segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Livros Para Ler Antes de Morrer - Romance Policial & Investigação.


Mais uma lista para não perder o costume, como prometida a lista dos Livros Para Ler Antes de Morrer de Romance Policial & Investigação.
Aguardo agora o contato de vocês para que outro tipo de lista vocês gostariam de ver compartilhada no BLOG.

Agatha Christie - Ten Litlle Niger/And Then There Were None (O Caso dos Dez Negrinhos)

O Caso dos Dez Negrinhos é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1939. É o livro mais vendido de Agatha Christie, e também um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com cerca de 100 milhões de cópias vendidas.O título do livro causou polêmica, principalmente nos Estados Unidos, por conta dos "negrinhos" no título. Por isso, no mercado norte-americano ele é conhecido como And Then There Were None ou Ten Little Indians. O livro chegou a ser publicado no Brasil nos anos 50, com o título de O Vingador Invisível, e em 2008, com o título de E Não Sobrou Nenhum.

A história passa-se numa ilha deserta situada na costa de Devon, sendo que ela é narrada totalmente na terceira pessoa e descreve a vivência de dez estranhos (entre si) que foram atraídos para a mansão da ilha por um misterioso homem e sua esposa, que têm as mesmas iniciais: U. N. Owen.

Sinopse: "Dez pessoas são convidadas a passar alguns dias em uma ilha chamada Ilha do Negro, esta estava há dias sendo motivo de discussão em jornais e revistas e mexericos na aldeia vizinha a respeito de quem era seu novo dono. Após chegarem na ilha, se surpreendem ao saber que o dono da casa não está presente, que pretende chegar logo mas que os convidados devem se sentir a vontade e aos cuidados do casal de empregados da casa.
       Quando os hóspedes já estavam se conhecendo e sentindo-se mais a vontade na casa, uma gravação expõe crimes dos quais cada um deles é acusado de cometer. Um dos convidados morre asfixiado com algo que havia em sua bebida e na mesma noite também a mulher que era empregada da casa morre dormindo. O medo começar a assolar a todos quando eles descobrem que a sequência de mortes acontece conforme a narração da história infantil dos dez negrinhos.
       Depois de vasculhar a ilha a procura do assassino, os hóspedes passam a desconfiar uns dos outros, chegando a conclusão de que o dono da casa está disfarçado entre eles, e daí por diante o enredo nos trás a dúvida sobre quem é o responsável pela terrível sucessão de mortes que acontece na ilha, se de algum jeito existe alguém mais na mansão e nos faz mudar frequentemente de suspeito, levando-nos a conhecer os personagens mas em momento algum a nos afeiçoar por eles."


Sir Arthur Conan Doyle - The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskerville)


The Hound of the Baskervilles (em português, O Cão dos Baskerville) é um livro escrito por Sir Arthur Conan Doyle, tendo como protagonistas Sherlock Holmes e Dr. Watson. Publicado em 1902, a história era originalmente dividida em partes, impressas pela revista Strand Magazine de agosto de 1901 a Abril de 1902.
É considerada a melhor aventura do famoso detetive. Se você gosta de histórias de investigação que ao mesmo tempo fazem você sentir medo, tensão e ansiedade, essa com certeza é uma das melhores e não pode faltar na sua estante!


A história começa a se formar a partir do momento em que Dr. Mortimer, amigo do recém-falecido Sir Charles Baskerville(que supostamente morreu pela maldição da família), procura Sherlock Holmes em busca de ajuda para proteger o herdeiro Sir Henry Baskerville da maldição que há anos amedronta essa família, a qual conta sobre um cão fantasmagórico que persegue e mata quem carrega o sangue Baskerville.


Sinopse: "Em O cão dos Baskerville, Sherlock Holmes e o dr. Watson investigam a morte de sir Charles Baskerville, numa história eletrizante que se tornou um clássico da literatura policial.
Em meados do século XVII, um lendário cão do inferno matou Hugo Baskerville na charneca da propriedade familiar, em Dartmoor, e nunca mais parou de assombrar a família. Séculos depois, quando sir Charles Baskerville morre em circunstâncias misteriosas, seu herdeiro, sir Henry, recebe uma ameaçadora carta anônima.
Alarmado, Henry Baskerville aciona Sherlock Holmes. O detetive encarrega seu assistente, o dr. Watson, de acompanhar sir Henry enquanto se instala em segredo num povoado próximo para descobrir quem teria interesse em eliminar o último dos Baskerville e, assim, apoderar-se de sua herança. Com seus infalíveis métodos de dedução, Sherlock Holmes tenta evitar que o assassino de sir Charles faça mais uma vítima na família."


Agatha Christie -  Murder on the Orient Express (O assassinato no Expresso do Oriente)


Um excelente thriller policial. Agatha Christie com certeza faz jus ao título de “Rainha do Crime” que lhe foi conferido, como pode ser visto nesse livro envolvente e genial.

A história começa com o detetive Hercule Poirot, que acabara de resolver um caso na Síria e agora precisava retornar para casa a bordo do Expresso do Oriente. A princípio Hercule enfrenta alguns problemas, sendo o principal deles a falta de quartos disponíveis, visto que naquele dia o Expresso está com uma quantidade de passageiros particularmente grande para aquela época do ano. Após um dos passageiros não comparecer, o detetive enfim embarca e o trem parte.

Assassinato no Expresso do Oriente é um romance policial curto, objetivo, e que faz você tentar descobrir quem foi o assassino até as últimas páginas, o que parece meio impossível, até por que há muitas pessoas envolvidas no caso.



Sinopse:
"Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime."

Edgar Allan Poe - Murders in the Rue Morgue (Os Assassinatos da Rua Morgue)


The Murders in the Rue Morgue é um conto escrito por Edgar Allan Poe e que foi publicado pela primeira vez na Graham's Magazine, em abril de 1841.

Que Holmes e Poirot são grandes detetives do romance policial, todos sabem, mas poucos conhecem o nascimento das histórias de detetives.
Assassinatos na Rua Morgue, de Allan Poe, foi a obra que iniciou esse movimento literário que ganhou fama com as histórias escritas por Conan Doyle e Agatha Christie, e trás um caso um tanto quanto intrigante no conto principal do livro. Outros contos macabros neste livro certamente agradam aos fãs de terror/suspense, tais como O Gato Preto e Nunca Aposte Sua Cabeça com o Diabo, que trazem figuras medonhas e misteriosas em seu enredo.
Por ser um Pocket Book seu custo comparado com os Best-Sellers é bem barato, e nem por isso o leitor será privado de boas histórias, aliás, que sempre dão vontade de ler novamente quando chega-se ao fim do livro.


Sinopse:
"O livro conta a história de dois brutais assassinatos em Paris, casos que parecem insolúveis pois não parecem terem sido cometidos por um ser humano, até que o detetive Francês Monsieur C. Auguste Dupin, o fascinante personagem de Poe,  assume o caso e, usando sua estupenda inteligência e através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue."

Raymond Chandler - The Big Sleep (À beira do abismo)


Tudo começa com o que parece ser um clássico caso de chantagem, quando o detective Marlowe é contratado pelo velho general Sternwood para averiguar quem está por detrás do misterioso pedido de dinheiro. A situação, contudo, torna-se sucessivamente mais complexa, à medida que, com o revelar de novas e estranhas personagens, também o rasto de cadáveres começa a surgir.
Uma obra intrigante e envolvente, na linha do romance policial clássico, e ela própria um clássico. Philip Marlowe é um dos detectives privados mais famosos da literatura policial e este seu primeiro caso explica-nos claramente o porquê da sua notoriedade. Afinal, no lado mais sombrio da lei, quando as próprias autoridades fecham os olhos ao crime, uma personagem que desvenda um mistério tão improvável como o deste À Beira do Abismo não pode ser menosprezada.
Um clássico, sem dúvida, para os apreciadores do romance policial. E também uma excelente leitura. Recomendo.

Sinopse:
"Philip Marlowe estava limpinho, barbeado, arrumado e sóbrio sem se incomodar com que essa aparência comportada pudesse provocar. Estava apenas se apresentando dentro do figurino - na melhor forma que um detetive particular bem-vestido pudesse estar. Porque ele estava protegendo quatro milhões de dólares.
Esses quatro milhões de dólares - um velho general paralítico e suas duas lindas filhas( a primeira era uma jogadora inveterada e a outra uma degenerada sexual)- representavam uma tentação para toda sorte de vigaristas, chantagistas, gangsters e assassinos.
E a coisa toda se transforma subitamente num esquema de ¨atirar primeiro e olhar depois¨quando Marlowe decide enfrentar o mundo do crime californiano."

John Le Carré -  Tinker, Taylor, Soldier, Spy (O Espião Que Sabia Demais)

Este é o primeiro livro da Trilogia Karla, trazendo o espião afastado George Smiley. Smiley é convidado a investigar quem é a "toupeira" do serviço secreto britânico (conhecido como Circus). Simples assim (não é simples assim) e é sobre isso que o livro inteiro se trata: a investigação. Ou poderia ser, já que o autor nos traz muitas informações, tanto sobre o serviço secreto, quanto sobre os sentimentos e preocupações de cada personagem.
George Smiley é ajudado por Peter Guillam que é outro espião de importância na estória.
As milhares de coisas que o autor joga no colo do leitor durante o livro inteiro, nos fazendo sentir burros e desentendidos, fazem sentido no final. Faz perfeito sentido.

Eu recomendo para quem aceita um desafio literário. Se você ler este livro, por favor me envie suas impressões sobre ele, pois seria ótimo.



Sinopse:
"Neste romance a trama está centrada na busca por um agente soviético infiltrado na cúpula do Serviço Secreto inglês e para isso e chamado de sua aposentadoria o principal personagem de Le Carre: George Smiley. Ao contrário de James Bond , Smiley é baixo , gorducho , algo calvo , depressivo e corno-manso (esta última característica é fundamental no romance). Andando por ruas chuvosas , conversando com velhos membros subalternos do Serviço Secreto colocados na geladeira ou aposentados , revirando arquivos empoeirados a procura de pastas velhas , Smiley faz uma expedição arqueológica ao passado do Serviço e a seu própio passado ; é um desencavar de velhas traições e velhas amarguras."

Agatha Christie - The Murder of Roger Ackroyd (O Assassinato de Roger Ackroyd)


Mais um Romance de Agatha Christie que tem como personagem principal o brilhante e extremamente meticuloso detetive belga Hercule Poirot. Decidido a aposentar-se da vida de investigações sobre assassinatos, traições, vinganças, Poirot resolve mudar-se para a pacata vila Britânica Kings About. No entanto, um grande amigo de seu mais recente vizinho, Dr Sheppard - que é quem nos narrará a história a partir de seu particular ponto de vista - é assassinado, cabendo a este narcisista homenzinho de bigodes pronunciados a sua solução.

A trama gira em torno do assassinato, logo no início do livro, de Roger Ackroyd que é um cidadão rico e proeminente, paciente e amigo do Dr Sheppard. Morto a punhaladas com adaga tunisiana de sua propriedade, Roger havia recebido uma carta de sua falecida amante, Mrs Ferrars, logo antes de ser assassinado.



Sinopse: 
"Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vitima de chantagem. Agora, que as trágicas noticias sobre a sua morte apontavam para um suicídio por overdose, eram muitas as perguntas que pareciam não ter resposta.
Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas do caso, Ackroyd ver-se-ia envolvido num homicidio brutal: o seu!
O Dr. Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detective reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho era nem mais nem menos que o belga Hercule Poirot."

2 comentários:

  1. Muito boa lista , parabéns .

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista, vou ler todos os livros. Começando com os da Agatha. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...