebirds Rising leva os leitores do espaço profundo ao encontro de uma fada logo na próxima esquina. É cheio de magia, humor, aventura e o melhor de tudo, o inesperado. A única coisa com que os leitores podem contar é uma escrita maravilhosa. Firebirds Rising prova mais uma vez que o Firebirds reúne um elenco de estrelas para explorar a adolescência e descobrir o mundo.

Tamora Pierce faz uma incursão de boas-vindas à fantasia moderna com uma colegial cuja família adora uma antiga deusa de caça e descobre a responsabilidade social. Para a heroína psíquica de Alison Goodman, a agitação social é o pano de fundo para o romance e o crescimento pessoal. Os protagonistas de “Quill” de Carol Emshwiller e “Perception” de Alan Dean Foster são forçados a olhar para si mesmos através dos olhos de alienígenas, enquanto o herói de Emma Bull aprende um pouco sobre arrogância, sacrifício e poder. Diana Wynne Jones traz um toque mais leve com um menino cujo irmão mais novo fala em frases sem sentido de palavras sesquipedalianas, e Kara Dalkey acrescenta um sabor contemporâneo, levando a atual tendência de comunicação constante entre adolescentes a um extremo aterrorizante. Apenas a oferta disforme de Francesca Lia Block decepciona, mas é mais do que redimida pela heroína totalmente realizada e fascinante de Pamela Dean.

Um terço da coleção é dedicado à ficção científica, uma presença empolgante em um campo dominado pela fantasia. No total, uma coleção linda e rica.


Esta continuação do Firebirds Rising terá grande apelo para os fãs de fantasia que não se importam em trocar seus épicos por contos.

 Do exuberante e lírico ao minimalista, o aumento é exatamente o que essas histórias fazem, levando o leitor através de terras inexploradas do fantástico, muito além de magos, vampiros e fadas. 

Algumas histórias estão claramente enraizadas em lendas de fantasia, como a peça central de Nina Kiriki Hoffman, “Os Fantasmas dos Estranhos”. Outros, como “The Dignity He Due” de Carol Emshwiller, empregam algumas caracterizações e configurações que ultrapassam a realidade, satisfazendo aqueles que podem não se cansar do gênero fantasia urbana. Cada história inclui uma nota do autor para mais informações. 

Temas tradicionais na literatura YA, incluindo romance, decepção e relações familiares, impulsionam as histórias. Ambos os autores aclamados e menos conhecidos estão incluídos, então os leitores que escolherem isso porque reconhecem o nome de um autor favorito podem descobrir novos favoritos.



Anaís Nin - Delta Of Venus

O cliente desconhecido que pagou a Anais Nin um dólar por página na década de 1940 para escrever erótica conseguiu o valor de seu dinheiro de volta e ainda muito mais de sobra. Afinal de contas, erótica é pornografia com classe, e Nin dá a medida completa de ambas: sente-se que as mulheres que se despiram a algum comando impetuoso estavam vestidas em Paris, se não por Mainbocher, pelo menos em uma cópia de Schiaparelli. As mulheres usavam ligas e os homens tinham botões nas moscas, artigos quase perdidos para a imaginação erótica, assim como os zíperes e as meias do corpo também sucumbiriam à marcha do progresso. Nin se desmembrou de Krafft-Ebing e do Kama Sutra para escrever esses episódios sensuais, e poucos cômodos na casa de Eros não são visitados, da pedofilia ao sadomasoquismo. A verdade é que ela o faz muito bem: levemente irônico, extremamente ousado - uma mulher de boa família chutando seus saltos franceses. Este caviar foi por muito tempo negado ao público em geral; uma vez, sem dúvida, por causa do temperamento puritano dos tempos, e depois porque Nin temia que as palavras que ela escrevia para ordenar um homem (que proscrevesse poesia) não lançassem luz sobre a sexualidade feminina. Felizmente, ela teve dúvidas e liberou essas páginas antes de sua morte recente, e o único arrependimento é que ela não estará por perto para observar o prazer que elas ocasionarão.



Ted Chiang - Históra da sua vida e outros contos

Publicadas originalmente em volumes diversos, as narrativas de Ted Chiang estão pela primeira vez reunidas em uma coletânea, que deram origem ao livro História da sua vida e outros contos.

Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão A torre da Babilônia, na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; Divisão por zero, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e História da sua vida, na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo (o texto deu origem ao filme A chegada, de Denis Villeneuve).

Com uma prosa límpida e ideias às vezes desconcertantes, Chiang comprova seu inegável talento para a boa ficção científica: a capacidade de contar uma história humana, extremamente bem escrita, na qual a ciência funciona como expressão dos questionamentos mais profundos enfrentados pelos personagens.


Best Erotic Fantasy & Science Fiction

Uma compilação do melhor erotismo especulativo se pode encontrar. Quando Cecilia Tan fundou a Circlet Press em 1992, o lugar era um dos únicos em que os leitores que desfrutavam de uma mistura de literatura erótica com fantasia ou ficção científica podiam encontrar o que procuravam. Desde então, o romance paranormal decolou para se tornar o subgênero de romance best-seller (Sherrilyn Kenyon) e até mesmo configurações futuristas tomaram conta do romance fumegante (JD Robb), enquanto o mainstream da ficção científica e fantasia se moveram em uma direção cada vez mais erótica (Catherine Asaro, Jacqueline Carey).

 "Tan (Sex in the System) apresenta as principais histórias do concurso de Melhor Literatura Fantástica de Circlet em uma antologia que vai desde sensuais SF até fantasia surreal. "Best Fantastic Erotica" é um volume impressionante e soberbamente produzido que é entusiasticamente e com confiança recomendado para os leitores de sofisticação que apreciam um elemento erótico infundido com histórias seminais de ficção científica e fantasia .


The Faery Reel - Tales from the Twilight Realm

Uma antologia impressionante pela aclamada Ellen Datlow e Terri Windling.
Fadas, ou criaturas como elas, podem ser encontradas em quase todas as culturas do mundo - benevolentes e aterrorizantes, encantadoras e exasperantes, mudando de país para país, de história para história e de momento a momento. Em The Faery Reel, Ellen Datlow e Terri Windling pediram a alguns dos melhores fantasistas de hoje por contos e poemas que se baseiam na grande riqueza do folclore mundial e na literatura clássica das fadas, atualizanddo contos antigos ou daanndo uma nova luz sobre o velho. 

Este finalista do NEBULA 2005 é único, provocante e completamente mágico - como os próprios fadas. Este é um livro que pega tudo que você acha que sabe e vira tudo de cabeça para baixo. (De um jeito bom!) dderrubando expectativas de que consistem em histórias cheias de finais felizes e fadas enquanto crescíamos acreditando que elas eram criaturas sorridentes e amigáveis. Dá uma nova perspectiva completa sobre o mundo das fadas e, embora definitivamente não seja um livro que você pode sentar e ler de uma só vez é um que você vai voltar até que você termine porque sua curiosidade só precisa ser satisfeita.

Meu conto favorito é um de Jeffrey Ford intitulado Annals of Eelin Ok, Um conto de pequeninos que não chegam a existir até encontrarem o castelo de areia perfeito para residir e então eles podem nascer e suas vidas durarem tanto quanto o castelo de areia. É um conto maravilhosamente encantador, como muitos neste livro.


Supernatural Noir

O que há de tão especial nessa antologia é como ela se encaixa no gênero de noir anteriormente bem lido, e então aumenta um pouco acrescentando o sobrenatural. Abraçando o movimento evolutivo de neo-noir e o new weird.

Um assassino que mata com coincidencia ... Um detetive preso em uma guerra entre dois mundos ... Um homem cujos apetites terríveis escondem um segredo ainda mais obscuro. . .

Dark Horse mais uma vez se junta a Ellen Datlow (Lovecraft Unbound), premiada com Hugo e Bram Stoker, para trazer a você este casamento magistral da escuridão sem a escuridão interior. Supernatural Noir é uma antologia de contos originais do fantástico sombrio de vinte mestres modernos de suspense, brilhantes escritores que atualmente escrevem sobre a escuridão. Como em qualquer outra ocasião em que você vê o nome de Datlow, você pode dizer o mesmo para alguns dos autores desta antologia: Brian Evenson, Joe R. Lansdale, Paul Tremblay, Laird Barron, Melanie Tem, John Langan e Nick Mamatas e Caitlin R. Kiernan. Se você ler ou escrever uma ficção obscura, esses nomes já devem ser familiares para você. Definitivamente não é o clássico noir que você veio conhecer, esta é uma excelente variação do familiar.


Doubletakes: Pairs of Contemporary Short Stories

Selecionado pelo célebre autor e professor T. Coraghessan Boyle, Doubletakes: Pairs of Contemporary Short Stories dá aos leitores a oportunidade de apreciar as obras de icones literários de hoje através de leitura e análise.


O que é interessante sobre essa antologia é que Boyle escolheu DUAS histórias de cada um desses autores para mostrar voz, alcance e também para permitir que ele exerça mais momentos ensináveis, o que ele menciona na introdução de cada autor. O foco está na ficção literária, mas há uma mistura emocionante de vozes aqui - Aimee Bender e Amy Hempel, Italo Calvino e Jorge Louis Borges, George Saunders e Roald Dahl, Carver e Cheever e Coover. Se você gostou de algumas das outras antologias literárias nesta lista, e quer ler mais por esses autores, a coleção abrange muitas vozes conhecidas. Você também perceberá um sabor mais internacional com ela. A única parte complicada aqui é que este livro é difícil de encontrar.




The Norton Anthology of Short Fiction 

Se alguma vez houve uma bíblia de ficção literária, é essa. Atualmente, nessa sétima edição, este livro grosso (1.700 páginas) é uma leitura muito desafiadora. É alfabético, começando com Lee K. Abbott e terminando com Richard Wright, com histórias que datam de 1835. Você pode começar com Edgar Allan Poe e “A Queda da Casa de Usher” (1840), tocando em “Heart of Darkness”. Conrad (1902), bem como "The Metamorphasis", de Franz Kafka, em 1915. Viaje pela década de 1920 com Hills Hills White Elephants, de Ernest Hemingway, pule para a década de 1950 e The Veldt, de Ray Bradbury, Flannery O ' A história de 1960 de Connor, “Tudo o que se levanta deve convergir”, e depois os anos 70, com “Os que andam longe de Omelas”, de Ursula K. LeGuin, na década de 1980 e “Cathedral”, de Raymond Carver, “Irmão Gafanhoto”, de John Updike, e concluindo com apenas alguns anos nos anos 2000, como "Intervenção", de Jill McCorkle. 

É fascinante ver o que funcionou em cada década e como o trabalho escrito progrediu. Existem também alguns ensaios interessantes no final do livro. Obviamente não é a antologia mais atual, mas uma que deveria estar nas suas prateleiras, no entanto.



The Weird: A Compendium of Strange and Dark Stories

Se você pensou que o Norton era um grande volume, obviamente você não é dono do The Weird. Este livro gigantesco tem mais de 1.100 páginas e pesa o suficiente para manter qualquer porta aberta durante dias a fio. Com o subtítulo “um compêndio de histórias estranhas e sombrias”, os VanderMeers criaram uma coleção muito interessante de ficção verdadeiramente original. Como o Norton, este livro remonta a mais de 100 anos, até 1908, selecionando aproximadamente uma história por ano até 2010.  Este livro mostra o estranho, em todas as mutações possíveis, explorando a ficção literária, assim como a fantasia, a ficção científica, o horror, o realismo mágico transgressivo e o grotesco.
De Lovecraft a Borges e Gaiman, um século de intrépida experimentação literária criou um conjunto de histórias sombrias e estranhas que transcendem todos os limites do gênero. Juntas, essas histórias formam o The Weird, e seus praticantes incluem alguns dos maiores nomes da literatura do século XX e XXI.

Exótico e esotérico, The Weird mergulha você em domínios obscuros e coloca você frente a frente com monstruosidades surreais. Você não encontrará elfos ou magos aqui ... mas você encontrará as maiores, mais ousadas e mais estranhas histórias dos últimos cem anos reunidas na maior coleção da Weird já montada.
The Weird apresenta 110 histórias de um elenco de estrelas, de lendas literárias a bestsellers internacionais e vencedores do Booker Prize: incluindo William Gibson, George RR Martin, Stephen King, Angela Carter, Kelly Link, Franz Kafka, China Miéville, Clive Barker, Haruki Murakami, MR James, Neil Gaiman, Mervyn Peake e Michael Chabon.


É um livro obrigatório para qualquer um que escreve ficção obscura.



Elementals: A Paranormal Urban Fantasy Romance Anthology

Uma antologia fantástica!

Esta é uma antologia escrita por 4 autores indie impressionantes. As histórias são sobre as quatro filhas da mãe natureza.


Gaia é a mãe de todos; ela é a mãe natureza. No começo, quando a Terra era nova, Gaia criou quatro filhas conhecidas como Elementais. Cada Elemental controlava uma temporada: Aria (Primavera), Ete (Verão), Outono e Inverno. Gaia entrega suas filhas para a família Munson, que tem a tarefa de proteger as Elementais a todo custo. Cada século as elementais morrem e renascem para recomeçar a vida. A cada renascimento, os Munson são encarregados de garantir que um Protetor nunca está longe, caso as meninas precisem de auxílio. Mas de quê? À medida que a humanidade evoluiu, eles poluíram o ar, a água e o solo, envenenando a Terra. Pelo menos é o que Gaia pensa. Ela acredita que chegou a hora de destruir a Terra e começar de novo. Seu plano começa com o assassinato das estações ... suas próprias filhas. Enquanto os Munson aprendem sobre o plano, as meninas são separadas e enviadas para viver com seus Protetores, que são encarregados de manter as garotas a salvo de Gaia. Cada Elemental tem uma história para contar ... essa é a história deles.



Universe

Universe é uma série de dezessete antologias de ficção científica ao todo, editadas por Terry Carr e publicadas anualmente entre 1971 e 1987. A série inclui trabalhos de Harlan Ellison, Kim Stanley Robinson e Gene Wolfe, entre muitos outros grandes nomes de autores de ficção científica. 

Universe ganhou vários prêmios ao longo de seus anos de publicação, incluindo cinco Prêmios Nebula, um Prêmio Hugo e seis Prêmios LOCUS. Esta série é um ótimo lugar para começar porque não há um tema definido para as obras; Carr simplesmente combinou o melhor material de ficção científica que ele encontrou em cada antologia.









sábado, 17 de agosto de 2019

Mácula da Sanidade - Parte 5

La Prefecture


- Ele confessou o crime diretamente ao prefeito, como encarregados do caso vocês serão os responsáveis por levá-lo ao cárcere. - Comunicou o Comissário.
Desde o inicio das investigações era evidente que a pressão que sofríamos para concluir o caso era efeito da influencia do Dr. Noble sobre o prefeito, portanto foi com muita surpresa e até mesmo espanto que recebemos a informação de que ele havia confessado. Marchan já havia feito seu dever de casa quanto ao Doutor, estava certo de que o Dr. Alexander Noble não tinha envolvimento no desaparecimento de sua esposa, entretanto o comissário estava convicto.
Enquanto Marchan separava alguns documentos do pedido de prisão, eu estava em ligação com o juiz Lebeau, ele nos encontraria na prefeitura para nos dar sua assinatura autorizando o ato.
Ao terminar o comissário me aguardava na porta de sua sala, queria trocar umas rápidas palavras, o que foi na verdade uma conversa ligeira e unilateral. 
"Você é um jovem muito promissor Lamar, entendo as condições que o trouxeram para Marseille e o quanto se sente conectado a Marchan, mas não se deixe ser absorvido por sua impulsividade."
"Como eu disse, você é um jovem muito promissor, quando se sentir preparado quero lhe oferecer uma função definitiva dentro do distrito, você vale mais do que apenas um consultor externo."
Eu tive a reação de responder interrompida, Marchan já aguardava ansiosamente na saida da delegacia. 
Pouco minutos depois estávamos a caminho da prefeitura, o silêncio era constrangedor. 
Se a minha mente já estava divagando em meio as lacunas (afinal oque havíamos deixado passar? Como não haviamos enxergado essa possibilidade?) , então imagino eu como Marchan não deve estar totalmente confuso e angustiado.
A prefeitura ficava em uma rua curta de frente para o Rhône, onde diversas embarcações rotacionavam aquela manhã, em grande parte transportando ferro ou suprimentos para os Aliados. Algumas poucas ainda eram disponibilizadas para rotas turísticas, porém naquela época não havia muita procura nesse sentido.


O edifício tinha 3 andares e a arquitectura dele me lembrava muita a da casa dos Noble, em cada andar as janelas eram trabalhadas em forma geométricas diferentes. Frontão circular no piso térreo, triangular no primeiro andar e quadricular no andar superior. A fachada contava ainda com quatro estatuetas esculpidas em representação a comunas da região.
As semelhanças porém terminavam por ali, o interior do local não tinha uma orgânica tão autoral quanto sua capa. Um soldado nos guiou pela escadaria central, que se abria como duas asas, e qualquer um dos lados davam em direção ao gabinete do prefeito Jean Baptiste. 
A cada passo as pisadas de Marchan pareciam pesar mais e mais, era evidente que um conflito interno o afligia naquele momento. Ambos sabiamos que algo naquela história estava errado, porém minha preocupação com o Inspetor esbarrava na curiosidade em entender como e quando o Dr. Noble havia realizado o crime do qual seria réu confesso.
O soldado nos pediu que aguardássemos um segundo enquanto informava o prefeito da nossa presença, foi quando Marchan perdeu a paciência. Aproveitando da distração do Soldado ele tomou a frente e girou a maçaneta entrando de rompante dentro do gabinete. Ali estavam o Prefeito sentado em um sofá e a sua frente no outro sofá o Dr. Noble estava assinando alguns papeis em uma mesinha de centro. Outro homem estava de pé diante dele e quando nos viu na porta veio em nossa direção, se chamava Marlon Carpentier e se apresentou como o advogado do Dr. Noble.
"Quem vocês pensam que são para sairem entran..."
Marchan não o deixou terminar a frase, ergueu seu distintivo a altura do rosto e continuou sua marcha em direção ao Dr. Noble, eu o segui sem nem pensar duas vezes.
Dentro do gabinete estávamos em 6 pessoas: Marchan, o Dr. Noble, O prefeito Jean Baptiste, o soldado aguardando na porta, o advogado do Doutor e eu. Todos prestavam a atenção no diálogo que se sucedeu entre Marchan e o Doutor. Estranhamente eu passei a sentir um incomodo enorme, como se alguém estivesse me observando, entretanto as janelas e portas estavam fechadas. Discretamente eu observei ao redor da sala e após uma breve observação nada parecia fora do lugar, apenas uma mesa e dois sofás preenchiam o lugar, além de quadros e uma pequena decoração de vasos de plantas próximos a sacada e janelas. Não havia espaço para ninguém estar escondido, então tentei me acalmar e prestar atenção nos fatos que realmente importavam.
"O Sr. nos deve uma explicação Doutor Alexander."
Sem rodeios, ignorando a presença do prefeito, Marchan inquiriu o Dr. Noble.
O prefeito por sua vez o observava de lado, a sua boca parecia querer murmurar algo, porém pareceu se conter e dando um passo para o lado e se posicionando de forma que o Dr. Noble pudesse observá-lo enquanto sua atenção estava tragada pela postura inquisitiva do inspetor Marchan.
O Doutor então observou o Prefeito por alguns segundos, como que esperando dele algum tipo de aprovação pelo que estava prestes a fazer. O silencio parecia a resposta que ele precisava, ele então nos deu um breve esclarecimento de seu lado da história.
Segundo ele, sua esposa o estava traindo com um jardineiro que cuidava dos ornamentos de sua mansão, o tal homem se chamava Mehmet Tuncay , era da Turquia, convenientemente ele já havia retornado ao seu país devido aos eventos posteriores a Campagne de Cilicie, uma semana antes do crime. 
Marchan o interrompeu enquanto o Doutor claramente buscava palavras para preencher seu breve relato. - Essa talvez possa ter sido a sua motivação, mas isso ainda não explica muita coisa sobre o crime.
O prefeito então decidiu se manifestar pela primeira e única vez sobre a 'invasão' a seu gabinete.
- Isso é tudo por enquanto Inspetor, acredito que o comissário tenha lhe dado uma ordem específica e tenho certeza que invadir meu gabinete e utilizá-lo como sala de interrogatório não estava incluso nas suas atribuições. Agora por favor, deixem a minha sala e escoltem o Dr. Noble até a Place de la Major, aonde ele deve aguardar até ser julgado.
A contragosto, o Inspetor Hugo Marchan seguiu as orientações do prefeito. quando saímos do gabinete o incomodo havia passado mas não tive muito tempo ara pensar nisso, o juiz Lebeau já nos aguardava no térreo pronto para assinar o documento autorizando a prisão do Doutor.
Durante o pequeno trajeto o advogado não nos permitiu mais questionar o Dr. Noble, apenas nos apresentou uma pasta que deveria conter a confissão de quatro páginas assinada por ele e afirmou que aquela era a única verdade dos fatos sobre o desaparecimento de Sophie Noble.
Não demorou nem uma hora, mas foi tempo o suficiente para criar ali um clima pesado entre as partes.
Após concluída a prisão nos preparamos para voltar a delegacia, foi quando percebemos que a pasta que o advogado nos entregou estava vazia. Enquanto Marchan aguardava no carro eu voltei para questionar o advogado, ele acreditava que talvez tivesse deixado o documentono gabinete do prefeito.
O homem parecia sincero, ou talvez aquilo fosse parte de sua perspicácia como um bom advogado, de qualquer forma Marchan decidiu encerrar o dia e coube a mim voltar a prefeitura para pegar o documento. 
Apesar do ocorrido anteriormente, fui bem atendido, apesar do prefeito não estar mais no local a sua secretária me acompanhou até o gabinete. Lá fora, enquanto anoitecia, um frio começava a se abater sobre Marsella. A secretária percebeu que uma das janelas estava aberta e um vento forte havia derrubado alguns papeis da mesa do prefeito e espalhado pela sala, começei a justar alguns papeis atento para ver quais deles eram os que eu precisava.
A sensação de mais cedo só retornou quando a lembrança me veio a memória, ainda assim me mantive concentrado e consegui encontrar o que precisava numa última folha que havia caído numa das extremidades da sala. Quando me ergui me vi frente a frente com algo inesperado e que de certa forma clareou a minha mente.
Um quadro, discretamente posicionado na parte mais escura da sala e que, pude analisar, só poderia ser claramente observado por quem estivesse sentado a mesa do prefeito.
O trono dourado, a mascara cromada, as estrelas marinhas flageladas. Definitivamente aquela imagem era o mesmo tipo de reprodução caracterizada na parede dos aposentos de Ardois Bonnot no Asilo Rhône, não podia ser coincidência. A assinatura na base do quadro tinha letras iguais as da pintura na parede, porém apenas duas iniciais.
 "S.N."
Apenas uma associação surgia na minha mente, e se estivesse certo, bem, então as coisas iriam ficar muito mais complicadas do que já estavam.
Confira a história toda na sessão Contos & Mythos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...