domingo, 6 de setembro de 2015

Criando personagens para seu Livro, Parte 1 - Atributos Físicos

Em breve vou criar mais um tópico bem interessante chamado "Como nascem os Livros", mas hoje eu quero pular essa etapa e partir direto pra parte do personagem.

Muitos escritores tem dificuldades em criar personagens devido a falta de criatividade, preguiça de raciocínio ou até mesmo por não saber pesquisar sua idéia de personagem. Afinal quem sabe o personagem que você está criando não é tão original quanto você imagina?

Dependendo do tipo de história que você quer contar é possível que você caia no "Paradoxo do Morcego" ou no "Ciclo do Herói Orfão". Onde você pode perceber tarde demais que apesar de sua história poder ser original ela está sendo contada do ponto de vista de um personagem que já existe em outro livro ou seu personagem é alguém que já pode ter sido usado por outro autor antes de você. e é aí que você se lembra daquelas frases como: "nada se cria, tudo se transforma" ou "todas as idéias já floram exploradas, você apenas conta as mesmas histórias mas com detalhes diferentes".

Pois bem, existem formas bem simples de criar um personagem bem original e uma delas é o RPG, ou Role Playing Game. RPG é um jogo de interpretação de personagens, vou fazer um tópico bem explicado sobre isso no futuro mais para resumir: Você é um ator que trabalha com um roteiro em branco, suas decisões e falas são totalmente espontâneas e elas definem seu futuro dentro daquela "novela", já suas ações estão sujeitas a falhas e para isso existe um sistema de Sorte ou Azar que decide se você é ou não bem sucedido naquilo que você tem intenção de realizar. O Mestre do jogo funciona como o "Diretor/Cenário" pois ele cria toda a ambientação da história e apresenta para você as possibilidades do seu personagem, servindo também como um juiz decidindo o quê você pode ou não fazer dentro do Universo que ele criou para você.

A forma de criação de personagens utilizando o RPG pode ser bem simples ou bastante complexa dependendo do sistema utilizado, porém independente disso a diversão de jogar não se altera independente do sistema. Porém, trazendo isso para o nosso universo, é fácil aceitar que quanto mais complexo a forma de criação de personagem melhor. Dessa forma decidi invocar todo o meu conhecimento em RPG e criar um Sistema Unificado, sem regras de Sorte ou Azar, apenas com o objetivo de criação de personagem.

Nessa primeira parte vou começar mostrando apenas a caracterização de Atributos Físicos.

Todo as pessoas tem Atributos; eles representam o potencial básico de cada pessoa do mundo, assim como o de todas as coisas vivas (e mortas-vivas). A maioria das pessoas do mundo tem pontuações de Atributos que variam ente l (fraco) e 3 (bom), apesar de indivíduos excepcionalmente dotados terem pontuações de 4 (excelente) ou até mesmo 5 (máximo da capacidade humana). Atributos também podem possuir níveis zero, para definir pessoas com deficiências.

Os Atributos Físicos definem as condições do corpo e da mente de um personagem. Eles indicam quão forte, ágil e resistente o personagem é.

Os Atributos Físicos devem ser os Atributos primários de um personagem muito ativo fisicamente.

FORÇA - A Força é o poder puro e bruto de um personagem. Ela indica quanto peso um personagem é capaz de levantar, quanto ele pode empurrar e com qual força ele pode atingir um outro personagem ou objeto.

Nível:
● - Fraco: Pode levantar 20 kg
●● - Médio: Pode levantar 50 kg
●●● - Bom: Pode levantar 125 kg
●●●● - Excepcional: Pode levantar 200 kg 
●●●●● - Extraordinário: Pode levantar 325 kg e esmagar crânios como uvas.

Características Físicas relacionadas a Força. (Vou usar exemplos populares para facilitar a compreensão)


FEROZ: POSSUI UMA INTENSIDADE BRUTAL E UMA DETERMINAÇÃO FÍSICA AO EXTREMO. Ex: Hulk

INTRÉPIDO: FORTE FISICAMENTE E SEM TEMER OPOSIÇÃO. Ex: Bruce Lee

MUSCULOSO: PURA FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR. Ex: Conan

RUDE: UMA ATITUDE BRUTA E AGRESSIVA ALIADA A UMA RELUTÂNCIA A SE SUBMETER. Ex: Wolverine


DESTREZA - O Atributo Destreza mede a habilidade física geral de um personagem. Ela abrange a capacidade de manipular objetos com controle e precisão. Também incluídos sob o título Destreza estão a coordenação visual e motora.


Nível:
● - Fraco: Desajeitado e deselegante. Abaixe essa arma antes que você se machuque.
●● - Médio: Você não é nenhum estúpido, mas também não é especialista em tiro ao alvo.
●●● - Bom: Você é fera em CS e PES.
●●●● - Excepcional: Mãos Leves - Você poderia arrombar uma porta com um grampo.
●●●●● - Extraordinário: Faz truques com as mãos a lá Houdini - Pontaria apurada.


HÁBIL: DESTREZA EM GERAL E PERÍCIA QUE ENVOLVAM O USO DAS MÃOS. Ex: Ladrões de Banco, Batedores de Carteira, Relojoeiros, Pilotos de corrida.

PRECISO: FIRMEZA E PONTARIA APURADAS. Ex: Malabaristas, Atletas de Tiro ou Arremesso.

RÁPIDO: ESTA CARACTERÍSTICA REPRESENTA A VELOCIDADE E CAPACIDADE DE REAÇÃO. Ex: Policiais, Artistas Marciais.

AGILIDADE - O Atributo Agilidade abrange a velocidade, agilidade e a rapidez geral do personagem, assim como seus reflexos e a graciosidade dos movimentos.


Nível:
● - Fraco: Lento, não consegue acompanhar as pessoas numa caminhada.
●● - Médio: Sabe acompanhar alguns passos de dança, mas também não é um bailarino.
●●● - Bom: Você possui algum potencial atlético.
●●●● - Excepcional: Você poderia ser um acrobata se quisesse.
●●●●● - Extraordinário: Seus movimentos são fluidos e hipnóticos — quase sobrenaturais.


ÁGIL: LEVE E CHEIO DE PERÍCIAS, CAPAZ DE FAZER MOVIMENTOS ÁGEIS. Ex: Jogadores de Futebol, Lutadores, Corredores.

ATLÉTICO: POSSUI UM CORPO BEM CONSTITUÍDO E FLEXÍVEL. DOBRA, DESVIA, CORRE E SALTA COM FACILIDADE. Ex: Atletas em Geral.

GRACIOSO: CONTROLE E EQUILÍBRIO EM SEUS MOVIMENTOS ENVOLVENDO O CORPO INTEIRO. Ex: Equilibristas, Surfistas, Motoqueiros.


VIGOR - A Característica Vigor reflete a saúde, a resistência e o poder de recuperação do personagem. Ela indica por quanto tempo um personagem pode se esforçar e quanta punição física ele é capaz de suportar antes de sofrer traumas físicos. O Vigor também inclui um pouco de força psicológica, indicando a determinação e a tenacidade de um personagem em não desistir.

Nível:
● - Fraco: Se machuca com um vento forte.
●● - Médio: Tem saúde mediana e aguenta um soco ou dois.
●●● - Bom: Está em boa forma e raramente fica doente.
●●●● - Excepcional: Pode correr — e talvez vencer — em qualquer maratona que escolher.
●●●●● - Extraordinário: Possui a constituição de um verdadeiro Hércules.


INCANSÁVEL: TEM UM VIGOR DE CORREDOR, TENDO MAIS FÔLEGO PARA SEUS ESFORÇOS FÍSICOS QUE PESSOAS COMUNS. Ex: Maratonista, Triatleta, Montanhista.

ENÉRGICO: UMA PODEROSA FORÇA DE ESPÍRITO, UMA FORÇA INTERIOR QUE O IMPULSIONA E QUE, EM SITUAÇÕES FÍSICAS, VOCÊ PODE CONTAR COM ESTE RESERVATÓRIO DE ENERGIA E ENTUSIASMO. Ex: Soldados, Fuzileiros.

VIGOROSO: ESTA É A COMBINAÇÃO DE ENERGIA, PODER, INTENSIDADE E RESISTÊNCIA A DANO. Ex: Lutador de MMA, Lutador de Boxe.


Na segunda parte vou falar sobre os atributos Sociais que normalmente são os mais interessantes na construção de um personagem...


Um comentário:

  1. É o que eu estava procurando p/criar meu personagem; Mto bom e interessante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...