sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pequenas doses de inspiração


Inspire-se com frases de escritores sobre a arte de escrever.

Imagem © Stiven | Dreamstime.com

Pequenas doses de inspiração.


Uma seleção com as melhores frases e citações sobre ser escritor, criar histórias de ficção, estimular a criatividade e trabalhar com produtividade.

‎”Para ser um bom escritor você precisa de 3% de talento e 97% de força de vontade para não se distrair com a internet.” — Anônimo
‎”Ficção é uma mentira e boa ficção mostra uma verdade dentro dessa mentira.” — Stephen King
‎”Escreva com a alma, não a partir do que você acha que o mercado editorial quer. O mercado é volúvel, a alma é eterna.” — Jeffrey A. Carver
“O cotidiano está repleto de boas histórias esperando por um escritor com competência para contá-las. Aprenda e exercite o hábito de reconhecer personagens interessantes ao seu redor. Eles são fonte inesgotável de inspiração.” — Diego Schutt
“Escrever é, em essência, reescrever. É descobrir e trabalhar todos os detalhes da sua voz de escritor e explorar todas as suas possibilidades para criar histórias únicas.” — Diego Schutt
‎”Tenha em mente que você deve escrever para você mesmo. Crie a história que você desesperadamente quer ler.” — Susan Isaacs
“O leitor quer suas expectativas correspondidas, mas ele não espera receber nada de mão beijada. Ele está disposto a sofrer com o personagem contanto que se sinta recompensado de alguma forma no final da narrativa.” — Diego Schutt
“Escrever é como prostituição. Primeiro você faz por amor, depois para alguns amigos próximos e depois por dinheiro.” — Moliere
“Os gêneros literários têm correspondência direta com a reação que o escritor pretende provocar nos leitores.” — Diego Schutt
‎”Locais de trabalho estimulantes devem ser evitados. Escolha um espaço sem janelas para que a imaginação e memória possam se encontrar no escuro.” — Annie Dillard
“Escrever boas histórias implica basicamente em criar personagens em mutação, confrontá-los com desafios e observar suas trajetórias.” — Diego Schutt
“Eu não estava mentindo! Estava escrevendo ficção com a boca.” — Homer Simpson
‎”Case com suas historias – leve elas a sério e escreva todos os dias – ou tenha um relacionamento aberto – escreva somente quando você tiver vontade – mas saiba qual das opções você escolheu e suas repercussões.” — Anônimo
‎”Meu marido me fez ver que não fazia o menor sentido eu escrever sobre coisas que não me diziam respeito. Que escrever sobre culturas que você não conhece pode fazer com que o texto pareça uma redação escolar. (…) Daí, comecei a falar sobre as minhas próprias histórias. Elas não são mais legais que as dos outros. O que as faz interessantes é que eu sei contar bem uma história.” — Fernanda Young
‎”Nada no mundo é mais importante do que persistência. Talento não é; nada é mais comum do que pessoas mal-sucedidas com talento. Genialidade não é; gênios não recompensados é quase um provérbio. Educação não é; o mundo está cheio de párias educados. Persistência e determinação são onipotentes.” — Calvin Coolidge
‎”Ou escreva alguma coisa que valha a pena ler ou faça alguma coisa que valha a pena escrever sobre.” — Benjamin Franklin
‎”Minhas idéias geralmente não vêm quando estou escrevendo mas enquanto estou vivendo.” — Anais Nin
“Escrever é explorar. Você começa do nada e aprende durante o processo.” — E. L. Doctorow
‎”Escrever é sobretudo uma questão de trabalho. (…) É tudo conquistado penosamente. Aliás, quando está a sair com facilidade, eu desconfio logo. Aquilo que vem muito depressa não pode ser bom.” — António Lobo Antunes
‎”Venho escrevendo peças de teatro por mais de 30 anos, mas nunca consegui explicar de onde elas vêm. Elas geralmente surgem de inquietações, uma sensação de desconforto. As vezes esse desconforto é comigo mesmo, as vezes é com o mundo.” — Donald Marguilies
‎”Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não.” — José Saramago
“A arte de saber escrever bem é diferente da arte de saber contar boas histórias.” — Ziraldo
‎”Escrever tornou-se um processo de descoberta tão profundo que eu não via a hora de começar a trabalhar na manhã seguinte: eu queria saber o que eu ia dizer.” — Sharon O’Brien
‎”Para mim a literatura serve para perguntar. Perguntar é uma maneira de sobreviver no mundo. Quem pergunta é porque não sabe, mas também porque quer saber. (…) Perguntar é isso: absorver o mundo de um novo ponto de vista, ou seja, o meu – o que implica, quase automaticamente, inaugurar um novo mundo.” — João Silvério Trevisan
‎”Quando pergunta, a gente se reinventa: acaba, na verdade, descobrindo-se a si mesmo. E essa é a função maior de perguntar, pois a necessidade de entender o mundo está acoplada à necessidade básica de me entender. E me entender, diga-se, é me tirar do nada, é me criar.” — João Silvério Trevisan
‎”Existem 3 regras para se escrever um livro. Infelizmente, ninguém sabe quais são elas.” — W. Somerset Maugham
‎”Um livro bom conta a verdade sobre seu herói. Um livro ruim conta a verdade sobre seu autor.” — Gilbert K. Chesterton
“Escreva o primeiro rascunho com seu coração. Depois reescreva-o com sua cabeça.” — Extraída do filme Encontrando Forrester
‎”Gosto dos livros novos, mas amo sobretudo os livros usados: eles carregam consigo a sua própria história; possuí-los é quase como se apoderar de uma outra vida.” — Rafael Lotério
“Melhor escrever para agradar você mesmo e não ter leitores do que escrever para os leitores sem ser verdadeiro a você mesmo.” — Cyril Connolly
‎”Escrever com habilidade é criar um contexto no qual outras pessoas possam pensar.” — Edwin Schlossberg
‎”Aquilo que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.” — Samuel Johnson
‎”Escrever é uma forma de esquizofrenia aceitada socialmente.” — E.L. Doctorow
‎”Se existe um livro que você realmente quer ler, mas que não foi escrito ainda, então você deve escrevê-lo.” — Toni Morrison
‎”Se meu médico dissesse que tenho apenas 6 minutos de vida, eu não ficaria chocado. Apenas digitaria um pouco mais rápido.” — Isaac Asimov
‎”Se eu pegar no sono com uma caneta na mão, não remova-a – talvez eu esteja escrevendo nos meus sonhos.” — Terri Guillemets
‎”Escrever é uma atividade que exige provas constantes do seu talento para aqueles que não tem talento nenhum.” — Jules Renard
‎”Prosa é arquitetura, não decoração de interiores.” — Ernest Hemingway
‎”O primeiro capítulo vende o livro. O último capítulo vende o próximo livro.” — Mickey Spillane
‎”Não sei de onde minhas ideias vêm, mas eu sei para onde elas vão. Elas vão para minha escrivaninha, e se não estou lá, elas vão embora.” — Philip Pullman
‎”A diferença entre ficção e realidade é que ficção tem que fazer sentido.” — Tom Clancy
‎”Não considere nada como prova só porque está escrito em livros, já que um mentiroso que engana com sua língua não hesitará em fazer o mesmo com sua caneta.” — Maimonides
‎”Começo com um personagem, geralmente, e quando ele se levanta e começa a se movimentar, tudo que posso fazer é correr atrás dele com lápis e papel tentando acompanhá-lo por tempo suficiente para escrever o que ele diz e faz.” — William Faulkner
‎”Encontre a emoção principal; isso pode ser tudo que você precisa saber para encontrar sua história.” — F. Scott Fitzgerald
‎”É melhor escrever sobre coisas que você sente do que sobre coisas que você sabe.” — L P. Hartley
‎”Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” — Pablo Neruda
‎”Escrever não é como pintar onde você adiciona. Não é o que você coloca na tela que o leitor vê. Escrever é mais como uma escultura onde você remove, elimina com o objetivo de tornar o trabalho visível. Mesmo as páginas que você exclui, de certa forma, permanecem lá.” — Elie Wiesel
“Uma história é forma mais poderosa de segurar um espelho onde as pessoas possam ver o que quer que elas precisem ver naquele momento das suas vidas.” — Ian Berry
“Você deve escrever até chegar em um ponto onde sua criatividade ainda esteja ativa e você sabe o que vai acontecer na sequência.” — Ernest Hemingway
‎”Escrever nos dá uma ilusão de controle, e então você se dá conta de que é apenas uma ilusão, que cada pessoa traz sua própria bagagem para o processo.” — David Sedaris
‎”O momento em que você reconhece sua falta de talento é um sinal de genialidade.” — Stanislaw Jerzy Lec
‎”Não há problema nenhum em escrever porcarias – desde que você edite de forma brilhante.” — C. J. Cherryh
‎”Escrever é 1% de inspiração e 99% de eliminação.” — Louise Brooks
‎”A principal forma de aprender a contar histórias não é através de filmes ou livros; é através de outras pessoas.” — Donald Miller
‎”Os elementos que trazem significado para uma história são os mesmos que trazem significado para a vida.” — Donald Miller
“A era da informação está chegando ao fim. Ela está desmoronando ao redor do princípio humano que busca desesperadamente uma história com significado, sem adornos, e um drama cativante que seja um espelho da vida”. — Robert Bruce
‎”Uma história é viril, rara, inesquecível. E quando bem feita, é mais verdadeira do que simples fatos.” — Robert Bruce
“Toda vez que dois personagens estão falando sobre um terceiro, a cena é uma merda.” — David Mamet
‎”O trabalho do dramaturgo é fazer a audiência se perguntar o que vai acontecer na sequência. Não é explicar o que acabou de acontecer, ou sugerir o que vai acontecer em seguida.” — David Mamet
‎”Desejo e transformação são ingredientes indispensáveis em uma história de ficção, seja na vida dos personagens ou na experiência literária dos leitores.” — Diego Schutt
‎”Escritor não tem estilo. Quem tem estilo é o personagem.” — Raimundo Carrero
“Em literatura, as vezes, o caos é ordem.” — Raimundo Carrero
‎”Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi.” — Mário de Andrade
‎”O único meio de suportar a existência é despojar-se na literatura como numa orgia perpétua.” — Flaubert
‎”Escrever é estar em comunhão permanente com a humanidade. Em comunhão e confrontação, por mais contraditório que seja.” — Raimundo Carrero
‎”Uma frase não é um amontoado de palavras, meteoritos que caem na página. Elas precisam ser identificadas e estudadas.” — Raimundo Carrero
‎”O teste de qualquer ficção de qualidade é que você deve se preocupar com os personagens; os bons se darem bem, os maus se darem mau. O problema com grande parte das obras de ficção é que você quer que todos os personagens vão para o inferno juntos, o mais rápido possível.” — Mark Twain
‎”É preciso não ter medo de criar. Por que o medo? Medo de conhecer os limites da minha capacidade? Ou medo do aprendiz de feiticeiro que não sabia como parar?” — Clarice Lispector
‎”Histórias são metáforas para vida. Elas nos levam além do factual para o essencial.” — Robert McKee
“Escrever pode ser uma ótima terapia, mas você está se investigando, e se você está escrevendo ficção e criando personagens, uma certa dose de autoexame e autocrítica é inevitável.” — Simon Brett
‎”Se existe em qualquer texto algo dito com duas frases que poderia ser dito de forma clara e envolvente com apenas uma, é trabalho de um amador.” — Robert Louis Stevenson
‎”O que faz qualquer um de nós pensar que temos algo a dizer que os outros precisam ler? Se eu insisti em escrever ficção por estes longos e duros anos, a única razão é minha convicção de que tenho uma história que eu devo contar (…) O resto é simplesmente coragem e determinação.” — Alix Christie
‎”Eu não era nem a escritora mais talentosa, nem a mais inteligente do meu grupo de escrita, mas eu fui aquela que insistiu em escrever.” — Karen Joy Fowler
‎”Como arte de qualquer tipo, histórias tem uma função na sociedade. Elas oferecem novas formas de ver, de sentir empatia, de fazer sentido de nós mesmos nesse mundo.” — Alix Christie
‎”Ficção é uma arte de sociedades onde a fé está passando por algum tipo de crise. Culturas que se satisfazem em dividir certezas produzem poesia e teatro, mas livros são ferramentas íntimas e necessárias para lutar com tudo que a vida nos confronta.” — Mario Vargas Llosa
‎”No doloroso ato de criar mundos, nós criamos a nós mesmos.” — Alix Christie
‎”Ficção é a arte de criar, explorar e resolver crises e conflitos de personagens.” — Diego Schutt
‎”Escrever é preencher furos, criando armadilhas e seduzindo o leitor, assim como quem borda um tapete. Na talagaça limpa, os furos vão sendo fechados pela agulha e pela linha que completam o desenho.” — Raimundo Carrero
‎”Tudo isso é fundamental. Escolher aqueles instantes que são decisivos. Ter a informação e saber distribuí-la no texto de modo a formar um pacto com o leitor. Trazê-lo para junto de nós. Convencê-lo pela continuidade. Pela sequência.” — Henry James
‎”Escrever sem estilo é o máximo que, quem escreve, chega a desejar.” — Clarice Lispector
‎”Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro.” — Clarice Lispector
‎”O que nenhuma esposa de escritor consegue entender é que um escritor está trabalhando quando está olhando para fora da janela.” — Burton Rascoe
‎”O problema que seu protagonista encontra não só define a ação da história para seu público como também define o personagem e nos dirá se devemos nos preocupar com ele ou não.” — Linda Cowgill
‎”Saiba o que você está vendendo. Qual é sua história e porque outras pessoas vão se interessar? (…) Se é uma história de amor, você está vendendo romance. Se é uma comédia, você está vendendo risadas. Se é um suspense, você está vendendo calafrios.” — Linda Cowgill
‎”O que eu gosto em um bom escritor não é o que ele diz, mas o que ele insinua.” — Logan Pearsall Smith
‎”O momento certo para começar a escrever um artigo é quando você o terminou e está satisfeito com o que escreveu. Nessa hora, você já deverá ter começado a entender de forma clara e lógica o que realmente quer dizer.” — Mark Twain
‎”Metáforas concentram mais verdades em menos espaço.” — Orson Scott Card
‎”É impossível desencorajar os escritores de verdade – eles não se importam com o que você diz, eles vão escrever de qualquer jeito.” — Sinclair Lewis
“Narrativas sempre têm um caráter político porque as pessoas escolhem quais delas vão contar.” — Nili Kaplan-Myrth
‎”Todos os dias uma legião de escritores enfrenta a página em branco porque sabem que, no doloroso processo de criar histórias, eles estão criando a si mesmos.” — Linda Cowgill
‎”Na fase de planejamento de um livro, não planeje o fim. Ele tem surgir de tudo o que virá antes dele.” — Rose Tremain
‎”Aprenda com o cinema. Seja econômico com descrições. Separe o detalhe revelador daquele que é sem vida.” — Rose Tremain
‎”Se você quer ser mesmo um escritor, um escritor de verdade, lembre-se que escrever é um ato mimético de apropriação e de astúcia [...] Ler e parodiar bons autores como exercício, incorporá-los na sua mente e esquecê-los, para que as imagens, símiles e metáforas deles passem a fazer parte do seu arsenal inconsciente, é conselho que me permito dar-lhe.” — Autran Dourado
‎”Eu aprendi que pensamentos novos e melhores surgem quando você tem a chance de pensar sobre o que escreveu e, então, reescrever.” — George A. Romero
‎”Todos nós fazemos parte de uma identidade ancestral. Histórias são os rios que nos levam até lá.” — Frank Delaney
‎”Nada é medíocre, nada é ridículo, nada é grotesco no instante inicial da criação. Na gênese. Sem policiamento, sem censuras. O texto e os personagens estão apenas nascendo, movendo-se.” — Raimundo Carrero
‎”O ato de escrever é o ato de descobrir no que você acredita”. — David Hare
‎”Somente é belo aquilo que é inspirado pela loucura e escrito pela razão.” — Andre Gide
‎”Todo ser humano tem centenas de pessoas vivendo sob sua pele. O talento de um escritor é sua habilidade de dar a eles nomes, identidades, personalidades e fazer com que eles se relacionem aos outros personagens vivendo com ele.” — Mel Brooks
‎”Personagens vêm a vida as vezes por sorte, mas eu suspeito que é quando você consegue escrever mais fora de si, sentindo a pele, o coração, a mente e a alma de uma outra pessoa que não é você, que o personagem se torna, por mérito próprio, um outro ser humano na página.” — Eudora Welty
‎”Em toda criação dá-se um esforço de vontade. Não pode haver esforço de vontade sem atenção [...] A atenção continua a existir e mais ou menos uniformiza as impulsões líricas para que a obra de arte se realize.” — Mario de Andrade
“Para atingir a possível perfeição de uma frase é preciso muito trabalho. A voz narrativa se manifesta no primeiro impulso impreciso, materializa a ideia e oferece um campo de investigação para o autor iniciante.” — Raimundo Carrero
‎”A vida do artista é difícil e instável; curiosidade, disciplina e bons hábitos de trabalho tendem a dar mais consistência a essa caminhada muitas vezes solitária e repleta de contradições.” — Cezar de Almeida e Roger Bassetto
‎”Uma obra de ficção é um acúmulo de problemas. De lixo que vai se amontoando. Então, é preciso calma. Fazendo limpeza, reescrevendo cenas inteiras, páginas completas.” — Raimundo Carrero
‎”Um sinônimo é uma palavra que você usa quando você não sabe soletrar a outra.” — Baltasar Gracián
‎”Escrever é uma forma de falar sem ser interrompido.” — Jules Renard
‎”Eu nunca comecei a partir de ideias mas sempre a partir de personagens.” — Ivan Turgenev
‎”Comece um texto com a melhor frase que você escreveu ou seus leitores talvez nunca cheguem a ela.” — Diego Schutt
‎”Escreva o mais frequentemente possível, não com a ideia de ser publicado, mas como se você estivesse aprendendo um instrumento.” — J B Priestley
‎”As funções dos sonhos, em essência, são as mesmas das histórias de ficção: simular na mente experiências de enfrentamento, resolução de conflitos e realização de desejos com o objetivo de contrabalançar a racionalidade constante do pensamento verbal com um pensamento sensorial composto de imagens e símbolos.” — Diego Schutt
‎”A literatura recorre à imaginação para nos mostrar algo misterioso, ambíguo, particular sobre o mundo.” — Iris Murdoch
‎”Você tem que estar disposto a contar apenas um episódio que represente a sua história, ao invés de tentar resumir a experiência completa [de um personagem] com generalizações abstratas. Acredite que seus leitores vão concluir o geral a partir do específico e não o contrário.[...] Dramatizar algo específico sempre resulta em ganho de credibilidade e impacto emocional.” — Jeff Sexton
‎”Você deve trabalhar no seu potencial máximo, o tempo todo. Se você vai receber reconhecimento ao final não importa. Foque em ir o mais longe possível da sua zona de conforto.” — Danny Boyle
‎”Os melhores criadores são como patos. Eles aparentam deslizar serenamente na superfície. Embaixo d’água, entretanto, eles estão batendo as patas intensamente.” — Tim Ferriss
‎”A história na minha mente é apenas uma esperança; o texto da história é a ferramenta que eu criei para tentar fazer dessa esperança uma realidade.” — Orson Scott Card
‎”A história propriamente dita, a verdadeira história, é a que a audiência cria em suas mentes, guiada e construída pelo meu texto para, então, ser transformada, elucidada, expandida, editada e clarificada pelas suas próprias experiências, seus próprios desejos, suas próprias esperanças e medos.” — Orson Scott Card
‎”Era muito divertido no começo. Deixou de ser quando percebi a diferença entre o que está bem escrito e o que está mal escrito, e aí fiz uma descoberta ainda mais alarmante: a diferença entre o que está bem escrito e a verdadeira arte é sutil, mas bárbara. Foi a partir de então que o chicote começou a estalar.” — Truman Capote
‎”Não é incomum que o autor antipatize um personagem e não perceba as razões. Elas estão num gesto, numa maneira, num comportamento não examinado corretamente. Ou na roupa que usa.” — Raimundo Carrero
“Nós não podemos pensar sem uma linguagem, nós não podemos processar uma experiência sem [formular] uma história.” — Christina Baldwin
‎”Nós entramos na Idade da Narrativa porque numa era de conhecimento infinito, nós estamos lutando para encontrar significado e compreensão reais. Enquanto seres humanos, narrativa é como nós damos sentidos às coisas. Narrativa é como nos expressamos. E narrativa é como nos conectamos uns aos outros.” — Michael Margolis
‎”Aplicar a ciência da narrativa é a chave da arte da comunicação eficaz para qualquer um que precise informar, inspirar ou educar.” — Kendall Haven
“Uma história é um fato coberto por uma emoção que nos motiva a tomar uma atitude que transforme nosso mundo.” — Kristiaan Van Woensel
‎”Troque de ferramenta. Se você normalmente digita em um laptop, use caneta e papel. Se você normalmente usa caneta e papel, use uma caneta e um papel diferentes! [...] Seu sistema nervoso fará associações diferentes com ferramentas diferentes.” — Mark McGuinness
‎”Para fazer uma história evocar emoções você deve ser específico. É difícil abandonar a segurança das generalizações para uma história a fim de estimular detalhes de sons, imagens, sabores, toques e cheiros. Mas generalidades não arrepiam e não despertam paixão ou desejo.” — Annette Simmons
‎”Arte nos ajuda a ver além de nossa percepção. As vezes nós vemos outro ponto de vista, as vezes nós vemos o quão pequeno o nosso ponto de vista é, e as vezes nós percebemos que não estamos sozinhos. [...] Arte, como uma ferramenta de expressão e comunicação, vai além dos limites da linguagem.” — Annette Simmons
‎”Nada importante, significativo, belo, interessante ou notável nunca foi resultado de imitações. O que é realmente difícil e extraordinário é desistir de ser perfeito e começar a trabalhar para ser você mesmo.” — Anna Quindlen
‎”Contar histórias se torna um fardo somente quando você tem que confiar na técnica de execução para foçar um material medíocre em um público.” — Kendall Haven
‎”Quando você conta uma história oralmente para uma audiência, a forma como você fala é mais poderosa do que a linguagem que você usa – as palavras específicas que você escolhe. [...] Nós escutamos a essência da mensagem. [...] Em nossas mentes, recriamos o que foi dito com nossas próprias palavras para expressar essa essência.” — Kendall Haven
‎”Ao criar uma história, preciso acreditar que posso mudar o mundo com minhas ideias. E para mudar o mundo, basta inspirar uma pessoa e ter a esperança de que ela inspire uma outra.” — Diego Schutt
‎”Histórias revelam significados sem cometer o erro de definí-los.” — Hannah Arendt
‎”Drama vem de contraste, mostrando a diferença entre “o que foi” e “o que é”. Quanto maior essa diferença, maior o drama.” — Lou Hoffman
‎”As histórias que contamos literalmente fazem o mundo. Se você quer mudar o mundo, você precisa mudar sua história. Essa verdade se aplica tanto à indivíduos quanto à instituições.” — Michael Margolis
‎”A frase que soa na mente muda quando aparece no papel. Então começo a cutucá-la com a caneta, descobrindo novos significados.” — Gore Vidal
‎”Na ficção há dois movimentos decisivos: o efeito e a função. [...] Eles começam a preocupar ainda na intuição, [...] embora somente seja definido [...] na técnica.” — Raimundo Carrero
‎”Histórias tomam vida nos detalhes. Detalhes criam imagens vívidas na mente da audiência […]. Pesquisas mostraram que a primeira pista que as pessoas usam para distinguir histórias de outras formas de narrativas é a densidade de detalhes sensoriais (significativamente maior nas histórias). Mas esses detalhes requerem espaço na página e/ou tempo no vídeo.” — Kendall Haven
‎”Tudo o que se escreve é ficção. Não existe realidade no papel ou na tela do computador. Qualquer texto é uma narrativa construída que inevitavelmente conta uma história. Uma história que é sempre uma versão criada e editada pelo ponto de vista de um autor, tenha ela acontecido de verdade ou não.” — Diego Schutt
‎”Só tendo o epílogo constantemente em vista, poderemos dar a um enredo seu aspecto indispensável de consequência, ou causalidade, fazendo com que os incidentes e, especialmente, o tom da obra tendam para o desenvolvimento de sua intenção.” — Edgar Allan Poe
‎”Grandes histórias concordam com nossa visão de mundo. As melhores histórias não ensinam pessoas nada de novo. Ao invés disso, as melhores histórias concordam com o que a audiência já acredita e faz os membros da audiência se sentirem inteligentes e seguros quando relembrados o quão certos eles estavam essencialmente.” — Seth Godin
‎”Tudo na novela, assim como na anedota, tende para a conclusão. Ela deve arremessar-se com impetuosidade [...] para atingir com todas as suas forças o objetivo visado.” — Eikhenbaum
‎”O jogo do tom, do andamento, do efeito e da função. A habilidade na reunião equilibrada de todos esses elementos é, com certeza, um dos segredos fundamentais da ficção.” — Raimundo Carrero
‎”Hoje não consegui me concentrar para escrever uma história. Então tentei desenhá-la. Como uma imagem vale mais que mil palavras, achei que o processo seria bem mais rápido. Mas quando os desenhos são ruins, uma imagem vale, no máximo, uma frase mal construída.” — Diego Schutt
‎”Acho que a escrita que não tenha uma noção de ritmo baseada na construção sintática, na pontuação e no desenvolvimento do período [...] carece do que eu procuro nos meus contos.” — Julio Cortázar
‎”A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta.” — Fernando Pessoa
‎”Escrever, como viver, é uma viagem de descobrimento.” — Henry Miller
‎”Imaginação é mais importante que conhecimento. Pois conhecimento é limitado a tudo que conhecemos e entendemos, enquanto imaginação abraça o mundo inteiro e tudo que existirá para se conhecer e entender.” — Albert Einstein
‎”Não olhe o que escreveu até que você termine o rascunho de um texto inteiro, comece cada dia a partir da última frase que você escreveu no dia anterior. Isto evita aquele sentimento de medo e receio, e significa que você tem um volume de trabalho substancial antes de chegar ao verdadeiro trabalho que está todo na edição.” — Will Self
‎”Sabe aquele sentimento nauseante de inadequação e superexposição que você sente quando enxerga pedantismo em sua própria prosa? Relaxe sabendo que essa sensação horrível nunca, jamais vai deixá-lo, não importa o quão bem sucedido e aclamado pela crítica você se torne.” — Will Self
‎”O processo de criação entre o impulso e a intuição pode ser demorado. [...] O jogo entre os dois instantes iniciais parece não ter fim, até que se alcança a técnica.” — Raimundo Carrero
“Escrever seria mais fácil se a mesma frase não aparece alternadamente, dependendo do dia e hora, medíocre e excelente”. — Nicolás Gómez Dávila
‎”Escrever para mim é como crochê: eu sempre temo que vou perder um ponto.” — Isabel Allende
‎”O objetivo principal da arte é trazer ambiguidade para um mundo que se torna direto e monótono [...] Arte deveria ser uma oxigenação da nossa imaginação.” — Nuno Ramos
“O melhor de ser um artista é manter contato com sua voz. Você tem que criar seus próprios padrões ou um ponto de vista impactante.” — Nuno Ramos
‎”Para fazer literatura você tem de ser terrivelmente sincero. E é incrível: se você atinge a verdade, está fazendo ficção, que é mentira”. — Elvira Vigna
‎”Não escreva para mostrar o quão talentoso e inteligente você é. Escreva para oferecer algo de valor para o leitor em troca de sua atenção.” — Diego Schutt
‎”Alguém uma vez me disse que o motivo pelo qual ele se considera um bom contador de histórias não é porque ele consegue contar 100 histórias, mas porque ele ouviu 1000.” — Kevin Cordi
“A literatura nasce da literatura. Cada obra nova é continuação, por consentimento ou contestação, das obras anteriores. Escrever é, pois, dialogar com a literatura anterior e com a contemporânea.” — Leyla Perrone-Moisés
‎”Se você quer ser memorável, crie contraste. Seguir o caminho seguro e tentar ser tudo para todos não vai lhe trazer fãs, vai apenas trazer pessoas que não têm uma opinião sobre você de qualquer maneira.” — Lisa Barone
‎”Eliminar toda palavra inútil. Simplificar a frase. Simplificar a ideia. Esta é a fórmula para escrever bem.” — Noel Clarasó
‎”Escrever é como mostrar uma impressão digital da alma.” — Mario Bellatin
‎”Um escritor exigente, em cada sentença que ele escreve, se perguntará pelo menos 4 questões: 1. O que estou tentando dizer? 2. Que palavras vão expressar isso? 3. Que imagem ou linguagem tornará isso mais claro? 4. Essa imagem é original o suficiente para causar um efeito?” — George Orwell
‎”É melhor escrever sobre coisas que você sente do que sobre coisas que você sabe.” — L P. Hartley
‎”Se você escreve uma história, talvez ela seja ruim; se você escreve uma centena, você tem as probabilidades a seu favor.” — Edgar Rice Burroughs
“Palavras, uma vez que são impressas, têm vida própria.” — Carol Burnett
‎”Nosso trabalho como roteiristas é criar fantasias onde a audiência possa, na segurança de um cinema escuro, lidar com seus medos e coisas dolorosas demais para se pensar. É também ajudar pessoas a desafogar suas emoções mais sombrias – a raiva, a vingança – para que eles fiquem menos propensos a concretizar e manifestar essas emoções na vida real.” — William C. Martell
‎”Tudo que há para se dizer já foi dito antes, mas como ninguém escuta, nós [escritores] temos que continuar repetindo tudo de novo.” — André Gide
‎”Eu tenho sido bem sucedido provavelmente porque eu sempre tive consciência de que não sabia nada sobre [a arte de] escrever e eu meramente tentei entreter contando uma história interessante.” — Edgar Rice Burroughs
‎”Um livro bom nos conta a verdade sobre seu herói; mas um livro ruim nos conta a verdade sobre seu autor.” — Gilbert K. Chesterton
‎”Escrever bem uma história [...] qualquer pessoa pode. No entanto, escrever um texto ficcional – não basta apenas escrever bem – é tarefa para os que conhecem os segredos da arte literária.” — Raimundo Carrero
‎”Alguns dos [nossos] medos mais básicos estão relacionados à sobrevivência física, saúde e bem estar, humilhação e sentir-se desconectado de sua comunidade. Se você contar uma história interessante que mostre como a pessoa, produto, empresa ou causa pode trazer um impacto real e significativo em qualquer uma dessas áreas [...], você atingirá seu objetivo.” — Park Howell
‎”Não existia um modelo real ou precedente para o que eu gostava de fazer, mas quando você se dá conta de que você só precisa criar e não se preocupar se os resultados se enquadram em um modelo do que é arte, então você está verdadeiramente criando trabalhos inovadores e originais.” — Ryan McGinness
‎”Construa uma vida e uma carreira que acomode sua personalidade de artista ao invés de se esforçar para ser um artista.” — Ryan McGinness
‎”Toda grande história começa com você, o escritor. Se você não arrisca, não se envolve, [...] não explora sua zona de desconforto constantemente e não tem coragem de criar incidentes desafiadores na sua vida que exijam atitudes, você não tem o perfil para contar grandes histórias. Faça da sua vida uma aventura vívida e suas palavras vão pular da página e fazer uma diferença na vida dos seus leitores.” — Park Howell
‎”Nas histórias e na vida, conflitos dão valor para ambições.” — Park Howell
‎”O visual de uma história na página é como o ambiente de um restaurante: não é o mais importante, mas tem o potencial de melhorar a experiência como um todo.” — Diego Schutt
“Ler é pensar com a cabeça dos outros.” — Arthur Schopenhauer
‎”Escrever em pé me mantém o tempo todo no universo das personagens. Se eu sento, acabo relaxando, e voltando de vez em quando para a minha própria vida. Enfim, esquisitices de escritor.” — Glória Perez
‎”Você aprende bastante quando, simplesmente, termina o rascunho [de uma história completa] e pode olhar para ela como um todo.” — Margaret Drabble
‎”O cérebro sonolento está desenrolado e desorganizado, aberto a todos os tipos de ideias não convencionais. Alguns dos nossos melhores pensamentos surgem enquanto ainda estamos meio adormecidos.” — Dr. Mark Beeman
‎”Palavra que precisa de muleta não presta. [...] Ou a palavra está solta, sozinha, brilhante, ou não precisamos dela.” — Raimundo Carreiro
‎”As emoções são a base da razão porque elas nos mostram o que devemos valorizar.” — David Brook
‎”Seus textos serão mais efetivos se você mostrar o que está acontecendo no presente momento ao invés de explicar o que acabou de acontecer.” — Steven James
‎”Como um escritor de ficção, você quer que seu leitor esteja sempre emocionalmente presente na história. Mas quando ele é forçado a adivinhar o porquê algo acabou de acontecer (ou não acontecer) [...] isso resulta que ele se desconecte intelectualmente e se distancie da história. Ao invés de seguir presente ao lado do personagem, ele vai começar a analisar ou questionar a progressão do enredo.” — Steven James
‎”Sempre dê ao leitor o que ele quer, ou algo melhor. Se você não dá ao leitor o que ele quer (credibilidade), você deve satisfazê-lo com uma reviravolta ou um momento onde a história se intensifica, que o satisfaça mais do que ele poderia esperar.” — Steven James
‎”Se você quer engajar e influenciar, conecte-se [com seus leitores] emocionalmente e então justifique [essas emoções] através da lógica.” — Brian Clark
“Se você está a procura de uma história, o lugar mais provável de encontrá-la é em meio às palavras, não aos pensamentos. Pare de pensar e comece a escrever.” — Diego Schutt
‎”Você deve encontrar a história que VOCÊ quer contar e que um PÚBLICO queira ouvir. Essa é a parte difícil – encontrar a história que seja ambos.” — William C. Martell
‎”Nossos leitores não dividem com a gente a experiência de preparação. Eles reagem ao que veem e ouvem. Eles reagem à forma como contamos a história, então devemos aceitar isso como seus veredictos. O desafio de um contador de histórias é obter a reação mais próxima possível da intenção desejada.” — Brendan Nolan
‎”Eu gosto de brincar naquele espaço entre o engraçado e o desconfortável onde seu desconforto também pode lhe fazer rir e você está confuso com esse sentimento contraditório. Isso é desafiador e eu acho que é daí que vem a melhor arte.” — Hari Kondabolu
“Artistas não pensam fora da caixa, porque fora da caixa há um vácuo. Fora da caixa, não existem regras, não há nenhuma realidade. Você não tem nada para interagir, nada para trabalhar contra. Se você se propôs a fazer algo muito fora da caixa [...], então você nunca será capaz de fazer uma verdadeira obra de arte.[...] Artistas pensam ao longo das bordas da caixa, porque é ali que ideias viram realidade.” — Seth Godin
‎”A realidade não é uma inspiração para a literatura. No máximo, a literatura é uma inspiração para a realidade.” — Romain Gary
“Quando um texto nasce, já cumpriu sua principal função: harmonizar a alma de quem o criou.” — Perboyre Sampaio
‎”Se você só está disposto a fazer coisas que vão dar certo, você vai fracassar. Mas se você está disposto a fazer coisas que talvez fracassem, você tem uma chance de ser bem sucedido.” — Seth Godin
‎”Excelente conteúdo vem de trabalho, cuidado e atenção, e não de talento.” — Sonia Simone
‎”Releia, rescreva, releia, rescreva. Se ainda assim não ficou bom, jogue fora. É um uma sensação boa, e você não quer ficar preso entre os cadáveres de poemas e histórias que têm tudo neles, exceto a vida de que precisam.” — Helen Dunmore
“Quando você se conectar com a sua criança interior, você estará conectando-se com o poder ilimitado de sua mente criativa. Você alcança o que os Mestres Zen chamam de ‘mente de principiante’, aquele estado mágico antes de conhecer as regras, quando tudo parece possível, e é.” — Jacob Krueger
‎”Ao encontrar a ‘mente de principiante’, você não tem nada a perder. Porque você não está tentando ser bom. Você está apenas se permitindo escrever.” — Jacob Krueger
‎”Escreva na terceira pessoa, a não ser que uma voz realmente distintiva em primeira pessoa se ofereça irresistivelmente.” — Scott Myers
‎”A mais pura ficção autobiográfica exige invenção pura. Ninguém jamais escreveu uma história mais autobiográfica do que ‘A Metamorfose’.” — Scott Myers
“Eis a melhor receita para um romance policial: o detetive nunca deve saber mais que o leitor.” — Agatha Christie
‎”Eu escrevo para evitar o medo da morte se agregue ao medo da vida.” — Augusto Roa Bastos
‎”O escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas sim aquele que ninguém pode imitar.” — François Chateaubriand
“Existem três coisas que os homens podem fazer com as mulheres: amá-las, sofrer por elas ou torná-las literatura.” — Stephen Stills
‎”O que torna sexo e leitura semelhantes é que, durante ambos, os tempos e espaços se abrem, diferente do tempo e espaço mensuráveis.” — Italo Calvino
“Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.” — Clarice Lispector
‎”O fato de determinada obra ser valorizada por séculos não é garantia de sua “qualidade”; [...] a posteridade não é um juiz infalível, nem bem intencionado [...] Por que a arte não pode ser boa justamente por ser efêmera, não se tornando um fardo em nossa memória? A “durabilidade” não é supervalorizada?” — Hermano Vianna
‎”Aquilo que sobrevive ao pior do barbarismo, sobrevivendo porque gerações de pessoas não puderam consentir em abandoná-lo e portanto ativeram-se a ele a qualquer custo, isto é um clássico.” — J.M. Coetzee
“Escolha um autor como escolheria um amigo.” — Wenthworth Dillon
‎”Ao escrever o final da sua história, você deve mostrar sua visão de futuro, a solução para os conflitos que seu personagem principal enfrentou durante a história. O que mudou? O que segue igual? O que nunca vai mudar?” — Diego Schutt
“Só tem certeza de alguma coisa quem estiver muito mal informado.” — Carlos Lacerda
“A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida.” — Cesare Pavese
‎”Antes de escrever [...] aprendei a pensar.” — Nicolas Boileau
“Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de você, crescendo, incomodando, até sair.” — Rachel de Queiroz
‎”Pensa-se a partir do que se escreve e não o contrário.” — Louis Aragon
“Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.” — Mário de Andrade
‎”Ótimas histórias acontecem com aqueles que podem contá-las.” — Ira Glass
‎”Uma história é um veículo que coloca fatos em um contexto emocional.” — Peter Guber
‎”Se você quer se comunicar com outro ser pensante, conecte-se com seus próprios pensamentos. Coloque-os em ordem; dê a eles um propósito; use-os para persuadir, instruir, descobrir e seduzir. O caminho secreto para isso é colocar tudo no papel e então eliminar as partes confusas.” — William Safire
“Nunca entendi como dois homens podem ser juntar para escrever um livro. Para mim, é como precisar de três pessoas para produzir um filho.” — Evelyn Waugh
‎”O segredo para se mudar o mundo não é ter boas ideias. É colocar essas ideias na mente de outras pessoas.” — Jon Morrow
‎”Escrever foi a tábua à qual me agarrei para não ser considerado um idiota.” — Carlos Heitor Cony
‎”Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante.” — Carlos Drummond de Andrade
‎”Nunca tenha medo de mostrar sua humanidade. Somos todos humanos e nos conectamos com outros quando vemos humanidade neles. Se alguém cria uma fachada para tentar parecer perfeito [...], nós nunca poderemos nos conectar a ele e compreendê-lo.” — Jon Thomas
‎”Boas histórias não oferecem um escape da realidade, mas sim ferramentas para se repensá-la.” — Diego Schutt
“Histórias capturam a essência do que significa ser humano”. — Trey Pennington
“A escrita é a pintura da voz.” 
 — Voltaire
‎”Eu tenho mais perguntas pra fazer do que respostas para dar.” — JR
“Atinge-se simplicidade subtraindo-se o óbvio e adicionando-se o significativo.” — John Maeda
“Mesmo o maior fracasso, mesmo o erro mais irreparável do mundo, tem muito mais valor do que nunca tentar.” — Meredith Grey | Grey’s Anatomy
‎”A imaginação [...] é o poder que permite nos identificarmos com pessoas cujas experiências nós nunca compartilhamos.” — J.K. Rowling
‎”Assim é uma história, também é a vida: não é o quão longa ela é, mas o quão boa ela é, isso é o que importa.” — Seneca
“Frequentemente, o tempo que se leva para encontrar uma boa história é maior do que o tempo que se leva para produzí-la.” — Ira Glass
‎”Você não consegue conectar os fatos olhando para a frente, você só pode conectá-los olhando para trás. Você tem que confiar em alguma coisa – seu instinto, destino, vida, carma, qualquer coisa.” — Steve Jobs
‎”Eu [começo] escrevendo alguma coisa, mas não é o começo, meio ou fim. Estou apenas colocando uma ideia na página. Então, a medida que as palavras vão se acumulando, começo a pensar sobre como elas precisam ser organizadas.” — Michael Lewis
“Os que escrevem com clareza têm leitores, os que escrevem de maneira obscura têm comentaristas.”
 — Albert Camus
‎”Entre as coisas que eu achei que estava fazendo que o trabalho de verdade aconteceu.” — William Kentridge
“Existe uma incerteza no que se está fazendo, uma imprecisão, de modo que enquanto estou criando, não sei de antemão o que desejo atingir, mas vou reconhecendo [o que quero expressar] a medida que vou desenvolvendo o trabalho.” — William Kentridge
“Se um livro não oferece entretenimento, eu não acho que ele é bem sucedido.” — Stephen King
‎”Elaborar um teste de mérito literário não é realmente difícil. Aqui está: Você leria o livro outra vez? Não para um curso ou monografia, mas só porque você quer.” — William Deresiewicz
‎”Explorar a intersecção de ideias pode levar a uma explosão de conteúdo excepcional.” — Brian Clark
‎”Existe uma diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho.” — Morpheus | The Matrix
‎”Televisão, filmes, até mesmo peças de teatro, são imaginadas para nós, mas os livros [...] nos forçam a completá-los.” — Jay Meno
“Nós [escritores] provavelmente poderíamos viver para sempre da euforia de uma rima perfeita e de uma frase de abertura retumbante.” — Devyani Borade
“Como leitora, eu me irrito com nomes semelhantes em um romance – e percebo que é o visual, mais do que o som dele, o que importa, especialmente a letra inicial. Um bom nome [...] é um jeito fácil de firmar uma personagem na mente dos leitores, para que eles se lembrem de quem é ele durante todo o livro.” — Rebecca Tope
‎”Quando faço uma pergunta para alguém, não quero uma resposta, quero uma história.” — Diego Schutt

“A televisão é muito educativa. Toda vez que alguém liga uma, entro num quarto para ler um livro.” — Groucho Marx

“O escritor está sempre trabalhando em um livro, mesmo quando não está escrevendo.” — Antônio Callado
‎”Por que nós devemos nos interessar por uma história claramente impossível? Porque [...] o impossível é o que acontece a toda hora.” — William Kentridge
“Clarifique tudo e não pressuponha nada. Conte ao leitor tudo que ele ou ela precisa saber e nada mais.” — Steven James
‎”Eu sou apenas um artista. Meu trabalho é fazer desenhos, não fazer sentido.” — William Kentridge

“Não é a beleza mas sim a humanidade o objetivo da literatura.” — Salamah Mussa
“A definição mais simples de uma história: um relato de acontecimentos onde você quer saber o que vai acontecer, e então você descobre. Para que você se pergunte o que vai acontecer tem que existir uma tensão entre duas ou mais possibilidades. Aristóteles chamou isso de potencial, desenvolvimento e resultado – ou seja, algo que pode acontecer, algo acontece, e o que acontece significa alguma coisa.” — Cynthia Kurtz
“Se não há incerteza não há história. A incerteza é a razão pela qual histórias nos atraem e nos envolvem, porque elas apelam para nossos instintos de resolver problemas.” — Cynthia Kurtz
‎”A verdade é que o prazer de escrever não é a escrita propriamente dita. É ver suas ideias se espalhar. É vê-las tocar outras pessoas. É vê-las se enraizar nas mentes dessas pessoas, onde elas continuam a crescer e se tornar algo mais maravilhoso do que você jamais poderia ter imaginado.” — Jon Morrow
“Grandes escritores não apenas informam. Eles não apenas entretêm. Eles não apenas convencem. Eles mudam você, tornando-o uma pessoa um pouco diferente do que você era antes de ler seu trabalho.” — Jon Morrow
“Os primeiros rascunhos são explorações [...]. Não espere acertar [de primeira], basta tentar escrevê-los. Esperar demais de um primeiro rascunho traz frustração e decepção. Você escreve um primeiro esboço a fim de ter algo para revisar. Vai ser um fracasso. Os escritores são aqueles que não deixam esse fracasso detê-los.” — John Dufresne
“Um ótimo contador de histórias está em sintonia com o que o público sabe, sente, deseja, espera, teme, ou tem curiosidade, sobre cada personagem, durante cada momento revelador da história.” — Terry Rossio
“[Cinema] é uma incrível forma de expressão artística. Uma série de cenas colocadas em uma ordem particular, construídas para deixar o espectador sem outra escolha a não ser sentir-se de uma determinada forma.” — F. Scott Fitzgerald
“A raça humana é muito crítica e opinativa. No segundo em que um personagem aparece na tela, começamos a construir uma opinião sobre ele. Tudo o que aquele personagem diz e faz, conta.” — Terry Rossio
“Nós continuamos a aprender sobre o personagem durante todo o curso da história. A certa altura, [...] algo muda. Começamos a sentir que ‘conhecemos’ o personagem. Criamos expectativas [...] e passamos a nos interessar em prever seu comportamento. Nós estamos ‘com’ o personagem.
E isso dá poder ao cineasta. Ao afetarmos o personagem, nós agora podemos verdadeiramente afetar o público. Do mesmo modo que o público entra na história através do personagem, o cineasta utiliza o personagem para tocar o público.” — Terry Rossio
“Histórias [...] são um convite para participar de uma experiência.” — Pamela Brown Rutledge
“Vamos ao cinema para fazer amigos – e até inimigos. É semelhante ao modo como conhecemos e interagimos com as pessoas na vida real – mas nos filmes acontece mais rápido, de forma mais intensa [...]. Nós queremos conhecer alguém interessante e ver o que acontece com ele, ver como ele toma decisões, e como elas se desenrolam. Nós esperamos que nossos amigos se mostrem confiáveis e que eles triunfem sobre seus problemas, e que nossos inimigos sejam punidos. Seja amigo ou adversário, esse vínculo, esse relacionamento, tem que acontecer primeiro, para que o resto funcione.” — Terry Rossio
“A forma como histórias apresentam informação permite rápida compreensão por envolver o cérebro a todos os níveis: intuitivo, emocional, racional e somático.” — Pamela Brown Rutledge
“Nós somos as nossas histórias, nós comprimimos anos de experiência, pensamento e emoção em algumas narrativas compactas que nós contamos para os outros e para nós mesmos.” — Daniel Pink
“Eu só sei uma coisa sobre as tecnologias que nos esperam no futuro: vamos encontrar formas de contar histórias com elas.” — Jason Ohlar
“O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever.” — Christopher Rice
“No seu melhor, a experiência cinematográfica não é somente o ‘passeio’ de vivenciar uma grande história, ela também nos permite uma breve visão dentro da mente do cineasta, uma oportunidade para compartilhar nossas escolhas, crenças e sensibilidades. O seu trabalho é uma oportunidade para as pessoas se conectarem com você. A arte que você criou é um reflexo verdadeiro de quem você é, das suas experiências e crenças? O seu público gostaria que fosse.” — Terry Rossio
Hoje, a única forma das marcas se conectarem com clientes é agregando valor genuíno às suas vidas, seja pela prestação de um serviço útil ou contando histórias gratificante. As marcas não têm escolha. As mensagens que não são valorizadas serão ignoradas.” — Jim Boulton
“Toda marca tem uma história para contar e aquelas que contarem a sua da melhor forma, vencem.” — Jim Boulton
“Em um mundo tão caótico como o que vivemos, [...] as pessoas precisam de contexto. Histórias fornecem uma moldura, um contexto e um caminho para compreensão. São atraentes, criam uma conexão, personalizam, cativam. Seguram a atenção em um mundo onde as pessoas estão sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo.” — Kathy Hansen
‎”Uma história pode ser e, idealmente, deveria ser, um catalisador para criar mudanças positivas na vida de alguém. Seja em contato com pessoas próximas ou do outro lado do mundo, a troca de histórias enriquece nossas vidas e fazem diferença.” — Marlene Moore Gordon
“Se você não consegue explicar algo com simplicidade, é porque você não entende do que está falando bem o suficiente.” — Albert Einstein
‎”Você não tem que [necessariamente] começar [a escrever] do começo. Simplesmente inicie por onde você sentir que deve iniciar.” — Sonia Simone
‎”Ao começar uma história, escreva da pior forma possível. Use clichês, seja redundante, escreva de forma complicada e difícil de entender, esqueça dos leitores, use suas piores ideias, cometa erros de grafia e gramática. Faça isso e eu garanto que após uma única revisão e edição, a qualidade do texto vai melhorar de forma exponencial.” — Diego Schutt
“Todas as marcas são essencialmente histórias usadas para embrulhar um produto ou serviço, e toda a mídia nada mais é do que uma tela em que essas histórias se desenrolam.” — Richard Cordiner
“Eu diria que o meu único grande objetivo como escritor é fazer com que os leitores [...] se importem: envolvê-los emocionalmente o bastante com o que está acontecendo em uma história para fazê-los continuar lendo [...]. O que isso realmente significa é que eles devem se preocupar com o personagem no centro da trama – para relacionar-se profundamente com o que está passando com eles em um nível humano, e querer vê-los resolver qualquer que seja o grande problema que a história está explorando.” — Erik Bork
“Eu acredito que conexão emocional e ressonância são a base de uma história (juntamente com entretenimento – se você quer encontrar uma audiência). A melhor forma de atingir isso é dando um problema grande, difícil, complicado e importante ao personagem principal com sérias implicações para ele – que o desafie a embarcar em uma ‘missão’ que levará o filme inteiro para ser revolvida. E então, para dramatizar essa missão a partir de sua perspectiva [...] de forma a nos deixar tão envolvidos que o seu ponto de vista se torne o nosso.” Erik Bork
“O processo de escrita está dentro da sua cabeça. Cada hora do dia, todos os dias da sua vida, uma constante tempestade de imagens e vozes e as vezes, se você tiver sorte, ótimos insights.” — Russell T. Daviesi
‎”[Existe um] perigo real para a sua escrita em ver a si mesmo como inferior, não suficiente. Reconhecidamente, uma crença auto-limitante muito comum.” — Dennis Palumbo
“Escritores inteligentes reconhecem seus sentimentos como informações importantes sobre sua vida interior, como a matéria-prima do seu ofício de escrita.” — Dennis Palumbo
“Os escritores têm de praticar VER, realmente ver o mundo ao seu redor. Como escritor, o seu trabalho é fazer isso consciente e artisticamente, usando a habilidade e a imaginação, assim como a memória e a reflexão. Você tem que prestar atenção.” — Dennis Palumbo
“A tarefa do artista é ver cada momento – e nossa reação a ele – como potencialmente interessante, desafiador e digno de nossa participação criativa. Visto desta perspectiva, um escritor nunca estará entediado, nunca ansiará que as coisas em sua vida sejam mais emocionantes, mais interessantes, mais qualquer outra coisa do que realmente são. Exceto, é claro, quando você REALMENTE se sente assim; neste caso, você deve escrever sobre este tédio ou esta ânsia. Essa é a sua munição para esse dia em especial. É trabalhar com aquilo que lhe foi dado.” — Dennis Palumbo
“Escrever gera escrita. Assim como preocupar-se gera preocupação. Obcecar-se gera mais obsessão.” — Dennis Palumbo
“Quando você se arrisca a escrever de onde você está, você põe em movimento todo um conjunto de processos internos. A primeira frase podre que você escreve tem uma vida que você pode habitar, avaliar, anular. Essa primeira tentativa pode ser substituída por uma segunda frase, com sorte menos podre – talvez um bom pedaço de descrição ou uma linha de diálogo afiada.
Ou talvez não. Mas isso não importa. Apenas continue em frente. Como William Goldman nos lembra, algumas cenas que você escreve serão apenas lodo, mas elas são importantes tecidos conjuntivos. Elas mantêm as coisas em movimento; são elos de uma cadeia. Elos fracos, talvez, mas você sempre pode voltar e fortalecê-los mais tarde.” — Dennis Palumbo
“Cada hora que você gasta escrevendo é uma hora que NÃO passou se preocupando com a sua escrita. Todo dia que você escreve é um dia que NÃO gastou sentado em uma cafeteria, reclamando de que não escreve nada.” — Dennis Palumbo
‎”Nascemos contadores de história, criando narrativas a partir da nossa experiência e imaginação, lutando contra as correntes que nos mantém presos à realidade. Isso é uma coisa maravilhosa, é o que nos dá a capacidade de conceber futuros alternativos e mundos diferentes. E isso nos ajuda a compreender a nossa própria vida enquanto nos entretemos através das histórias dos outros.” — Ian Leslie
“Atores, dramaturgos e romancistas não estão literalmente tentando nos enganar, pois as regras são estabelecidas previamente: venha ao teatro, ou abra este livro, e nós vamos mentir para você. Talvez seja por isso que sentimos a necessidade de inventar arte: como um espaço seguro no qual nossas mentiras podem ser encurraladas e canalizadas para algo que é socialmente útil.” — Ian Leslie
‎”O mentiroso mente em nome de si mesmo; o artista mente em nome de todos. Se os escritores têm uma compulsão por narrar, obrigam-se a encontrar insights sobre a condição humana. Mario Vargas Llosa escreveu que as novelas ‘expressam uma verdade curiosa que só pode ser expressa de uma forma furtiva e velada, disfarçado-se como o que não é’.” — Ian Leslie
“A arte é uma mentira cujo ingrediente secreto é a verdade.” — Ian Leslie
“Seja qual for o meio – a voz, o papel, a tela do leitor eletrônico -, a leitura existe para isso: para ligar os homens pelo fio comum de sua experiência.” — Bruno Meier
‎”Seres humanos são contadores de histórias natos, então mentir está no nosso sangue.” — Ian Leslie
‎”O hemisfério esquerdo [do cérebro] é o que procura por significado, por sentido, é o “intérprete”, o tecelão de histórias. [...] ele observa as ações e comportamentos do corpo e atribui uma narrativa coerente a esses eventos.” — Katherine Hansen
“Como qualquer disciplina que vale a pena dominar, a narrativa tem uma história que precisa ser entendida e um conjunto de habilidades que só pode ser adquirida através de longa experiência e mantida através de prática constante.” — Kirk Cheyfitz
“A Era da Informação está chegando ao fim. Ela está desmoronando em função do princípio antigo do desespero humano por uma história que faça sentido, sem verdades enfeitadas, e drama que segure um espelho diante da vida.” — David Mamet
“Quando alguma coisa na vida real está me incomodando, eu posso escapar na ficção que estou escrevendo. Isso não é apenas uma maneira de colocar minha cabeça na areia – é uma ótima maneira de trabalhar com emoções ou problemas. Posso canalizar raiva ou tristeza ou frustração para palavras. Posso inventar personagens que são mais amáveis, mais valentes e mais pacientes do que eu. Se você já escreveu ficção, você provavelmente já descobriu o mesmo.” — Ali Hale
‎”Histórias usam alguns elementos básicos: um começo, um conflito, um clímax, um fim. Se um desses estiver faltando, não é uma história – é apenas a descrição de um evento.” — James Chartrand
“Escreva bêbado. Edite sóbrio.” — Ernest Hemingway
“Escreveu, não leu, o pau comeu.” — Harmonia do Samba
“Em cada autor há sempre uma série de pequenos autores.” — Autran Dourado
“Ernest Hemingway disse que escrever é como sangrar, o que significa que ou acontece naturalmente ou dolorosamente. Ou ambos.” — Claire Davenport
“Se tornar aquilo que se é, buscar a própria voz, é escolher um percurso pontilhado de desvios e sem nenhuma certeza de chegada. É viver com dúvidas e ter de responder pelas próprias escolhas. Mas é nesse movimento que a gente vira gente grande.” — Eliane Brum
“Quando você escreve, você arranca ideias da sua cabeça, coloca elas em ordem, e as traduz com marcas pretas em uma tela. E você espera que essas marcas pretas vão significar alguma coisa. Que elas vão ensinar, ou entreter, ou persuadir. Que elas vão tocar as vidas de pessoas que você nunca conheceu.” — Ali Luke
“Criar um texto é como criar um filho: você deve dar o melhor de si para que ele possa sobreviver sozinho e tocar a vida de outras pessoas.” — Diego Schutt
“Personagens Principais têm um método preferencial de abordar problemas. Uns preferem adaptar o seu ambiente a si mesmos através da ação, outros [...] através da força de caráter, do carisma e da influência. Escolher ‘fazer’ ou ‘ser’ [...] define o primeiro modo provável de ele abordar um problema, usando o outro método somente se o primeiro falhar.” — Melanie Anne Phillips
‎”Conflitos são gerados a partir de personagens que têm objetivos opostos, e tanto o protagonista quanto seu antagonista devem ter um objetivo ou desejo.” — William Bernhardt
“O protagonista deve fracassar muitas vezes antes de alcançar o que deseja.” — William Bernhardt
‎”Combine todos os 3 tipos de conflito – interno, pessoal e externo – e então você terá [uma história] realmente rica.” — William Bernhardt
“Eu vejo nossas histórias como pontos de luz, construindo pontes entre pessoas. Elas criam uma rede de ligações entre nós onde quer que estejamos, e essa rede crescerá ainda mais quando nossas histórias iluminarem outras pessoas.” — Sharon Lippincott
“Criar um hábito é diferente de alcançar resultados. [...] Ser um escritor habilidoso é mais fácil se você já [tem o hábito] de escrever todos os dias. Hábitos precedem sucessos.” — Scott Young
“Eu escrevo apenas cerca de duas horas todos os dias porque isso é toda a energia que eu tenho, mas eu não deixe que nada interfira nessas duas horas.” — Flannery O’Connor
“Leitores precisam de 3 coisas para mantê-los virando a página: veracidade (ações com motivações realistas), intimidade (preocupação com os personagens) e tensão (não saber o que vai acontecer).” — Laura Whitcomb
‎”Se você se encontra paralisado por ter muitas ideias, lembre-se da essência da sua história. Lembre-se da razão que fez você querer escreve-la.” — Laura Whitcomb
“Se houver uma cena perto do final da sua história que precisa ser contextualizada ou explicada, certifique-se que há uma cena anterior que cuida disso.” — Laura Whitcomb
“Cliffhanger significa que algo importante está em jogo, e somos obrigados a aguardar o resultado no ponto de maior suspense da ação. Por isso cliffhangers são ótimos para terminar capítulos.” — Laura Whitcomb
“Nem todo grande personagem é admirável. Mas nós não somos envolvidos em uma história a não ser que possamos nos identificar com o personagem, o que significa que ele sente as mesmas emoções que nós imaginamos que teríamos se estivéssemos na mesma situação.” — Sonia Simone
“Os melhores escritores não se restringem a reunir palavras. Eles reúnem grandes ideias, e então usam essas ideias para fazer algo impactante.” — Johnny B. Truant
“Quando estou escrevendo um post no blog, eu literalmente me imagino acertando alguém com um taco de beisebol. Eu quero que minhas palavras atinjam [os leitores] com essa força… porque você não pode ignorar alguém que está te batendo com um taco de beisebol.” — Jon Morrow
‎”Ideias não valem nada – [o que conta] é como você as executa.” — Osman-Rani
‎”Nada de extraordinário pode ser alcançado através de meios comuns.” — Scott Belsky
“Somos ensinados a fazer as coisas da maneira certa. Mas se você quiser descobrir algo que outras pessoas não descobriram, você precisa fazer as coisas da maneira errada. Cometa um erro fazendo algo que é muito bobo, impensável, impertinente, perigoso. Entendendo o porquê desse erro pode levá-lo por um caminho completamente diferente.” — James Dyson
‎”Uma história triste significa, este contador está vivo.” — Chris Cleave
“Se você não sabe para onde está indo, como vai chegar lá? Nunca comece a digitar seu [texto] sem um mapa. Em primeiro lugar, pense no que você realmente quer comunicar. Então, faça um esqueleto do texto. Pontos principais, subtítulos, título. Dê a si mesmo uma estrada pavimentada para caminhar, e então caminhe por esta estrada, simplesmente colocando um pé na frente do outro.” — Robert Bruce
“- O que você sabe agora que você gostaria de ter sabido no início de sua carreira?
- Que você não tem que criar tudo do zero a fim de ser criativo.”
— Ben Drury
‎”Escreva a sua história como ela precisa ser escrita. Escreva-a honestamente, e conte-a da melhor forma que puder.” — Neil Gaiman
“O universo é constituído de histórias, não de átomos.” — Muriel Rukeyser
‎”Corte as metáforas e símiles. Em meu primeiro livro eu prometi a mim mesma que não usaria nenhuma e escorreguei durante um por do sol no capítulo 11. Eu ainda me envergonho quando me deparo com ela.” — Esther Freud
‎”Uma história precisa de ritmo. Leia em voz alta para si mesmo. Se isso não produzir um pouco de magia, está faltando alguma coisa.” — Esther Freud
‎”Editar é tudo. Corte até não poder cortar mais. O que resta frequentemente ganha vida.” — Esther Freud
‎”Encontre a melhor hora do seu dia para escrever e escreva. Não deixe que nada interfira. Depois disso, não vai importar para você que a cozinha esteja uma bagunça.” — Esther Freud
“Confie no seu leitor. Nem tudo precisa ser explicado.” — Esther Freud
‎”Não espere por inspiração. Disciplina é a chave.” — Esther Freud
‎”Nunca se esqueça, até mesmo as suas próprias regras existem para serem quebradas.” — Esther Freud
‎”Apenas maus escritores pensam que seu trabalho é realmente bom.” — Anne Enright
“Lembre-se de que toda descrição é uma opinião sobre o mundo. Encontre um ponto-de-vista para defender.” — Anne Enright
‎”Escreva da forma que você quiser. Ficção é feita de palavras na página; realidade é feita de outra coisa. Não importa o quão ‘real’ sua história é, ou o quão inventada; o que importa é o que ela precisa [para existir].” — Anne Enright
“Seja o seu próprio editor/crítico. Complacente, mas implacável!” — Joyce Carol Oates
“Evidentemente, a ilusão da arte é fazer-nos acreditar que a grande literatura é muito próxima à vida, mas a verdade é exatamente o oposto. A vida é amorfa, a literatura é formal.” — Françoise Sagan
‎”Aumente o poder de suas palavras. As palavras são a matéria-prima do nosso ofício. Quanto maior o seu vocabulário, mais eficaz será sua escrita.” — PD James
“Não se deixe intimidar por palavras. Se elas não fizerem sentido como você deseja, mostre quem manda na sua história e delete elas sem perdão.” — Diego Schutt
‎”Escreva o que você precisa escrever, não o que é atualmente popular ou o que você acha que vai vender.” — PD James
‎”Abra a sua mente para novas experiências, particularmente para o estudo de outras pessoas. Nada do que acontece com um autor – por mais feliz que seja, por mais trágico que seja – é jamais desperdiçado.” — PD James
‎”Quando você tem um dia bom, um dia verdadeiramente mágico, você tem que seguir em frente. Escreva a noite toda se for preciso. Escreva até seus dedos doerem. Escreva e escreva e escreva e escreva e quando você honestamente não puder mais, você pode então parar.” — Taylor Lindstrom
‎”Nunca se preocupe com as possibilidades comerciais de um projeto. Isso é coisa para os agentes e os editores se preocuparem.” — Geoff Dyer
‎”Eu acho que se deve [escrever] apenas quando se está sozinho, como qualquer outra atividade que se faz no banheiro.”
‎”Tenha mais de uma ideia pronta a qualquer momento. Se for uma escolha entre escrever um livro e não fazer nada, eu vou sempre escolher o último. Só se eu tiver uma ideia para dois livros que eu escolho um ao invés do outro. Eu sempre tenho que sentir que estou procrastinando alguma coisa.” — Geoff Dyer
‎”McKee usa frequentemente etimologia para apontar significado, como na palavra ‘Crise’ que significa ‘Decisão’. É muito interessante que histórias estão relacionadas a ‘saber’ – não apenas a ‘entretenimento’, e que envolve aprendizagem através de perguntas – primeiro por parte do escritor, depois, pelo leitor/espectador.” — James McCabe
‎”Cuidado com os clichês. [...] Existem clichês de reação, bem como de expressão. Existem clichês de observação e de pensamento – até mesmo de concepção. Muitos romances, até aqueles muito adequadamente escritos, são clichês de forma, que se alinham com os clichês de expectativa.” — Geoff Dyer
‎”Escreva todos os dias. Crie o hábito de colocar suas observações em palavras e, gradualmente, isto se tornará instintivo. Esta é a regra mais importante de todas e, naturalmente, eu não a sigo.” — Geoff Dyer
‎”Nunca comece um livro falando do tempo. Se for apenas para criar uma atmosfera, e não uma reação de um personagem ao ele, você não deve se estender. O leitor vai ficar inclinado a folhear adiante à procura de pessoas. Existem exceções. Se acontecer de você ser Barry Lopez, que tem mais maneiras do que um esquimó para descrever gelo e neve em seu livro Arctic Dreams, você pode fazer todos os relatórios de tempo que quiser.” — Elmore Leonard
‎”Arte é a a forma mais sofisticada de enganar. Arte é uma mentira que provoca emoções reais. Uma mentira que cria uma verdade. E quando você se entrega para essa mentira, ela se torna mágica”. — Claude Debussy
‎”Estilo é a resposta para tudo. Uma forma nova de apresentar algo desinteressante ou perigoso. Fazer algo desinteressante com estilo é preferível a se fazer algo perigoso sem. Fazer algo perigoso com estilo, isso é o que eu chamo de arte.” — Charles Bukowski
‎”Nunca use um verbo além de ‘disse’ para transmitir o diálogo. A linha de diálogo pertence ao personagem; o verbo é o escritor metendo o seu o nariz. Mas “disse” é muito menos invasivo do que ‘resmungou’, ‘engasgou’, ‘advertiu’, ‘mentiu’.” — Elmore Leonard
‎”Mantenha os seus pontos de exclamação sob controle. Você não tem permissão de usar mais de dois ou três a cada 100 mil palavras de prosa.” — Elmore Leonard
‎”Tente deixar de fora a parte que os leitores tendem a pular. Pense no que você pula ao ler um romance: parágrafos grossos de prosa que pode-se ver que tem palavras demais neles.” — Elmore Leonard
‎”O que está em jogo? [...] Escrever tendo essa pergunta em mente ajuda o autor a definir as motivações, esperanças, ansiedades e medos de cada personagem. Quando se dá aos leitores uma ideia clara do que cada personagem está colocando em risco em cada página, eles inevitavelmente se envolverão com a história.” — Melissa Hart
‎”Nós herdamos uma ‘inteligência narrativa’ capaz de compreender os grandes dramas desse mundo. Ela só pode ser encontrada despertando a história individual que existe dentro de nós.” — Michael Meade
“Até que saibamos que história viemos à vida para viver, não podemos saber como contribuir com a história do mundo. Este mundo é feito de histórias, cada narrativa individual faz parte de um drama eterno que está constantemente sendo contado do início ao fim. Enquanto todas as histórias não acabarem ao mesmo tempo, o mundo vai continuar.” — Michael Meade
‎”Não pense que você pode automaticamente escrever grandes histórias sem estudar a arte e as técnicas. Talvez você tenha sorte por ter um conhecimento instintivo de como envolver pessoas e mantê-las atentas pelo tempo que você quiser. Entretanto, como eu, você pode não ter [sorte], e anos de sua vida podem se passar até você perceber isso.” — Phil Gladwin
“Eu escrevo com letras bem pequenas para não ter que virar a página e encarar o vazio da próxima.” — Michael Morpurgo
‎”Quando eu estou lá no fundo de uma história, vivendo-a conforme escrevo, eu sinceramente não sei o que vai acontecer. Eu tento não me impor a ela, não brincar de Deus.” — Michael Morpurgo
‎”É difícil gerar novas ideias quando se está preocupado, distraído e se a mente está pensando na semana que vem ao invés de estar no momento.” — Sam Harrison
“Não escreva para um público ou mercado distinto. Ele pode muito bem ter desaparecido no momento em que seu livro estiver pronto.” — Hilary Mantel
‎”Se você tem uma boa ideia de história, não suponha que ela deva ser transformada em uma narrativa em prosa. Ela pode funcionar melhor como uma peça de teatro, um roteiro ou um poema. Seja flexível.” — Hilary Mantel
‎”A descrição deve funcionar para o que se destina. Não pode ser simplesmente ornamental. Ela geralmente funciona melhor se tiver um elemento humano; é mais eficaz se se trata de um ponto de vista implícito, ao invés de partir do olho de Deus. Se a descrição é colorida pelo ponto de vista do personagem que está fazendo a observação, ela torna-se, com efeito, parte da definição do personagem e parte da ação.” — Hilary Mantel
“Dá tanto trabalho escrever um livro mau como um bom; ele brota com igual sinceridade da alma do autor.” — Aldous Huxley
“Se você ficar bloqueado, afaste-se de sua mesa. Dê um passeio, tome um banho, vá dormir, faça uma torta, desenhe, ouça música, medite, exercite-se; o que quer que você faça, não fique simplesmente lá olhando o problema, carrancudo. Mas não faça ligações telefônicas ou vá a uma festa; se você fizer isso, as palavras de outras pessoas vão se derramar onde as suas palavras perdidas deveriam estar. Abra uma brecha para elas, crie um espaço. Seja paciente.” — Hilary Mantel
‎”Esteja pronto para qualquer coisa. Cada nova história tem demandas diferentes e pode lançar razões para quebrar essas e todas as outras regras. Exceto a número um: você não pode dar a sua alma à literatura se estiver pensando em imposto de renda.” — Hilary Mantel
‎”Leia feito louco. Mas tente fazer isso analiticamente – o que pode ser difícil, porque quanto melhor e mais convincente um romance é, menos consciente você estará de suas técnicas.” — Sarah Waters
“Corte feito louco. Menos é mais. Muitas vezes, eu li manuscritos – incluindo os meus – onde eu cheguei ao início do, digamos, capítulo dois, e pensei: ‘Aqui é onde o romance deve de fato começar.’ Uma enorme quantidade de informações sobre personagens e história de fundo pode ser transmitida através de pequenos detalhes. O apego emocional que você sente em uma cena ou um capítulo irá desaparecer à medida que você passar para outras histórias. Seja objetivo em relação a isso.” — Sarah Waters
‎”Assim como um filme emocionante ou um romance best-seller, o seu artigo precisa de um argumento principal. Um enredo que o leitor ou espectador esteja interessado [em explorar].” — Sean D’Souza
‎”Pense na história como o plano, e no roteiro como a execução. Um roteiro é uma história contada em cenas, cada cena necessária para contar a história. Nesta fase você está apenas testando se cada cena é necessária. Ao planejar um roteiro, eu tento escrever a história em prosa primeiro, sem diálogo, com cada cena representada por uma frase ou um parágrafo. Então eu leio e reviso a história condensada, omitindo o que é desnecessário.” — Greg Marcks
“Se você abrevia a fase de planejamento da sua história, e a fase de distinguir os pontos fracos com antecedência, vai gastar dez vezes o trabalho em revisão. Pior ainda, você vai ter em mãos algo que se parece com um roteiro mas não é o que você imaginou, e pode até perder o entusiasmo pela história.” — Greg Marcks
“Parte da dificuldade do processo criativo é decidir entre as milhares de ideias possíveis e encontrar uma para executar. Talvez ela não seja a ideia [inquestionavelmente] certa. Provavelmente não vai ser. Mas ela apenas precisa ser uma [das possíveis] ideias certas.” — Sonia Simone
“Entenda que implementar uma ideia é uma das formas mais valiosas de criatividade. Ideias são baratas; realizá-las não tem preço.” — Sonia Simone
‎”Escreva sobre o que você sente, não sobre o que você quer sentir.” — Diego Schutt
‎”Os livros não contêm a vida. Contêm apenas as suas cinzas.” — Marguerite Yourcenar
‎”Qualquer história ou romance é, em essência, uma série de cenas colocadas juntas como peças no fio de um colar, que usa sumário narrativo para acrescentar texturas e cores entre elas.” — Jordan E. Rosenfeld
‎”O que Pablo [Picasso] me ensinou é que nem toda criação tem que ser uma obra-prima. Que o processo é tão importante quanto o resultado final. Que preciso manter meus olhos abertos para tudo ao meu redor, absorver isso e deixar fluir para tudo que faço.” — Pamela Wilson
‎”No momento em que você se liberta do Culto da Originalidade, você percebe que aquelas ideias ‘originais’ não vem de dentro. Elas nos são dadas, de fora.” — Robert Bruce
‎”Um escritor não deve olhar para dentro de si [a procura de ideias originais], mas sim para fora, para recursos externos, histórias, eventos e emoções.” — Robert Bruce
‎”A chave para finalizar histórias é dar à audiência o que ela quer, mas não da forma que ela espera.” — William Goldman
‎”Um escritor seguro do seu talento sabe que não há limites para o que ele pode criar, e então ele joga fora tudo que não seja seu melhor na busca por uma história de qualidade superior.” — Robert McKee
“Você vai falhar mais do que acertar [quando escrever], mas como qualquer coisa que vale a pena fazer, você vai se recuperar, continuar e buscar sua recompensa – que é o próprio exercício da escrita.” — Robert Bruce
‎”[Uma história] deve comunicar sua ideia de forma vívida para o leitor e lhe oferecer uma experiência, não uma palestra.” — Jordan E. Rosenfeld
‎”A chave para criar um forte impacto [com suas cenas] é começar uma ação sem explicar nada.[...] A falta de explicação para o que está acontecendo força o leitor a seguir adiante para entender melhor.” — Jordan E. Rosenfeld
‎”Poucos são aqueles que veem com seus próprios olhos e sentem com seus próprios corações.” — Albert Einstein
“Poucas pessoas são capazes de expressar com imparcialidade opiniões que diferem dos preconceitos do seu ambiente social. A maioria das pessoas é incapaz até mesmo de formar essas opiniões.” — Albert Einstein
‎”Um escritor deve ser capaz de traduzir dor – a sua e a dos outros – em compaixão.” — Luke Reynolds
‎”No poder de contar histórias reside o poder de moldar realidades, alterar percepções e criar novos mundos de experiência. É, na verdade, um poder divino que pode afetar e mudar a consciências.” — David Spangler
‎”Instituições e áreas de atuação, tais como a ciência ou religião, arte ou política, a psicologia ou a ecologia, fornecem conteúdo, não uma história. Elas fornecem apenas fatos, mas cabe a nós tecer estes em um tecido vivo. Nós criamos a história, e fazemos isso através da linguagem da compaixão e carinho, da comunidade e integridade, dos insights e imaginação, da autodescoberta e compromisso. Contamos a história vivendo-a, incorporando seus princípios e encarnando seus sonhos.” — David Spangler
‎”Séculos atrás, Aristóteles observou em seu livro Poética que, apesar de uma história ter um começo, um meio e um fim, o começo não é apenas o primeiro evento de uma série de três, mas sim o evento que origina um envolvimento emocional. O meio é a conseqüência natural e causalmente relacionadas, e o fim é o acontecimento conclusivo inevitável.” — Steven James
‎”A diferença entre um romancista e um roteirista é que um roteirista deve contar sua história só com verbos e substantivos. Porque essas são coisas que você consegue colocar na tela.” — V. Prasad
‎”Para escrever bem, primeiro você tem que escrever alguma coisa. E para escrever alguma coisa, você deve estar disposto a escrever mal porque, seja o dia que for, você não tem como saber se o que você vai produzir nesse dia será a prosa brilhante ou a luminosa poesia pela qual você anseia, ou um lixo total e completo. Se você não estiver disposto a se arriscar a escrever lixo, você não vai escrever nada.” — Rosanne Bane
‎”Os livros podem ser divididos em dois grupos: aqueles do momento e aqueles de sempre.” — John Ruskin
‎”Verbos são as palavras mais importantes que um escritor usa. Eles engajam e atraem o leitor como nenhuma outra palavra. Eles são literalmente onde a ação se encontra. Eles são as palavras que nos dizem o que está acontecendo.” — Paul Jun
‎”Use verbos poderosos para pintar uma imagem do que está acontecendo, e seus leitores não vão apenas entender sua história – eles vão senti-la.” — Paul Jun
‎”Como toda história já existe entre as palavras, você precisa apenas encontrar aquelas que fazem parte da sua narrativa.” — Diego Schutt
‎”Contar histórias é inerentemente perigoso. Reflita sobre um evento traumático da sua vida. Pense em como você o vivenciou. Agora pense em como você o contou a alguém um ano depois. Agora pense em como você o contou pela centésima vez. Não é a mesma coisa. A maioria das pessoas acha que a perspectiva é uma coisa boa: você pode descobrir arcos de personagens, pode aplicar uma moral, você pode contá-la com entendimento e contexto. Mas esta perspectiva é uma deturpação: é uma reconstrução com sentido, e como tal tem pouca semelhança com o evento.” — Charlie Kaufman
‎”Não deixe ninguém lhe dizer o que uma história é, o que ela deve incluir. Como um experimento, escreva uma não-história. Ela terá a chance de ser diferente.” — Charlie Kaufman
‎”Eu gosto da ideia de que uma história muda com o tempo, mesmo que nada tenha mudado nela. Tudo o que mudou está na minha cabeça e tem a ver com minha percepção a respeito do meu papel [nessa história].” — Charlie Kaufman
‎”É muito importante que o que você faz seja específico para o meio para o qual você o está fazendo, e que você utilize o que é específico em relação a esse meio para fazer o trabalho.” — Charlie Kaufman
“O clímax é o ponto de maior drama de sua história, o momento de coroação quando a significação temática de sua história torna-se clara para o leitor.” — Martha Alderson
“Eu penso em finais como o cumprimento da promessa, o pacto que o escritor faz com [o leitor].” — Terry Rossio
‎”Um bom final deve ser decisivo, planejado e inevitável – mas ainda assim inesperado.” — Terry Rossio
‎”Imprevisibilidade é um dos elementos mais difíceis de planejar em um final. Eu acho que é útil considerar que tipo de pergunta ou perguntas o público verdadeiramente desconhece. [...] Então, se você sabe qual resposta você está escondendo – o QUEM, o POR QUÊ, o O QUÊ, o COMO, ou o ONDE – pode ser mais fácil criar aquele tão importante final inesperado.” — Terry Rossio
‎”Idealmente, o final de um filme é aquilo para o qual o filme todo foi construído, de alguma forma ou de outra, desde a página um.” — Terry Rossio
‎”Não há regras [para se escrever histórias de ficção]. Aqueles que pensam com regras fazem um trabalho artificial. O que existem são princípios.” — Robert McKee
“Eu pensava que drama era quando os atores choravam. Mas drama é quando o público chora.” — Frank Capra
“As pessoas vão ao cinema para ter experiências emocionais. Elas querem sentir. Em nossas vidas diárias, nós normalmente temos que conter nossas emoções – os filmes nos dão a chance de colocá-las para fora. Nosso trabalho como escritores é proporcionar ao público uma experiência emocional, seja medo com um filme de terror, tristeza com uma tragédia, romance com uma história de amor, alegria e risadas com uma comédia, animação com um filme de ação. Nosso trabalho é criar essas emoções no público através de nossos roteiros.” — William C. Martell
“O primeiro passo na criação de um roteiro emocional é perguntar qual emoção você quer que o público sinta com a sua história. [...] Descubra qual é a emoção primária que a sua história está explorando – você quer que o público ria? Você quer que eles chorem? Você quer que eles sintam medo ou tristeza ou arrependimento ou euforia ou animação? [...] Uma vez que você saiba qual é a emoção primária, revise a história toda (especialmente o final) e certifique-se de que a sua história está trabalhando para produzir aquelas emoções na plateia.” — William C. Martell
“Se você quer ser escritor, invista mais tempo escrevendo do que lendo.” — Diego Schutt
“Quando tiver bloqueio de escritor, atire nele TODAS as palavras inúteis e ideias ruins que você tiver a mão.” — Diego Schutt
“Não adianta usar palavras rebuscadas em cada linha na tentativa de aperfeiçoar sua narrativa. Se a história é ruim, nenhum dicionário pode salvá-lá.” — Diego Schutt
“Uma das regras clássicas da coincidência é que o destino – se precisa estar presente – deve sempre favorecer o antagonista. Se o nosso herói tem uma arma apontada para o vilão e a arma dele emperra, isso é chamado de drama. Se o vilão tem o nosso herói morto em sua mira, e a arma do vilão emperra, isso é chamado de uma trapaça suja, um modo não muito inventivo de tirar o nosso herói do apuro.” — Terry Rossio.
“Realismo é uma força poderosa porque as histórias que divertem e transmitem uma verdade motivam os leitores a agir.” — Matt Gartland
“Pessimistas criam melhores histórias porque conseguem enxergar conflito e drama em qualquer situação.” — Diego Schutt
“Você [deve] ter uma grande variedade de experiências de vida para sustentar a construção de suas histórias. Na verdade, a medida que você envelhece e você ganha mais experiência, suas histórias, em teoria, devem ficar ainda melhor e mais diversificadas.” — Garr Reynolds
“Uma história é o relacionamento que você desenvolve entre quem você é, ou quem você poderia ser, e o mundo infinito.” — Shekhar Kapur
“Nunca se termina um poema, apenas o abandonamos.” — Paul Valery
“Escritores inteligentes fazem isso em seus textos e narrativas. Eles definem personagens, benefícios, eventos e argumentos em um contexto específico e permitem que esses elementos conduzam a narrativa. Isso cria tensões genuína e grande doses de antecipação, com pouco esforço.” — Matt Gartland
“Toda historia é um convite pra pensar junto.” — Diego Schutt
“A transformação de experiências em histórias, e a forma como nós a executamos, é uma forma de mostrar aos leitores a relevância de aspectos particulares de nossas identidades.” — Schiffrin
“Nós todos odiamos ambiguidade moral de alguma forma, e no entanto ela é absolutamente necessária. Ao escrever uma história, é o lugar onde eu começo.” — Amy Tan
“Escrever histórias de ficção é um exercício de fé. Você precisa acreditar que existe algo maior do que sua racionalidade para experimentar o transcendente.” — Diego Schutt
“Os personagens [bem construídos] – aqueles que são identificáveis, memoráveis e especiais para nós – são reais para nós de uma forma poderosa. Eles são fortes, seja de forma boa ou ruim. E gostamos ou odiamos eles o suficiente para seguirmos as suas trajetórias até o fim.” — Matt Gartland
“Não importa o que você está escrevendo – o que está em jogo [para os personagens] deve ser importante o suficiente para manter a atenção do seu leitor.” — Matt Gartland
“Criar a partir de um estado de ansiedade, é renunciar a qualquer fantasia de perspectiva. De fato, no sentido mais puro, esse é o ato máximo de entrega criativa a partir da qual, da provação severa de sua dor mais profunda, você pode descobrir uma surpresa alegre e maravilhosa.” — Dennis Palumbo
“As pessoas escutam histórias naturalmente procurando encontrar crenças e valores que reforcem os seus.” — Michael Margolis
“A questão diante de nós não é se tecnologias [...] enfraquecerão o papel dos artistas criativos ou dos editores, mas como artistas criativos podem utilizar novas tecnologias para dar mais visibilidade ao seu trabalho. Para os editores, a questão é se eles vão entender como exercer o seu papel no novo meio, antes que alguém o faça.” — Tim O’Reilly
“Apesar da beleza de algumas descrições poéticas, a chave para poesia de verdade é síntese.” — Robert A. Sloan
“Irresistibilidade reside nas interseções desses elementos. Drama surge automaticamente em sua melhor forma quando os elementos estão em proximidade íntima e têm qualidades opostas.” — Matt Gartland
“[Quando] pessoas são jogadas em uma mesma situação e elas tem que decidir algo entre elas, [isso naturalmente] cria histórias.” — Elizabeth McGovern
“Você não pode esperar que seu trabalho fale por si. [...] Você precisa aceitar que marketing é parte do seu trabalho, tanto quanto criar.” — Mark McGuinness
“Obscuridade é uma ameaça muito maior aos autores e artistas criativos do que pirataria.” — Tim O’Reilly
“Não saberíamos se estivéssemos apaixonados se não tivéssemos lido romances. Visto deste ponto de vista, ficção tem uma enorme importância não como reflexos precisos de uma cultura, mas como a fabricante dessa cultura.” — J. Hillis Miller
“Não me diga que a lua está brilhando; me mostre o reflexo da luz no vidro quebrado.” — Anton Chekhov
“História é uma interação entre escritor e leitor. Fundamentalmente, ela se torna uma criação mútua.” — Rebecca Isbell
“Ao contar histórias [...] nós devemos fazer escolhas. E essas escolhas tem significados.” — Anna Marie Trester
“Contadores de histórias abrem nossas mentes; envolvem, provocam, inspiram, e acima de tudo, nos conectam.” — Robert Redford
“Esqueça dos livros que você quer escrever. Pense apenas no livro que você está escrevendo.” — Henry Miller
“Anote nome e endereço de cada pessoa que sorrir desacreditada quando você disser que quer ser escritor. Envie as primeiras cópias de cada um dos seus livros para elas.” — Diego Schutt
“Quando uma ideia morre em você, essa é, de fato, uma das melhores coisas que pode acontecer. Porque você acabou de poupar-se uma enorme quantidade de tempo e dor. Algumas ideias simplesmente não querem ser escritas. Elas não querem ser escritas por você. Algumas ideias já lhe enganaram para fazer você pensar que elas tinham mais poder do que, de fato, tinham. Se você descobrir isso depois de escrever uma primeira versão, terá desperdiçado muito tempo e também terá perdido a fé em si mesmo, porque você acreditou em algo e não conseguiu ser bem sucedido naquilo.” — Scott Myers
“Eu sempre amei livros, e eu constantemente me encontrava prestando atenção em historias [...]. E quando você interpreta o mundo dessa forma, eu acho que historias tomam conta da sua mente até que fica impossível fazer qualquer outra coisa a não ser colocá-las no papel. Então, eu acredito que escrevo porque não tenho escolha.” — Julie Orringer
“A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer “escrever claro” não é certo mas é claro, certo?” — Luis Fernando Veríssimo
“Ao terminar de escrever um primeiro esboço, certifique-se de que você tem história suficiente. Não use suas narrativas simplesmente como plataforma para divulgar seus pensamentos sobre a vida.” — Diego Schutt
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de certezas.” — Charles Bukowski
“Perceber que cada voz é única e valiosa é a chave para combater os pensamentos negativos que lhe bombardeiam quando você se se expõem em público. A arte, como as histórias, é para ser compartilhada – para encorajar e inspirar outros. Há uma relação recíproca que fortalece tanto o artista quanto o público, que faz valer a pena enfrentar esses medos. Pode ser intimidante no início se expor, mas aprendi que é muito gratificante. Incentivo cada pessoa com um desejo por arte de qualquer forma a começar, simplesmente se entregue, sem procrastinar.” — Theodore Roosevelt
“As vezes criar uma história é tão simples quanto colocar dois personagens em uma sala e ver o que acontece.” — Jim Toomey
“O volume das vozes e os palavrões trocados entre personagens em uma cena não representam necessariamente conflitos relevantes. Brigas e discussões não acrescentarão nada à história se você não escrevê-las com propósito.” — Diego Schutt
“Nós fomos treinados, ensinados, e socializados a definir tudo em termos dualísticos. Bom/ruim, real/falso, certo/errado. Ainda que eles, as vezes, sejam rótulos úteis, eles nos separam da totalidade da experiência humana. Histórias funcionam melhor quando você ultrapassa o preto e branco, e começa a explorar as áreas cinzas.” — Michael Margolis
“O que aconteceu é fato, não verdade. Verdade é o que você pensa sobre o que aconteceu.” — Robert Mckee
“O melhor texto é o mais próximo da verdade de quem o escreveu, mas também podemos estender seu significado à própria intenção da escrita: se não houver autenticidade naquilo que está sendo comunicado, a própria linguagem vai denunciar a falsidade da intenção.” — Luciano Martins
“Em última análise, parece-me que deviamos ler apenas livros que nos mordam e firam. Se o livro que estamos a ler não nos desperta violentamente como uma pancada na cabeça para que nós havemos de nos dar o trabalho de o ler? Um livro tem que ser como a picareta para o mar gelado dentro de nós. É isto que penso.” — Kafka
“Uma coisa que eu realmente amo em histórias é que elas compartilham imagens ao invés de informação. Imagens têm um poder enorme que informação nunca terá.” — David Sidwell
“Quando eu falo de ‘estrutura da história’, estou falando de algo muito científico, como a ‘geometria’. A sua história poderia ter uma estrutura ‘perfeita’, na medida em que ela toca em todos os pontos de ressonância almejados pela mente do público, mas isso não irá torná-la uma obra de entretenimento perfeita.
Exemplo: Era uma vez, um homem com sede sentado em um sofá. Ele se levantou do sofá, foi até a cozinha, procurou em sua geladeira, encontrou um refrigerante, bebeu-o, e retornou ao seu sofá, a sede saciada.
Essa foi uma “estrutura de história perfeita”. Por outro lado, a história foi uma droga.
Aqui está um exemplo inverso:
Era uma vez, um carro que explodiu. Um Seal da Marinha americana matou um lobisomem. Duas lindas mulheres nuas fizeram sexo uma com a outra, e então um robô atirou na lua com um laser energizado por Jesus. O mundo tornou-se superpovoado por zumbis. Fim.
Um monte de coisas criativas e excitantes acontecendo, mas muito pouca estrutura. Novamente, búu, mas a cena lésbica me deixou com tesão.
O que você quer? Você quer ambos.” — Dan Harmon
“A criatividade não precisa ser um estado permanente. Ninguém espera que você esteja sempre em alerta para escrever um texto brilhante ou oferecer a solução genial para todo problema que aparecer. Mas todo mundo pode desenvolver um estado de prontidão para a criatividade.” — Luciano Martins
“A melhor professora é a experiência e não o ponto de vista distorcido de alguém.” — Jack Kerouac
“Se você souber o que fazer, faça. Isso se chama criatividade. Se você não souber o que fazer, DAÍ ouça um cara como eu dizendo o que você TEM que fazer.” — Dan Harmon
“Não comece a escrever enquanto não se sentir totalmente envolvido/a com a idéia. Lembre-se de considerar o aspecto emocional da criação, mesmo que a objetividade seja uma exigência no caso de um projeto.” — Luciano Martins
“Se você for capaz de libertar seu raciocínio e deixar que a intuição brote no ato de se expressar, você estará realmente contando uma história. Você estará se permitindo mesclar a estrutura do pensamento com a estrutura do sentimento.” — Luciano Martins
“Histórias não são necessariamente sobre o amor conquistando tudo, elas não são sobre alcançar o equilíbrio espiritual, não são sobre ‘aprender lições valiosas da vida’, e não são sobre manter a ordem. Elas são sobre mudança. Subversão da ordem.” — Dan Harmon
“Educação, inteligência e talento são importantes, mas somente quando o desejo de escrever está associado a motivos extremamente pessoais que ele resulta em grandes histórias.” — Diego Schutt
“Eu poderia ter o mesmo pai, a mesma mãe, ter freqüentado o mesmo colégio e tido os mesmos professores, e seria uma pessoa completamente diferente do que sou se não tivesse lido o que eu li. Foram os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como ser humano. Foram os livros que destruíram um a um meus preconceitos. Foram os livros que me deram vontade de viajar. Foram os livros que me tornaram mais tolerante com as diferenças.” — Martha Medeiros
“No reflexo das histórias de outras pessoas, nós podemos descobrir nossas tragédias e comédias – e portanto nossa própria humanidade.” — Ernest Kurtz/Katherine Ketcham
“A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.” — Afrânio Coutinho
“O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades fatuais. Os fatos que manipula não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro.” — Afrânio Coutinho
“Pouco antes de começar a revisar, tente ler partes do seu trabalho fora de sequência. Isso elimina o contexto, o que permite que você veja o texto de um novo ângulo. [...] Contexto pode nos distrair da essência.” — Brian A. Klems
“É incrível, fantástico e mágico que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos.” — Jostein Gaarder
“Eu escrevo o meu nome nos livros que compro apenas depois de os ter lido, porque só então posso dizer que são verdadeiramente meus.” — Carlo Dossi
“Muitas vezes, quando você trabalha com arte sem a pressão de expectativas ou do resultado final, as coisas acontecem de uma maneira mais leve, que é na verdade muito melhor do que aquilo que é obsessivamente pensado e, em seguida, trabalhado e traumatizado por um longo tempo.” — William Kentridge
“Para aqueles de nós que precisam de propósito para nos sentirmos realizados, histórias contém a metáfora, o simbolismo, a poesia de que precisamos para nos sentirmos conectados com o mundo ao nosso redor, e entendermos o nosso papel nele.” — Cindy Atlee
“Já que histórias nos dão acesso ao conteúdo inconsciente que constitui quem realmente somos, é através delas que podemos descobrir a essência daquilo que nos define.” — Cindy Atlee
“Histórias evocam emoções, mexem com nossa imaginação e empatia, e nos ajuda a contextualizar [um tema]. Tudo isso ajuda a influenciar e guiar pessoas a pensar de certa forma.” — Suzanne Henry
“Se você só tem belas paisagens, eventos, e um monte de personagens (mesmo que bem desenvolvidos), você apenas compartilhou uma série de anedotas. A menos que alguém mude, então, realmente, nada aconteceu.” — Suzanne Henry
“Literatura é palavra, não dá pra fugir disso, não vou ficar aqui discutindo a velha batalha entre forma e conteúdo, não, mas não adianta ter uma ótima história, com personagens deliciosos e não saber contar a tal da história.” — Claudio Brites
“Comece o mais próximo do final quanto possível.” — Kurt Vonnegut
“Seja um sádico. Não importa o quão doces e inocentes [sejam] os seus personagens principais, faça com que coisas terríveis lhes aconteçam – a fim de que o leitor possa ver do que eles são feitos.” — Kurt Vonnegut
“Todo personagem deve querer alguma coisa, mesmo que seja apenas um copo de água.” — Kurt Vonnegut
“Uma história foca atenção e julgamento em certas ideias-chave ou comportamentos, e no entendimento do significado desses comportamentos.” — Diane Wyzga
“Seguir uma abordagem sistemática [para escrever] ajuda você a parar de perder tempo se perguntando como começar e o que fazer na sequência – e permite que você invista o seu tempo e energia escrevendo. Isso é o oposto de ficar olhando para uma tela em branco esperando a inspiração bater, que é exatamente o que mata criatividade e produtividade.” — Danny Iny
“Pense em um livro como uma refeição com aromas complexos, sabores e texturas que você não consegue reconhecer a menos que você invista nela um pouco mais de tempo e atenção exclusiva.” — Jessica Bell
“A maioria dos trabalhos literários não prioriza o enredo. Ele existe, mas geralmente não é o foco principal. O foco está principalmente no personagem e no tema. [...] Mas e daí? Cada experiência de leitura deveria ser diferente, e inspirá-lo de diferentes maneiras. Elas devem provocar perguntas, estimular aprendizagem e curiosidade para o novo.” — Jessica Bell
“Dê a si mesmo uma semana extra para ler um romance literário e você vai descobrir a beleza abundante e a importância de frases originais, do desenvolvimento de personagens, do tema e simbolismo, e como todos estes elementos podem facilmente se misturar para criar uma obra-prima.” — Jessica Bell
“Mesmo que ninguém na história do mundo tenha jamais alcançado perfeição em seu ofício, ainda acreditamos na mentira de que nós podemos alcançá-la.[...]
Aceite: a perfeição não é uma opção.
Aprender, trabalhar e se submeter às leis do seu ofício religiosamente é uma opção. E se você praticar isso, seu ofício pode, eventualmente, se tornar seu trabalho.” — Robert Bruce
“Não há nenhum traço humano tão obscuro que você não possa encontrar algum aspecto que permita seu ouvinte relacionar à sua experiência. Aprendi que toda a experiência humana se qualifica como matéria-prima para histórias; a decisão crucial é saber o que o ouvinte precisa ouvir e o que você está preparado para dizer.” — Diane Wyzga
“Você não dá significado às suas histórias através da lógica das palavras, mas sim com metáforas, comparações, consciência da sua intenção e tom e, acima de tudo, com as experiências que você faz seus personagens viverem.” — Diego Schutt


FONTE: Ficção em Tópicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...