sábado, 1 de junho de 2013

Entrevista com Fábio Abreu, Jovem Escritor e Produtor Literário

Fábio Abreu escreve desde 1994, quando começou a trabalhar em roteiros de revistas em quadrinhos japoneses, os famosos mangás. Por mais de 6 anos ele foi fanzineiro e quadrinista do estilo. A sede por mais e mais o levou a empregar seu talento na criação de diversas histórias com tramas ainda mais complexas e minuciosamente elaboradas, foi quando ele começou seu primeiro livro e, daí para frente não parou. Sua vontade o fez elevar seu talento criativo e despontar entre um grupo seleto de jovens escritores.

Amante de música e cinema se voltou para literatura fantástica, estilo este que nunca mais abandonou. Integrante do Grupo Literário Ases da Literatura, sua publicação de estréia foi o conto SOLLARIA na antologia O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO pela Editora NOVO SÉCULO.

Algumas Perguntas para Fábio



Fórum MSM: Fábio, o que te inspira a escrever?

Fábio Abreu: Tenho plena convicção de que o que faço vem de Deus. Não saberia explicar como consigo extrair das pessoas lágrimas e emoções intensas ao ler meus trabalhos que não desta forma - Deus.


Fórum MSM: Quando e como surgiu a ideia de escrever Occärd – A Princesa e o Guardião? Fale-nos um pouco sobre o seu livro.

Fábio Abreu: Tenho outros trabalhos iniciados, mas preferi pausá-los e me voltar para este – Occärd – pois vai ao encontro do que gosto de fazer, fantasia épica. E também pelo fato de ser uma história fechada, sem a necessidade de uma continuação. Apesar de que existirão ganchos para isso, que não sei se vou ou não utilizar, algo a ser visto no futuro. Trata-se de uma fantasia que envolve dois itens que muito me fascinam, magia e dragões. Sei que é um assunto muito explorado, mas sempre digo que não é a história que você conta, e sim como você conta sua história que faz a diferença.


Fórum MSM: Conte-nos um pouco de Occärd e seus personagens? E de onde tirou esse nome?

Fábio Abreu: Então, Occärd é um nome conhecido de todos. Contudo, escrito de forma não convencional. Se inverter a leitura você terá a seguinte palavra Dräcco = Draco, ou seja, dragão em latim. Gosto muito de brincar com os nomes e anagramas que podem ser feitos com eles. Tenho isso como marca registrada em praticamente todos os meus trabalhos. Principalmente os de fantasia, pois escrevo romances também. A história de Occärd gira em torno de Áksa, uma jovem nativa de uma tribo distante dos reinos dos homens que se vê como líder de um povo inteiro aos dezesseis anos quando seu pai falece. Impulsionada pelo seu dever e honra, ela assume todas as responsabilidades que lhe cabiam, inclusive um enlace, antes arquitetado pelo seu falecido pai. E em meio a essa confusão, ela é desafiada a provar sua honra num desafio que não era exigido a ninguém daquele povo há séculos e parte numa jornada sozinha, em busca do último dragão vivo. E aí começam as aventuras dela numa jornada que será de descobertas e autodescoberta.

Fórum MSM: Eu sei que você ama os elfos. Quando surgiu esse amor na sua vida?

Fábio Abreu: Nossa! Eu não sei ao certo, mas te digo que este meu afeto inestimável pelos elfos cresceu depois de ler o Ciclo da Herança, principalmente ERAGON do Christopher Paolini. Eles são criaturas únicas, misteriosas, que beiram a perfeição. Sou suspeito para falar de elfos. Gosto demais!



Fórum MSM: Vamos falar um pouco do escritor, ok? Existem autores que dizem que começam a escrever e não sabem o que acontecerá no final da história. Como é no seu caso?

Fábio Abreu: Bom, eu sempre tenho a ideia central e logo quero um título. Isto é como estabelecer um “norte” para minha criação. Sempre desenvolvo a trama principal e, na sequência, o que virá para complementá-la, mas dificilmente consigo ter a visão exata do que virá num capítulo ou na história em si. Sempre me permito mudar fatos e acrescentar outros para enriquecer o contexto.

Fórum MSM: Qual será o seu próximo livro?

Fábio Abreu: Livro solo, com certeza será Occärd – A Princesa e o Guardião. E tenho em mente conseguir publicar em breve o conto TEU SILÊNCIO, MINHA RESPOSTA e dar continuidade a ele com o romance O ANJO DE CRETA. Esse conto tem arrebatado corações e pretendo investir num romance com fundo sobrenatural para desenrolar está trama que tem muito potencial.

Fórum MSM: Em que você se inspira para escrever a história, criar personagens e construir as tramas? Você se inspira em pessoas reais ou simplesmente vem da criatividade?

Fábio Abreu: Depende da trama criada e que tipo de história estou escrevendo. Se for algo de cunho fantástico, sigo minha inspiração. Difícil hoje é conseguir ser 100% original no que se cria. Pois lemos tantas histórias maravilhosas que acabamos por ser influenciados de alguma forma, querendo ou não. O importante é saber até que ponto é sua voz ou a voz de um “influenciador” que dita o que você escreve. No mais, Deus é minha inspiração. Sempre!

Fórum MSM: Que mensagem você quer passar para os seus leitores ?

Fábio Abreu: Na grande maioria, eu tento passar a mesma mensagem. O valor de uma das mais preciosas virtudes do homem: a amizade verdadeira. Eu ainda acredito que nas pessoas você consiga encontrar virtudes puras como essas e ter apoio e companheirismo para o resto da vida.

Fórum MSM: Além da arte de escrever, você possui algum outro talento artístico que te acompanha na sua vida?

Fábio Abreu: Rs Bom! Eu cantei 6 anos em coral, hoje só canto no chuveiro. Já desenhei mangá por muitos anos também, mas não o faço mais. Meu maior talento e talvez o único que acredito ser inspirado por Deus para que faça a diferença e alcance os corações é a escrita. Eu amo o que faço.

Fórum MSM: Qual a importância que o curso de estruturação de romance, ministrado pela autora Lycia Barros, teve em seu desenvolvimento como escritor?

Fábio Abreu: Nossa! Eu fiz o curso num daqueles momentos que você tenta ver a luz no fim do túnel e só vê incerteza. O módulo que eu fiz teve participação de duas outras profissionais maravilhosas: Eliane Raye e Janaina Vieira. A Lycia é fantástica e se tornou minha tutora literária. Sempre me aconselha e se tornou uma grande amiga. Superindico o curso da Fábrica de Autores ministrado por ela.

Fórum MSM: A antologia, intitulada O Último Dia Antes do Fim do Mundo, conta com o número de vinte novos escritores e foi organizada pela romancista carioca Lycia Barros. Como foi fazer parte desse seleto grupo?

Fábio Abreu: Um sonho. Um sonho realizado. Publicar meu primeiro livro foi fantástico e uma experiência que vou guardar com muito carinho para o resto da vida. Conheci pessoas fantásticas que nunca mais deixarei. E esta publicação não poderia ter vindo em momento mais oportuno. Fiz parcerias e conheci talentos que hoje são indispensáveis para minha formação como autor, entre eles as escritoras Glau Tambra e Maud Epascolato, dentre outros.

Fórum MSM: Fale um pouco sobre o seu conto na antologia "O Último Dia Antes do Fim do Mundo". Quais eram as suas expectativas e quais foram as críticas que você recebeu depois de publicado?

Fábio Abreu: Sollaria, também conhecido como o “bebê-monstro”. Rs – Sollaria foi algo mágico e inexplicável. Eu já tinha uma sinopse de um livro com esse título. Quando recebi o convite da Lycia, logo me veio à mente usar esse argumento para a criação. Contudo, teria de fazer uma compactação forte para reduzir um livro inteiro num conto. Tive problemas com o tamanho do conto. Lembro bem que sentei para escrevê-lo no dia 7 de setembro, eram 8:30h da manhã, e só terminei as 14 páginas restantes (das 17 que o conto teve ao todo quando concluído) às 22h, exausto e chorando. Foi um desafio, pois o prazo estava muito curto. Quando terminei de escrever, descobri que, por uma questão já discutida, o tamanho oficial seria de no máximo 10 páginas (A4). Meu mundo desabou, e é horrível dizer isso, mas pedi para sair do projeto. Meus amigos no projeto pediram o conto para ler e disponibilizei. A cada novo depoimento, eu me enchia de um misto de desespero, por ter que diminuir tantas páginas do trabalho, e contentamento, por estar alcançando tantas pessoas com minha história. No fim, o autor Robson Gundim se reuniu com mais oito autores e depois de uma conversa com nossa organizadora, ela decidiu não só não diminuir o número de páginas, mas dividir o conto em duas partes. Fiquei extremamente emocionado e tenso com a responsabilidade, meu conto abriria e encerraria a antologia. E de fato foi - Sollaria Alpha e Ômega.

Fórum MSM: Como escritor o que mais te deixa feliz?

Fábio Abreu: Saber que o que escrevo alcança os corações. Que faz a diferença naquele momento e que, com isso, passo um pouco de esperança e luz para quem lê minhas histórias. Posso citar um exemplo: uma amiga leu o conto TEU SILÊNCIO, MINHA RESPOSTA e havia terminado um noivado de 3 anos na semana anterior. Ela chorou ao término da leitura e, inspirada na história, decidiu procurar o ex-noivo e tentar uma segunda chance para eles. Isso para mim, como autor, foi fantástico.

Fórum MSM: Como você analisa a literatura brasileira contemporânea e como isso está refletindo no mundo?

Fábio Abreu: Estamos na melhor fase da literatura para os brasileiros, em minha opinião. Com o Facebook e outras “armas de marketing” em massa, podemos alcançar qualquer um, em qualquer canto do planeta que possua internet. Fazer-se conhecido e mostrar seu trabalho é primordial para o sucesso de quem está chegando agora no mercado. Não é à toa que nomes como Sphor, Draccon e Vianco já tem reconhecimento internacional. Muito feliz com isso, vamos ganhar o mundo!

Fórum MSM: Em sua opinião, quais os melhores escritores brasileiros que surgiram na última década?

Fábio Abreu: Já citei alguns acima, mas existem outros que merecem ser citados. Não vou citar os clássicos, acho que nem precisa. Mas quero destacar nomes como Lilian Reis, Kiko Riaze, Renata Ventura, Lycia Barros, Eliane Raye, Bento de Luca entre outros. E quero dispor deste espaço para citar nomes que ainda terão seu momento sob os holofotes e merecem essa honra, pois são talentos inestimáveis: Glau Tambra, Maud Epascolato, M. J. Atalaia, Robson Gundim, Lucas Odersvänk, Marcelo Maropo, Cristiane Broca, Adriana Ramiro, Pâmela Filipini e outros.

Fórum MSM: Quais são os seus livros e escritores favoritos? E o gênero literário favorito?

Fábio Abreu: Bem, eu amo e escrevo (preferencialmente) literatura fantástica, fantasia é minha veia. Tenho os três lordes que já citei acima, Sphor, Vianco e Draccon, como referências nacionais. Contudo, aqueles que mudaram minha existência como autor serão sempre eternos: Tolkien, Lewis, Rowling, Riordan e Martin. No entanto, tem um autor (que já citei acima também) por quem tenho um apreço inestimável: Mr. Christopher Paolini. Quer arrumar encrenca? Fale mal desse cara perto de mim. rs

Fórum MSM: Qual livro você está lendo no momento? Fale-nos um pouco sobre ele e o que te chamou a atenção nessa leitura.

Fábio Abreu: Estou lendo dois livros simultâneos. Sim, eu faço isso. Rs. EM CHAMAS, da Suzanne Collins. Já havia lido o primeiro da trilogia e gostei, desvendar Katniss – a garota em chamas mais fria que já vi – é um paradoxo estimulante. Rs. E estou lendo LONGE DOS OLHOS, um romance do Alex Andrade, autor que conheci num evento aqui no Rio de Janeiro. Trata-se de um romance homoafetivo, já havia lido outro na mesma linha e, como conheci o autor, comprei o livro e está sendo bem agradável a leitura.

Fórum MSM: Quais suas principais influências literárias?

Fábio Abreu: Citar nomes seria chover no molhado. Mas posso dizer que tenho visto alguns autores nacionais que galam seu espaço dia a dia e isso me inspira. Minha influência como autor vem de grandes épicos da literatura internacional, mas os autores nacionais que se lançam com maestria nesta linha literária tem arrebatado meu coração. Viva a fantasia!

Fórum MSM: Qual a sua visão sobre a crescente em que se encontra os gêneros de fantasia, ficção e etc. no Brasil?

Fábio Abreu: Excelente! Melhor impossível! Sinal de que o brasileiro tem perdido um pouco do preconceito em relação ao que é feito aqui, as obras tipicamente “tupiniquins”. Espero que esse movimento cresça e se torne algo volumoso ao ponto de não ser mais ignorado por nenhum leitor que se interesse por fantasia. E que suas estantes sejam repletas – não apenas – de livros com assinaturas internacionais.

Fórum MSM: Você mencionou que o ASES DA LITERATURA lhe rendeu boas parcerias. Pode nos falar mais? Existe algum projeto do grupo?

Fábio Abreu: Sim e não! Rs. Logo após o lançamento do livro O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO, eu tive uma ideia para um projeto, que está em pleno vapor neste momento. O nome do projeto é “Conto dos 7”. Consiste num projeto-livro em que sete escritores trabalham cada um num conto sempre com temas voltados para o número 7 e sua mística. A primeira antologia, com o tema OS SETE PECADOS CAPITAIS, está para ser concluída com trabalhos que vão surpreender pela qualidade e criatividade. Agradeço a Deus a oportunidade de trabalhar com pessoas tão dedicadas e talentosas. Fica aqui o meu respeito pelos escritores que acreditaram no meu projeto e o abraçaram junto comigo: Maud Epascolato, Glau Tambra, Lu Franzin, Marcelo Maropo, Lucas Odersvänk e Moisés Suhet. Vocês são incríveis!

Fórum MSM: Nota-se como você tem projetos e trabalhos em andamento. Como consegue coordenar seu tempo para atender a tantas demandas.

Fábio Abreu: Ainda coordeno, com a ajuda incondicional de Renan Santos, Karoline Neves e Patrique Mamedes, o projeto de um livro chamado O DIÁRIO DE UM ESCRITOR. E posso definir a resposta para esta pergunta em apenas uma palavra: AMOR.

JOGO RÁPIDO

Um livro: ERAGON
Uma pessoa: MINHA MÃE
Um desejo: ALCANÇAR MUITOS CORAÇÕES COM MINHAS HISTÓRIAS
Uma música: CONQUISTA DO IMPOSSÍVEL (ALINE BARROS)
Uma comida: PIZZA =P
Uma bebida: SUCO DE MAÇÃ COM SOJA
Uma inspiração: DEUS
Uma frase: O VERDADEIRO DOM DE UM ESCRITOR NÃO É O DE ESCREVER BELAS HISTÓRIAS, MAS SIM ALCANÇAR OS CORAÇÕES COM SUAS PALAVRAS.
Felicidade: CONCLUIR UM NOVO TRABALHO, E SABER QUE TIVE ÊXITO!

Por fim, pode deixar uma mensagem ou uma dica para os futuros escritores...

Amados, o maior obstáculo que pode existir está dentro de nós mesmos: o medo de tentar, transpor e ir além. Nunca deixe que ninguém diga que você não pode algo. O sonho do homem é o que alimenta sua alma. Persista, prossiga e nos conte sua vitória depois! =)
Obrigado pelo carinho!

Vargas, obrigado pelo espaço e pela consideração, querido! Sucesso!

Eu é quem tenho que agradecer por fazer parte desse projeto lindo, tenho uma fé inabalável em acreditar que vamos conseguir alcançar nossos objetivos. Também desejo a você todo Sucesso!

12 comentários:

  1. Maravilhoso! Obrigado pelo carinho, fé e espaço querido! Abçs

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista! Eu tive a honra de ler "TEU SILÊNCIO, MINHA RESPOSTA" e de conhecer um pouco sobre Occärd – A Princesa e o Guardião. Ambos são ótimos trabalhos. O Fábio tem um grande potencial, ele sabe que eu sou fã dele, fica até suspeito dizer essas coisas.

    Mas é isso aí. Sucesso! Tu vai longe Fábio, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Laplace. Honra é ter um retorno fantástico de meus trabalho como o seu em relação ao TEU SILÊNCIO, MINHA RESPOSTA. rs Ainda é estranho ouvir pessoas tão talentosas dizerem ser minhas fãs. Um dia aprendo a lidar com isso. Deus te abençoe em sua jornada querido! Obrigado pelo carinho.

      Excluir
  3. Meu querido... Que orgulho fazer parte da sua história. Ver nosso trabalho gerar frutos e amizades como a sua não tem preço e vou levar isso para sempre dentro de mim. Obrigada, mesmo...MUITO OBRIGADA pelo seu carinho, pela sua confiança, pela sua amizade. Que seu sucesso seja um exemplo para muitos jovens talentosos que não desistem nunca! Sucesso, sucesso e mais sucesso. Te adorooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, você é especial demais e super responsável pela minha formação como autor. Sempre que puder quero sua presença não só no mundo literário, mas em minha vida. Deus te abençoe e que O PORTAL ganhe o mundo em suas três edições. Muito obrigado pelo carinho. Saudades...

      Excluir
  4. Meu querido... Que orgulho fazer parte da sua história. Ver nosso trabalho gerar frutos e amizades como a sua não tem preço e vou levar isso para sempre dentro de mim. Obrigada, mesmo...MUITO OBRIGADA pelo seu carinho, pela sua confiança, pela sua amizade. Que seu sucesso seja um exemplo para muitos jovens talentosos que não desistem nunca! Sucesso, sucesso e mais sucesso. Te adorooooo.

    ResponderExcluir
  5. Querido Fábio, suas palavras possuem magia, nos transporta para outra dimensão. Esse é o seu talento emocionar aqueles que são amantes da leitura, de uma ótima leitura. Obrigada pela lembrança. Te desejo muito sucesso e que o mundo conheça seu talento. Te admiro, meu amigo! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glau, sua linda! Obrigado pelo carinho, dedicação, paciência e companheirismo amiga. Acredito demais no nosso trabalho e sei que vamos caminhar por muito, muito tempo juntos nessa jornada. Sucesso amiga!

      Excluir
    2. Glau, pessoa incrível. O que seria de mim sem sua amizade, paciência e companheirismo? rs Espero que nossa jornada juntos dure muito tempo. Obrigado pelo carinho de sempre.

      Excluir
  6. Querido Fábio, tenho que dizer que suas palavras possuem magia, pois nos transporta para outros mundos dentro das mais diversas dimensões. Sem contar na emoção que sentimos ao ler seus trabalhos. O mundo precisa conhecer seu talento. Desejo-te muito sucesso nesta jornada no mundo literário e muito obrigada pela lembrança. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. E eu posso dizer com toda certeza, Fabio Abreu é um dos três escritores nacionais favoritos. Seus escritos me encantam, me prendem, me fazem sonhar, amar , amar e amar. Só acontece com autores que derramam a alma no teclado, estampanda-a no word.

    ResponderExcluir
  8. E eu posso dizer com toda certeza, Fabio Abreu é um dos três escritores nacionais favoritos. Seus escritos me encantam, me prendem, me fazem sonhar, amar , amar e amar. Só acontece com autores que derramam a alma no teclado, estampanda-a no word.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...